/

Maioria dos portugueses quer Cabrita fora do Governo. Nem os eleitores socialistas o poupam

6

Mário Cruz / Lusa

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita

A maioria dos portugueses (65%) considera que o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, não tem condições para continuar no cargo, revela uma da Aximage para o Diário de Notícias, Jornal de Notícias e a TSF. 

A continuidade de Eduardo Cabrita no Executivo de António Costa começou a ser questionada depois da morte do cidadão ucraniano nas instalações do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

A maioria dos inquiridos nesta sondagem (97%) disse já ter ouvido falar sobre o caso, com apenas 3% a afirmar que não ouviu ou leu nada sobre o caso.

Entre os participantes que conheciam o tema, 65% – mais de seis em cada dez – disse considerar que Eduardo Cabrita não tem condições para continuar no cargo, sendo o governante apenas poupado por 24% dos inquiridos.

Os restantes 11% disseram não saber ou não responderam à questão.

De acordo com o mesmo barómetro, Eduardo Cabrita não colhe nem junto do eleitorado socialista: 52% dos eleitores do PS consideram que não tem condições para continuar.

Segundo apurou o Público, Cabrita está seguro no Governo, não estando prevista a sua saída a curto prazo nem na próxima remodelação do Executivo, prevista para 2022. De acordo com o jornal, há, no seio do Governo, a ideia de que o governante saiu fragilizado após a morte do cidadão ucraniano, mas a sua saída não estará a ser equacionada.

A mesma sondagem da Aximage apurou ainda que 42% dos portugueses estão dispostos a “pagar o preço” para salvar a TAP. Já 37% dos inquiridos preferiam ver a transportadora aérea portuguesa deixar de voar.

A pesquisa de opinião foi levada a cabo entre 19 e 22 de dezembro e recolheu 812 entrevistas entre maiores de 18 anos residentes em Portugal. À amostra corresponde um grau de confiança de 95% com uma margem de erro associado de 3,4%.

Sara Silva Alves, ZAP //

6 Comments

  1. o silencio ‘e truque da longevidade dos politicos … povo tem memoria curta, amanha tudo volta nornal…’e assim ou nao se lembras…
    Jogam com pequeno ciclo do esquecimento/sem memoria, tudo se repete…

  2. Ok, vocês não gostam deste gajo, e querem que ele saia de algum lado, mas têm de ter presente a ideia de que o governozeco que nos assiste estará sempre do lado da corrupção. Portanto, este comedor de erva nunca assumirá a responsabilidade por aquilo que fez relativamente à morte do ucraniano. É incrível como este Zé das Golas pode ser adorado por tanta gente…!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.