A maior pintura do mundo está a ser feita num salão de baile no Dubai

O artista britânico Sacha Jafri está a produzir a maior pintura do mundo num salão de baile de um hotel de luxo no Dubai. O objetivo é arrecadar 30 milhões de dólares para a caridade. 

De acordo com a CNN, a obra de arte, que estará concluída em setembro, terá 1.980 metros quadrados e será cortada em painéis separados para serem leiloados. Intitulado “The Journey of Humanity”, o trabalho tem o tamanho a quatro campos de basquetebol regulamentados pela NBA.

A obra está a ser pintada no hotel Atlantis The Palm, no Dubai, onde Jafri está a viver há mais de cinco meses – durante os quais os Emirados Árabes Unidos introduziram medidas de bloqueio na cidade para travar a propagação do covid-19. “Estava preso em Dubai e queria criar algo comovente, algo que significasse algo“, explicou Jafri. “Algo que pode potencialmente fazer uma grande diferença.”



Além da pincelada e pintura gota a gota do próprio estilo abstrato de Jafri – ao qual chama “realismo mágico” -, a pintura apresenta trabalhos enviados por crianças de todo o mundo. Centradas em temas de conexão, separação e isolamento durante a pandemia, as contribuições das crianças foram impressas em papel e incorporadas na pintura, onde se concentram em oito “portais” circulares sobre a tela.

“Pedi às crianças do mundo todo que enviassem as suas obras de arte – como se sentem agora, as suas emoções”, disse Jafri. “Nós, como adultos, estamos a achar isto difícil. Achamos os últimos cinco meses muito difíceis, muito confusos, muito frustrantes e bastante assustadores. Mas imagine como se sente uma criança de quatro anos”.

https://www.instagram.com/p/CDeNpmcHxnA/

A pintura deverá demorar 24 semanas a ser concluída e compreende quatro secções: a alma da Terra, a natureza, a humanidade e o Universo em geral.

Depois de concluída, a obra de arte será pendurada verticalmente no arranha-céus em forma de moldura de Dubai e projetada no edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa.

De seguida, a pintura será cortada em 60 peças separadas, cada um com aproximadamente 30 metros quadrados, que serão emolduradas e vendidas individualmente num leilão em dezembro no Dubai.

“O nosso objetivo é arrecadar 30 milhões de dólares, que irão ajudar as crianças mais pobres do mundo com educação, conectividade, saúde e saneamento”, disse Jafri. “Cada pessoa que comprar um painel terá uma peça da maior pintura já criada no mundo e um pedaço da história, porque o que fizermos com esse dinheiro é enorme”.

“Consigo ver grandes colecionadores de arte, grandes investidores, grandes filantropos a gastar até três ou quatro milhões de dólares por painel“, sugeriu.

O projeto faz parte da iniciativa Humanity Inspired em parceria com instituições de caridade como Unicef e Unesco para ajudar crianças carentes. O artista de 43 anos, que foi educado no colégio interno britânico de elite Eton ao lado do príncipe William, duque de Cambridge, disse que o projeto foi endossado por mais de 100 figuras de destaque, incluindo Eva Longoria e Rita Ora.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Nuno Santos garante que investimento público em redes de nova geração vai avançar

Pedro Nuno Santos garantiu, na quinta-feira, que o “investimento público” em redes de comunicações eletrónicas “vai avançar”, de forma a levar conectividade às regiões do país onde as redes das operadoras privadas não chegam. O ministro …

PPP hospitalares geraram poupanças para o Estado

O Tribunal de Contas publicou um relatório em que sustenta não ter dúvidas sobre as vantagens que as parcerias público-privadas (PPP) na saúde trouxeram ao Estado, ao longo da última década. Os hospitais em parceria público-privada …

Banco de Fomento está a integrar trabalhadores do antigo BPN

O Banco Português de Fomento está a recrutar colaboradores do antigo BPN para desempenhar funções técnicas, numa altura em que a Parvalorem, onde estão integrados, solicitou ao Executivo o estatuto de empresa em reestruturação. Segundo apurou …

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …