Revelados novos e-mails do Benfica dois dias após detenção do hacker Rui Pinto

(dr)

O hacker Rui Pinto, alegado autor do blogue Football Leaks e do roubo dos emails do Benfica

A página “Mercado do Benfica” publicou novos e-mails relacionados com o clube das águias. Desta feita, a mensagem é do diretor financeiro da SAD do Benfica, Miguel Moreira.

Dois dias após a detenção do hacker Rui Pinto, continua a tradição de o Mercado do Benfica publicar novos e-mails às 18h00 de cada dia 18. Os documentos foram carregados na Internet no dia 8 de janeiro.

Rui Pinto, detido na quarta-feira, confessou ter ligações ao Football Leaks. A Polícia Judiciária está a agora a investigar o hacker por suspeitas de ter roubado informações confidenciais ao Benfica.



O blog costumava partilhar novos e-mails às 18h00 de cada dia 18. E o mês de janeiro não foi exceção. Às 18h00 de sexta-feira, um novo e-mail foi revelado na página.

Rui Pinto ficou em prisão domiciliária. Mas visto que o alegado hacker foi detido esta quarta-feira na Hungria e as publicações continuaram, surge a dúvida sobre se Rui Pinto é mesmo o homem por detrás do “Mercado de Benfica” ou se existem outros hackers envolvidos nas fugas de informação.

De acordo com o Jornal de Notícias, os documentos vindos a público esta sexta-feira já tinham sido carregados na página a 8 de janeiro, dez dias antes de serem revelados na página. É, por isso, possível que Rui Pinto tenha agendado a publicação.

De acordo com as declarações dos advogados de Rui Pinto, “existe uma cooperação ativa entre Rui Pinto e o Parquet National Financier”, o departamento do Ministério Público francês que investiga crimes financeiros.

Os advogados também avançaram que vão pedir o estatuto de delator — como o caso de Edward Snowden, por exemplo — porque “o senhor Rui Pedro Gonçalves Pinto tornou-se num importante denunciante europeu no âmbito dos chamados Football Leaks, relembrando-se que muitas revelações feitas ao abrigo destas partilhas de informação estiveram na origem da publicação, durante vários anos, de notícias que deram lugar à abertura de muitas investigações em França e noutros países europeus”.

Rui Pinto foi detido na Hungria. O alegado pirata informático terá roubado e divulgado correspondência eletrónica do Benfica. Em causa estão crimes de extorsão qualificada na forma tentada, acesso ilegítimo, ofensa a pessoa coletiva e violação de segredo.

A identidade do hacker foi adiantada em setembro pela Sábado. Segundo a revista, Rui Pinto tem 30 anos, operava a partir de Budapeste, e é um génio da informática que ainda muito jovem foi apanhado pela primeira vez, depois de desviar 270 mil euros de um banco.

O jovem hacker português é suspeito não apenas do furto dos emails do Benfica, mas também de um conjunto de processos que agrupa as queixas da Doyan, em 2015, as queixas do Sporting e, mais tarde, as queixas do Benfica.

Segundo revelou em 2016 o blogue Football Leaks Revealed, Rui Pinto será também o autor do Football Leaks, blogue que divulgou documentos confidenciais sobre as transferências de vários jogadores do Benfica, FC Porto e Sporting. Em declarações ao CM, o hacker português negou a acusação, dizendo-se vítima de difamação.

Rui Pinto terá histórico como hacker, terá sido igualmente em 2013 autor de um ataque informático ao Banco Caledónia, das Ilhas Caimão, no qual terá transferido 300 mil dólares para o Deutsche Bank.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

18 COMENTÁRIOS

  1. Que o hacker Rui Pinto ultrapassou os limites, ninguém tem dúvida.
    Mas parece a toda a gente, que manter o foco no hacker, é uma forma de fazer passar em branco aquilo que ele colocou a nu, as actividades mafiosas de um clube. Crimes várias vezes mais graves do que a bisbilhotice do hacker.

      • Oh “ papa do Norte”
        Tem instalado na garganta essa do apito dourado!!!
        Não sabem dizer mais nada?
        Esse apito dourado já foi julgado e as escutas foram analisadas em tribunal.
        NÃO DEU EM NADA!!!!
        Estudem outra coisa para desculpa e disfarce das vossas vigarices
        Se tiverem imaginação!

