Revelados novos e-mails do Benfica dois dias após detenção do hacker Rui Pinto

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

A página “Mercado do Benfica” publicou novos e-mails relacionados com o clube das águias. Desta feita, a mensagem é do diretor financeiro da SAD do Benfica, Miguel Moreira.

Dois dias após a detenção do hacker Rui Pinto, continua a tradição de o Mercado do Benfica publicar novos e-mails às 18h00 de cada dia 18. Os documentos foram carregados na Internet no dia 8 de janeiro.

Rui Pinto, detido na quarta-feira, confessou ter ligações ao Football Leaks. A Polícia Judiciária está a agora a investigar o hacker por suspeitas de ter roubado informações confidenciais ao Benfica.

O blog costumava partilhar novos e-mails às 18h00 de cada dia 18. E o mês de janeiro não foi exceção. Às 18h00 de sexta-feira, um novo e-mail foi revelado na página.

Rui Pinto ficou em prisão domiciliária. Mas visto que o alegado hacker foi detido esta quarta-feira na Hungria e as publicações continuaram, surge a dúvida sobre se Rui Pinto é mesmo o homem por detrás do “Mercado de Benfica” ou se existem outros hackers envolvidos nas fugas de informação.

De acordo com o Jornal de Notícias, os documentos vindos a público esta sexta-feira já tinham sido carregados na página a 8 de janeiro, dez dias antes de serem revelados na página. É, por isso, possível que Rui Pinto tenha agendado a publicação.

De acordo com as declarações dos advogados de Rui Pinto, “existe uma cooperação ativa entre Rui Pinto e o Parquet National Financier”, o departamento do Ministério Público francês que investiga crimes financeiros.

Os advogados também avançaram que vão pedir o estatuto de delator — como o caso de Edward Snowden, por exemplo — porque “o senhor Rui Pedro Gonçalves Pinto tornou-se num importante denunciante europeu no âmbito dos chamados Football Leaks, relembrando-se que muitas revelações feitas ao abrigo destas partilhas de informação estiveram na origem da publicação, durante vários anos, de notícias que deram lugar à abertura de muitas investigações em França e noutros países europeus”.

Rui Pinto foi detido na Hungria. O alegado pirata informático terá roubado e divulgado correspondência eletrónica do Benfica. Em causa estão crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo.

A identidade do hacker foi adiantada em setembro pela Sábado. Segundo a revista, Rui Pinto tem 30 anos, operava a partir de Budapeste, e é um génio da informática que ainda muito jovem foi apanhado pela primeira vez, depois de desviar 270 mil euros de um banco.

O jovem hacker português é suspeito não apenas do furto dos emails do Benfica, mas também de um conjunto de processos que agrupa as queixas da Doyan, em 2015, as queixas do Sporting e, mais tarde, as queixas do Benfica.

Segundo revelou em 2016 o blogue Football Leaks Revealed, Rui Pinto será também o autor do Football Leaks, blogue que divulgou documentos confidenciais sobre as transferências de vários jogadores do Benfica, FC Porto e Sporting. Em declarações ao CM, o hacker português negou a acusação, dizendo-se vítima de difamação.

Rui Pinto terá histórico como hacker, terá sido igualmente em 2013 autor de um ataque informático ao Banco Caledónia, das Ilhas Caimão, no qual terá transferido 300 mil dólares para o Deutsche Bank.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Que o hacker Rui Pinto ultrapassou os limites, ninguém tem dúvida.
    Mas parece a toda a gente, que manter o foco no hacker, é uma forma de fazer passar em branco aquilo que ele colocou a nu, as actividades mafiosas de um clube. Crimes várias vezes mais graves do que a bisbilhotice do hacker.

      • Oh “ papa do Norte”
        Tem instalado na garganta essa do apito dourado!!!
        Não sabem dizer mais nada?
        Esse apito dourado já foi julgado e as escutas foram analisadas em tribunal.
        NÃO DEU EM NADA!!!!
        Estudem outra coisa para desculpa e disfarce das vossas vigarices
        Se tiverem imaginação!

