/

“Mais de uma dezena” de detidos na maior operação de sempre na Bélgica

A vasta operação policial contra o crime organizado e o tráfico de droga esta manhã na Bélgica, que mobilizou mais de 1.500 agentes apoiados por unidades especiais por todo o país, terminou com “mais de uma dezena de detidos”.

A operação envolveu 1200 agentes, que levaram a cabo perto de 200 operações de busca, tendo como ponto de partida a resolução do enigma de “milhões de mensagens” de telemóveis, trocadas em código, entre grupos ligados ao crime organizado, refere a RTBF.

A ação que começou às 05h00 (04h00 em Lisboa), e foram apreendidas centenas de milhares de euros, afirmou uma fonte judicial à AFP, acrescentando que a operação visou “uma organização criminosa tentacular”.

Segundo a Polícia Federal, 20 das 200 buscas foram efetuadas com unidades especiais, contra o crime organizado, durante uma intervenção coordenada ao mais alto nível policial e judicial. Os detidos serão presentes ainda esta terça-feira a um juiz de instrução, que determinará as medidas de coação que lhe serão aplicadas.

De acordo com a televisão belga (RTBF), a operação resultou de uma intensa cooperação internacional e incidiu sobretudo na região de Antuérpia, onde o porto é visto como um centro para o tráfico de drogas, embora as buscas se tenham estendido também a Bruxelas, Limburgo e Valónia.

O canal avançou que a operação resulta de dois anos e meio de investigações da Polícia Judiciária Federal, do Ministério Público Federal e do Ministério Público de Antuérpia, sob a direção de um juiz de instrução de Antuérpia.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.