  2. Expliqueim-me para ver se entendo.
    O criminoso é o que pratica as sugeridas e aldrabíces para viver bem projudicando outros, ou quem denúncia as sugeridas e aldrabíces?

      • As escutas dizem ainda hoje como era o reinado vigarista do pintinho, o tal que fugiu para Espanha, numa demonstração inequívoca da sua conduta de quase uma década. Valia tudo: viagens ao estrangeiro, relógios de ouro e frutas para árbitros (e etc., etc.) e sua promoção e desclassificação descaradas de acordo com os seus favores ou desfavores.

  3. Os fins não podem justificar os meios, em circunstância alguma!
    É aos tribunais que compete julgar e não a um qualquer (hacker ou não)!

  4. O tiro vai sair pela culatra aos cartilheiros e aos que fazem truques sujos fora do campo,o Benfica tem que correr com o resto da pandilha não é só o Gonçalves.

  5. Gostava que me dessem exemplo de e- Mail comprometedor para o Benfica, é que não consigo ver em que jogo o clube tenha tido vantagem.

RESPONDER

"Ameaça emergente". Produção de armas em casa com impressoras 3D deixa polícia em alerta

O alerta surgiu da Europol. Na Europa, estão a ser fabricadas pistolas semiautomáticas em impressoras e teme-se que o fenómeno chegue a Portugal. Os programas podem ser descarregados em plataformas na internet. Segundo avança o Jornal …

Jerónimo acusa Governo de "falta de vontade" para responder à crise

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, defendeu que o Governo "tem meios" e só não responde aos problemas concretos causados pela crise sanitária, por lhe "faltar a vontade", dando como exemplo a questão das …

Marcelo Rebelo de Sousa inicia visita oficial à Guiné-Bissau, 32 anos depois de Mário Soares

Marcelo Rebelo de Sousa inicia esta segunda-feira à tarde a sua primeira visita oficial à Guiné-Bissau enquanto Presidente da República, com um programa intenso, que inclui encontros institucionais, com a comunidade portuguesa e uma homenagem …

Rui Pinto gera discórdia no inquérito ao Novo Banco. PSD levanta dúvidas sobre presença do hacker

No centro da discórdia está Rui Pinto, já que os partidos não conseguem chegar a um consenso sobre a convocatória do hacker para a comissão de inquérito ao Novo Banco. A sua presença será discutida …

Pesca da sardinha reabre hoje após quase sete meses

A pesca da sardinha reabre hoje, após quase sete meses de interdição, com um limite de 10.000 toneladas que deverá ser revisto em junho. No entanto, num diploma publicado em Diário da República no dia 6 …

Cortes do Estado em contratos levaram ao encerramento de 20 colégios

Desde que o Estado começou a cortar nos contratos com os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo já 20 colégios fecharam portas. Em 2016, o Estado começou a implementar cortes graduais nos contratos de associação com …

Portugal vai ser o país europeu com menor percentagem de população ativa

De acordo com as novas projeções, em 2050, Portugal terá 1,6 pessoas em idade ativa por cada idoso, sendo que atualmente conta com 2,9. As projeções do Eurostat, divulgadas pelo Jornal de Notícias, indicam que em …

"Sentimento anti-Modi." Pandemia deixa primeiro-ministro indiano debaixo de fogo

A segunda vaga de covid-19 na Índia tem alfinetado Narendra Modi. Restam saber quais serão as consequências políticas para o primeiro-ministro indiano. Narendra Modi chegou ao poder em 2014, cheio de promessas de crescimento e prosperidade …

"Um dia feliz". Britânicos voltam em força (e até o calor se antecipou)

Turistas de quase toda a Europa podem, a partir desta segunda-feira, entrar em Portugal, no regresso do turismo internacional. É "um dia feliz" para o turismo nacional, sobretudo devido ao regresso dos britânicos que trazem …

FC Porto avança por Beto e já há valores em cima da mesa

O negócio entre o FC Porto e o Portimonense pelo avançado Beto já estará numa fase bastante avançada. Apesar de os três grandes terem demonstrado grande interesse em Beto, segundo avança o jornal O Jogo, são …