“O maior erro político de Costa?” André Silva não sabe (e evita críticas ao Governo)

Manuel Farinha / Lusa

O líder do Partido das Pessoas, dos Animais e da Natureza, André Silva

André Silva, o único deputado do PAN na Assembleia da República, está certo do que quer para estas eleições legislativas, mas não sabe (ou não quer) apontar qual foi “o maior erro político de Costa”, deixando até elogios ao Governo socialista.

A expectativa do PAN para estas eleições legislativas passa por aumentar o número de deputados no Parlamento, numa expectativa de poder vir a ser o “fiel da balança” numa eventual solução governativa pós-geringonça.

Numa entrevista ao Expresso, André Silva continua a deixar claro que “o PAN estará disponível para conversar e para se sentar à mesa” com o PS, depois das eleições legislativas, caso os socialistas não consigam a maioria absoluta.

“Um partido sem 116 deputados que queira governar sozinho terá um caminho muito mais pedregoso e com mais instabilidade, numa altura em que se adivinham períodos de abrandamento económico”, avisa André Silva, colocando o PAN como eventual parceiro de um possível futuro Governo socialista.

Mas o PAN só admite fazê-lo “mediante condições”. “Não é possível apoiar um Governo em troca de meia dúzia de medidas simbólicas”, diz. “Sem uma mudança de estratégia na área do Ambiente, não haverá condições para que o PAN possa fazer um plano de convergência com o partido que diz pretender a neutralidade carbónica”, acrescenta.

Um discurso sem hesitações que só titubeia na hora de apontar “o maior erro político de Costa”. “Não sei, vou pensar numa resposta”, é o que diz André Silva ao Expresso. Apesar da insistência do jornalista, o deputado do PAN frisa que não lhe vem “nenhum momento em particular à cabeça”. “Não queria atirar um só por atirar”, nota ainda.

Na entrevista, André Silva também evita críticas ao PS e até reconhece “a importância deste Governo na reposição de rendimentos e do virar de página” no pós-troika.

Definindo Mário Centeno, o ministro das Finanças, como “competente”, o deputado do PAN fala de Catarina Martins como “combativa”, “astuta” e “lutadora” e diz que Jerónimo de Sousa é “sereno, maduro, coerente, honesto”.

Quanto a Rui Rio é “honesto” e “teimoso”, constata, elogiando Marcelo Rebelo de Sousa por estar “a exercer o cargo de forma construtiva” e por ser “um pilar fundamental na estabilidade governativa”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook promete investir 90 milhões para apoiar o jornalismo

A rede social Facebook prometeu esta segunda-feira investir 100 milhões de dólares (90 milhões de euros) na indústria do jornalismo. “O setor das notícias está a trabalhar sob condições extraordinárias para manter as pessoas informadas durante …

Covid-19 já faz estragos na indústria espacial. Concorrente da Space X declara falência

A empresa de satélites OneWeb, que tinha como objetivo ligar os lugares mais remotos do mundo à Internet, declarou esta sexta-feira falência depois de ter perdido um importante investidor por causa da pandemia de covid-19. …

CR7, Bernardo, Mourinho, Lage e mais 22 personalidades do futebol doaram 150 mil máscaras ao Hospital de Santo António

O agente Jorge Mendes juntou 26 personalidade do futebol, que vão desde jogadores, treinador e amigos, com o objetivo de dotar unidades hospitalares com materiais para combater a Covid-19. A iniciativa, que contou com a …

Italiana de 102 anos recuperou da covid-19. "Chamamos-lhe imortal"

Uma italiana, de 102 anos, recuperou da covid-19, depois de ter passado mais de 20 dias no hospital. Os médicos que a acompanharam vão agora estudar o seu caso. "Chamamos-lhe Highlander, a imortal", contou à CNN …

China já lucra com a Covid-19 (mas se a economia não engrenar depressa, pode nascer uma tempestade)

A China já está em fase de recuperação da Covid-19 e a economia do país dá sinais de vida, embora ainda longe dos patamares pré-pandemia. E o facto de o contágio continuar a alastrar por …

Cientistas de todo o mundo trabalham em 20 vacinas e 30 potenciais medicamentos

Cientistas em todo o mundo estão a trabalhar num total de 20 vacinas e 30 possíveis medicamentos contra o Covid-19, alguns dos quais já estão na última fase de testes antes da aprovação definitiva. De acordo …

Há uma vila na Lombardia sem infetados por Covid-19

Em Ferrera Erbognone, uma vila da Lombardia com mil habitantes e uma média de idades de 60 anos, ainda não se registaram casos de Covid-19, embora esteja no epicentro do surto em Itália. De acordo com …

Rei da Tailândia isola-se em hotel de luxo na Alemanha com 20 mulheres e vários servos

O rei da Tailândia, Maha Vajiralongkorn, decidiu isolar-se num hotel de luxo na cidade de Garmisch-Partenkirchen, na Alemanha, com a sua comitiva, que inclui um "harém" de 20 mulheres e vários servos. De acordo com o …

Rendas podem ser suspensas durante estado de emergência e mês seguinte

Empresas e famílias vão poder suspender o pagamento da renda nos meses em que vigore o estado de emergência e mês subsequente, de acordo com a proposta que cria um regime excecional de proteção aos …

Mais 11 pessoas detidas por desobediência. Número total sobe para 81

A PSP e a GNR detiveram até esta segunda-feira 81 pessoas pelo crime de desobediência no âmbito do estado de emergência iniciado dia 22 e decretado devido à pandemia de covid-19, anunciou o Ministério da …