Revelados novos e-mails do Benfica dois dias após detenção do hacker Rui Pinto

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

A página “Mercado do Benfica” publicou novos e-mails relacionados com o clube das águias. Desta feita, a mensagem é do diretor financeiro da SAD do Benfica, Miguel Moreira.

Dois dias após a detenção do hacker Rui Pinto, continua a tradição de o Mercado do Benfica publicar novos e-mails às 18h00 de cada dia 18. Os documentos foram carregados na Internet no dia 8 de janeiro.

Rui Pinto, detido na quarta-feira, confessou ter ligações ao Football Leaks. A Polícia Judiciária está a agora a investigar o hacker por suspeitas de ter roubado informações confidenciais ao Benfica.

O blog costumava partilhar novos e-mails às 18h00 de cada dia 18. E o mês de janeiro não foi exceção. Às 18h00 de sexta-feira, um novo e-mail foi revelado na página.

Rui Pinto ficou em prisão domiciliária. Mas visto que o alegado hacker foi detido esta quarta-feira na Hungria e as publicações continuaram, surge a dúvida sobre se Rui Pinto é mesmo o homem por detrás do “Mercado de Benfica” ou se existem outros hackers envolvidos nas fugas de informação.

De acordo com o Jornal de Notícias, os documentos vindos a público esta sexta-feira já tinham sido carregados na página a 8 de janeiro, dez dias antes de serem revelados na página. É, por isso, possível que Rui Pinto tenha agendado a publicação.

De acordo com as declarações dos advogados de Rui Pinto, “existe uma cooperação ativa entre Rui Pinto e o Parquet National Financier”, o departamento do Ministério Público francês que investiga crimes financeiros.

Os advogados também avançaram que vão pedir o estatuto de delator — como o caso de Edward Snowden, por exemplo — porque “o senhor Rui Pedro Gonçalves Pinto tornou-se num importante denunciante europeu no âmbito dos chamados Football Leaks, relembrando-se que muitas revelações feitas ao abrigo destas partilhas de informação estiveram na origem da publicação, durante vários anos, de notícias que deram lugar à abertura de muitas investigações em França e noutros países europeus”.

Rui Pinto foi detido na Hungria. O alegado pirata informático terá roubado e divulgado correspondência eletrónica do Benfica. Em causa estão crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo.

A identidade do hacker foi adiantada em setembro pela Sábado. Segundo a revista, Rui Pinto tem 30 anos, operava a partir de Budapeste, e é um génio da informática que ainda muito jovem foi apanhado pela primeira vez, depois de desviar 270 mil euros de um banco.

O jovem hacker português é suspeito não apenas do furto dos emails do Benfica, mas também de um conjunto de processos que agrupa as queixas da Doyan, em 2015, as queixas do Sporting e, mais tarde, as queixas do Benfica.

Segundo revelou em 2016 o blogue Football Leaks Revealed, Rui Pinto será também o autor do Football Leaks, blogue que divulgou documentos confidenciais sobre as transferências de vários jogadores do Benfica, FC Porto e Sporting. Em declarações ao CM, o hacker português negou a acusação, dizendo-se vítima de difamação.

Rui Pinto terá histórico como hacker, terá sido igualmente em 2013 autor de um ataque informático ao Banco Caledónia, das Ilhas Caimão, no qual terá transferido 300 mil dólares para o Deutsche Bank.

ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Que o hacker Rui Pinto ultrapassou os limites, ninguém tem dúvida.
    Mas parece a toda a gente, que manter o foco no hacker, é uma forma de fazer passar em branco aquilo que ele colocou a nu, as actividades mafiosas de um clube. Crimes várias vezes mais graves do que a bisbilhotice do hacker.

      • Oh “ papa do Norte”
        Tem instalado na garganta essa do apito dourado!!!
        Não sabem dizer mais nada?
        Esse apito dourado já foi julgado e as escutas foram analisadas em tribunal.
        NÃO DEU EM NADA!!!!
        Estudem outra coisa para desculpa e disfarce das vossas vigarices
        Se tiverem imaginação!

  2. Expliqueim-me para ver se entendo.
    O criminoso é o que pratica as sugeridas e aldrabíces para viver bem projudicando outros, ou quem denúncia as sugeridas e aldrabíces?