  2. Expliqueim-me para ver se entendo.
    O criminoso é o que pratica as sugeridas e aldrabíces para viver bem projudicando outros, ou quem denúncia as sugeridas e aldrabíces?

      • As escutas dizem ainda hoje como era o reinado vigarista do pintinho, o tal que fugiu para Espanha, numa demonstração inequívoca da sua conduta de quase uma década. Valia tudo: viagens ao estrangeiro, relógios de ouro e frutas para árbitros (e etc., etc.) e sua promoção e desclassificação descaradas de acordo com os seus favores ou desfavores.

  3. Os fins não podem justificar os meios, em circunstância alguma!
    É aos tribunais que compete julgar e não a um qualquer (hacker ou não)!

  4. O tiro vai sair pela culatra aos cartilheiros e aos que fazem truques sujos fora do campo,o Benfica tem que correr com o resto da pandilha não é só o Gonçalves.

  5. Gostava que me dessem exemplo de e- Mail comprometedor para o Benfica, é que não consigo ver em que jogo o clube tenha tido vantagem.

RESPONDER

"Checkmate". Rússia apresenta o seu novo jacto de combate revolucionário

O novo jacto é a aposta do governo russo para as exportações e pode vir a ditar o fim da supremacia (aérea e no mercado) do F-35 norte-americano. A Rússia apresentou o protótipo do novo jacto …

"É demasiado tarde". As palavras dos médicos aos doentes com covid-19 que recusaram a vacina

Estados Unidos da América contam com 48.49% da população totalmente vacinada, apesar de o processo ter estagnado nas últimas semanas. Os números de novas infeções crescem, assim como as mortes face ao crescimento galopante da …

"Pingdemic". Há uma nova "pandemia" a causar escassez de comida e combustível no Reino Unido

As medidas de distanciamento social no Reino Unido caíram e, como consequência, centenas de milhares de pessoas estão a ser notificadas para cumprir isolamento. A partir desta segunda-feira o uso de máscara e outras medidas de …

O lago mais improvável de Roma é um refúgio urbano (que impulsiona o ativismo ambiental)

O lago mais improvável de Roma, que nem sequer devia existir, motivou uma luta pela proteção ambiental do local. No anos 90, num local de construção a apenas alguns quilómetros a leste do Coliseu de Roma, …

Afeganistão. EUA lançam ataques aéreos enquanto Talibãs exigem a renúncia do Presidente

Os Estados Unidos (EUA) entraram num confronto pela cidade de Kandahar, realizando ataques aéreos em apoio às forças afegãs, enquanto os Talibãs apelam ao Presidente Ashraf Ghani para renunciar. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, avançou …

A primeira casa impressa em 3D no Canadá é inspirada na sequência de Fibonacci

Depois de ter inspirado inúmeros edifícios, a sequência de Fibonacci serviu de musa à empresa de impressão em 3D Twente Additive Manufacturing (TAM), que criou a primeira casa impressa em 3D do Canadá. A Fibonacci House é …

Marcha do Orgulho de Budapeste será um protesto contra as leis anti-LGBTQI, diz organização

A marcha do Orgulho em Budapeste, que ocorrerá no sábado, será "uma celebração, mas também um protesto", disseram os organizadores, enquanto a comunidade LGBTQI húngara se prepara para desafiar a escalada da campanha anti-homossexual do …

PSD propõe máximo de 215 deputados e divisão de grandes círculos eleitorais

O PSD apresentou, esta sexta-feira, a sua proposta para a reforma do sistema eleitoral, que fixa um máximo de 215 deputados, menos 15 do que o total atualmente em vigor. A proposta do PSD para a …

Variante Lambda: o que saber sobre a nova mutação que preocupa as autoridades

Está a ter um foco mais circunscrito à América Latina, mas já houve dois casos desta mutação em Portugal. A OMS está atenta e de momento classifica a Lambda como uma variante de interesse. Foi inicialmente …

PSD força audição de Eduardo Cabrita sobre inquérito da IGAI

O PSD recorreu à figura da audição potestativa a que os partidos têm direito a usar regimentalmente para ouvir membros do Governo e entidades públicas.  O PSD requereu esta sexta-feira a audição parlamentar obrigatória do ministro …