//

A maior pintura do mundo está a ser feita num salão de baile no Dubai

O artista britânico Sacha Jafri está a produzir a maior pintura do mundo num salão de baile de um hotel de luxo no Dubai. O objetivo é arrecadar 30 milhões de dólares para a caridade. 

De acordo com a CNN, a obra de arte, que estará concluída em setembro, terá 1.980 metros quadrados e será cortada em painéis separados para serem leiloados. Intitulado “The Journey of Humanity”, o trabalho tem o tamanho a quatro campos de basquetebol regulamentados pela NBA.

A obra está a ser pintada no hotel Atlantis The Palm, no Dubai, onde Jafri está a viver há mais de cinco meses – durante os quais os Emirados Árabes Unidos introduziram medidas de bloqueio na cidade para travar a propagação do covid-19. “Estava preso em Dubai e queria criar algo comovente, algo que significasse algo“, explicou Jafri. “Algo que pode potencialmente fazer uma grande diferença.”

Além da pincelada e pintura gota a gota do próprio estilo abstrato de Jafri – ao qual chama “realismo mágico” -, a pintura apresenta trabalhos enviados por crianças de todo o mundo. Centradas em temas de conexão, separação e isolamento durante a pandemia, as contribuições das crianças foram impressas em papel e incorporadas na pintura, onde se concentram em oito “portais” circulares sobre a tela.

“Pedi às crianças do mundo todo que enviassem as suas obras de arte – como se sentem agora, as suas emoções”, disse Jafri. “Nós, como adultos, estamos a achar isto difícil. Achamos os últimos cinco meses muito difíceis, muito confusos, muito frustrantes e bastante assustadores. Mas imagine como se sente uma criança de quatro anos”.

https://www.instagram.com/p/CDeNpmcHxnA/

A pintura deverá demorar 24 semanas a ser concluída e compreende quatro secções: a alma da Terra, a natureza, a humanidade e o Universo em geral.

Depois de concluída, a obra de arte será pendurada verticalmente no arranha-céus em forma de moldura de Dubai e projetada no edifício mais alto do mundo, o Burj Khalifa.

De seguida, a pintura será cortada em 60 peças separadas, cada um com aproximadamente 30 metros quadrados, que serão emolduradas e vendidas individualmente num leilão em dezembro no Dubai.

“O nosso objetivo é arrecadar 30 milhões de dólares, que irão ajudar as crianças mais pobres do mundo com educação, conectividade, saúde e saneamento”, disse Jafri. “Cada pessoa que comprar um painel terá uma peça da maior pintura já criada no mundo e um pedaço da história, porque o que fizermos com esse dinheiro é enorme”.

“Consigo ver grandes colecionadores de arte, grandes investidores, grandes filantropos a gastar até três ou quatro milhões de dólares por painel“, sugeriu.

O projeto faz parte da iniciativa Humanity Inspired em parceria com instituições de caridade como Unicef e Unesco para ajudar crianças carentes. O artista de 43 anos, que foi educado no colégio interno britânico de elite Eton ao lado do príncipe William, duque de Cambridge, disse que o projeto foi endossado por mais de 100 figuras de destaque, incluindo Eva Longoria e Rita Ora.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.