      • As escutas dizem ainda hoje como era o reinado vigarista do pintinho, o tal que fugiu para Espanha, numa demonstração inequívoca da sua conduta de quase uma década. Valia tudo: viagens ao estrangeiro, relógios de ouro e frutas para árbitros (e etc., etc.) e sua promoção e desclassificação descaradas de acordo com os seus favores ou desfavores.

  3. Os fins não podem justificar os meios, em circunstância alguma!
    É aos tribunais que compete julgar e não a um qualquer (hacker ou não)!

  4. O tiro vai sair pela culatra aos cartilheiros e aos que fazem truques sujos fora do campo,o Benfica tem que correr com o resto da pandilha não é só o Gonçalves.

  5. Gostava que me dessem exemplo de e- Mail comprometedor para o Benfica, é que não consigo ver em que jogo o clube tenha tido vantagem.

RESPONDER

Malta Files permitiu ao Fisco recuperar milhões. Rui Pinto diz que foi um dos denunciantes

O pirata informático assumiu, esta quinta-feira, ter sido um dos denunciantes dos Malta Files, que permitiu ao Fisco identificar cidadãos e empresas portugueses que se aproveitaram do regime fiscal maltês para pagar menos impostos. "De acordo …

Há 5 anos que aparecem maços de notas nas ruas de uma aldeia inglesa (e ninguém sabe porquê)

Os residentes de uma aldeia inglesa andam a descobrir maços de notas nas ruas desde 2014. Um mistério que, até agora, ninguém conseguiu explicar. Mas há várias teorias e uma envolve o Pai Natal! O dinheiro …

Em 2018, só nove crianças foram colocadas em famílias de acolhimento

Apenas nove crianças tiveram uma medida de proteção em regime de acolhimento familiar em 2018, sendo que quase todas as crianças sinalizadas pelas comissões de menores ficaram na família, a maioria junto dos pais. De acordo …

Militar da GNR diz que droga apreendida na "casinha" era da Juve Leo

Decorreu, esta quinta-feira, a terceira sessão do julgamento da invasão à academia do Sporting, que decorre no tribunal de Monsanto, em Lisboa. O militar da GNR João Oliveira admitiu hoje, em tribunal, que a posse da …

Continental vai acabar com 5500 empregos em todo o mundo até 2028

A alemã Continental vai suprimir 5.500 empregos no mundo até 2028, num contexto de abrandamento conjuntural e de queda da procura por motores a combustão, anunciou esta quarta-feira o fornecedor automóvel germânico. Com o objetivo de …

Tailândia. Exploração sexual de mulheres e crianças denunciados no primeiro discurso do Papa

O Papa Francisco denunciou esta quinta-feira que "mulheres e crianças estão particularmente vulneráveis, violentados e expostos a toda a forma de exploração, escravatura, violência e abuso", na primeira intervenção proferida na Tailândia, um dos destinos …

Forças de segurança ameaçam com nova manifestação a 21 de janeiro

As associações de profissionais da PSP e da GNR que se concentraram junto ao Parlamento, esta quinta-feira, anunciaram um novo protesto para 21 de janeiro, caso o Governo não atenda às suas reivindicações. O anúncio foi feito …

Mortes por cancro do pâncreas duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos

As mortes por cancro do pâncreas mais do que duplicaram em Portugal nos últimos 25 anos, correspondendo a um aumento médio anual de 3%, revela um estudo esta quinta-feira divulgado pela Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia …

Bebé que foi encontrado no lixo já teve alta hospitalar

O bebé que foi encontrado num ecoponto, perto de Santa Apolónia, em Lisboa, já recebeu alta hospitalar e será agora entregue a uma família de acolhimento. O recém-nascido que foi encontrado num ecoponto, em Lisboa, recebeu …

Procurador-geral de Israel acusa Netanyahu em três casos de corrupção

O primeiro-ministro israelita em funções foi acusado, esta quinta-feira, de fraude, suborno e abuso de confiança em três casos de corrupção. O procurador-geral de Israel, Avichaï Mandelblit, acusou hoje o primeiro-ministro em funções, Benjamin Netanyahu, de …