A maior pintura do mundo está a ser feita num salão de baile no Dubai

O artista britânico Sacha Jafri está a produzir a maior pintura do mundo num salão de baile de um hotel de luxo no Dubai. O objetivo é arrecadar 30 milhões de dólares para a caridade. 

De acordo com a CNN, a obra de arte, que estará concluída em setembro, terá 1.980 metros quadrados e será cortada em painéis separados para serem leiloados. Intitulado “The Journey of Humanity”, o trabalho tem o tamanho a quatro campos de basquetebol regulamentados pela NBA.

A obra está a ser pintada no hotel Atlantis The Palm, no Dubai, onde Jafri está a viver há mais de cinco meses – durante os quais os Emirados Árabes Unidos introduziram medidas de bloqueio na cidade para travar a propagação do covid-19. “Estava preso em Dubai e queria criar algo comovente, algo que significasse algo“, explicou Jafri. “Algo que pode potencialmente fazer uma grande diferença.”



Além da pincelada e pintura gota a gota do próprio estilo abstrato de Jafri – ao qual chama “realismo mágico” -, a pintura apresenta trabalhos enviados por crianças de todo o mundo. Centradas em temas de conexão, separação e isolamento durante a pandemia, as contribuições das crianças foram impressas em papel e incorporadas na pintura, onde se concentram em oito “portais” circulares sobre a tela.

“Pedi às crianças do mundo todo que enviassem as suas obras de arte – como se sentem agora, as suas emoções”, disse Jafri. “Nós, como adultos, estamos a achar isto difícil. Achamos os últimos cinco meses muito difíceis, muito confusos, muito frustrantes e bastante assustadores. Mas imagine como se sente uma criança de quatro anos”.

https://www.instagram.com/p/CDeNpmcHxnA/

A pintura deverá demorar 24 semanas a ser concluída e compreende quatro secções: a alma da Terra, a natureza, a humanidade e o Universo em geral.

Depois de concluída, a obra de arte será pendurada verticalmente no arranha-céus em forma de moldura de Dubai e projetada no edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa.

De seguida, a pintura será cortada em 60 peças separadas, cada um com aproximadamente 30 metros quadrados, que serão emolduradas e vendidas individualmente num leilão em dezembro no Dubai.

“O nosso objetivo é arrecadar 30 milhões de dólares, que irão ajudar as crianças mais pobres do mundo com educação, conectividade, saúde e saneamento”, disse Jafri. “Cada pessoa que comprar um painel terá uma peça da maior pintura já criada no mundo e um pedaço da história, porque o que fizermos com esse dinheiro é enorme”.

“Consigo ver grandes colecionadores de arte, grandes investidores, grandes filantropos a gastar até três ou quatro milhões de dólares por painel“, sugeriu.

O projeto faz parte da iniciativa Humanity Inspired em parceria com instituições de caridade como Unicef e Unesco para ajudar crianças carentes. O artista de 43 anos, que foi educado no colégio interno britânico de elite Eton ao lado do príncipe William, duque de Cambridge, disse que o projeto foi endossado por mais de 100 figuras de destaque, incluindo Eva Longoria e Rita Ora.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Homem budista a meditar

O tukdam - um estado mental "meio-morto" dos monges budistas - é o novo fascínio da ciência

Os monges budistas conseguem chegar a um estado de meditação tão profunda que não é detectada qualquer actividade cerebral. No Budismo no Tibete, há um conceito mítico conhecido como "thukdam" ou "tukdam". Acredita-se que este é …

Trofense 1-2 Benfica | Águias passam a rasar

O Benfica, da I Liga, venceu hoje o Trofense, da II Liga, por 2-1, no prolongamento, depois do 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol, e segue …

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …