Maia, Matosinhos e Faro também querem taxas de aterragem no aeroporto

Manuel de Sousa / Wikimedia

Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto

A decisão da ANA – Aeroportos de Portugal de pagar a chamada taxa turística de quatro milhões de euros à Câmara Municipal de Lisboa está a revoltar os autarcas da Maia, de Vila do Conde e de Matosinhos, cidades abrangidas pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que esperam tratamento igual.

Os presidentes das Câmaras da Maia, de Vila do Conde e de Matosinhos ameaçam mesmo criar uma taxa de aterragem e de descolagem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A infraestrutura situa-se maioritariamente no concelho da Maia, abrangendo também Vila do Conde e Matosinhos.

“Maia, Matosinhos e Vila do Conde vão accionar, futuramente, uma taxa municipal por cada aterragem e levantamento através daquele aeroporto. Estamos a estudar o processo e a avaliar a sua legalidade, mas todos os municípios têm de ter o mesmo tratamento”, alerta o presidente da Câmara da Maia, António Bragança Fernandes, em declarações à TSF.

O autarca salienta que “não há concelhos de primeira nem de segunda” e diz que “se a Vinci, a empresa francesa que adquiriu a ANA, paga em Lisboa também deve pagar aos outros concelhos onde existem aeroportos”.

António Bragança Fernandes destaca os custos ambientais e urbanísticos de ter um aeroporto no seu concelho e fala da aplicação de uma “taxa ambiental”.

E também a sul, em Faro, a autarquia estará revoltada com a situação, conforme dá nota o chefe de gabinete do autarca algarvio, Henrique Ascenso Gomes, igualmente ouvido pela TSF.

Os deputados do PSD de Faro terão já anunciado que vão pedir explicações à ANA. Os sociais-democratas alegam, de acordo com a rádio, que os cerca de quatro milhões de euros pagos pela ANA à Câmara de Lisboa constituem o mesmo valor cobrado pela empresa às agências de aluguer de automóveis, apenas no mês de Março, no Aeroporto de Faro.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Lisboa num país de certos crâneos
    Os incautos são turistas porque os outros trazem certificado de residência para entrar no seu próprio país…Socialismo de escala.

RESPONDER

Petição para reescrever a 8.ª temporada de A Guerra dos Tronos "é uma falta de respeito"

A atriz britânica Sophie Turner, que interpretou Sansa Stark na A Guerra dos Tronos, considerou uma "falta de respeito" o pedido dos fãs para que a última temporada da série fosse reescrita.  A iniciativa levada …

Festival de música na Escócia proíbe uso de telemóveis

O festival de música FLY Open Air, que se realizou no passado fim-de-semana, proibiu o uso de telemóveis por parte do público. O objetivo é evitar que os fanáticos pelas redes sociais estraguem o concerto …

Jovem portuguesa morre em Benidorm após atropelamento

Uma jovem de nacionalidade portuguesa com idade entre 25 e 30 anos e de identidade ainda desconhecida, morreu na noite desta terça-feira atropelada por um autocarro numa rua movimentada de Benidorm, Espanha, noticia a comunicação …

Matosinhos fecha mais uma escola. Já encerraram quase duas dezenas desde 2005

A Escola Básica da Portela, em Matosinhos, vai encerrar no final deste ano letivo pelo facto de a sua população escolar estar a diminuir “significativamente”, adiantou o vereador da Educação. Desde 2005, já fecharam quase …

Zona da Torre Eiffel vai ser quase toda pedonal a partir de 2024

A zona da Torre Eiffel será devolvida aos peões e transformada numa zona verde até 2024, anunciou a autarca de Paris durante a apresentação do projeto de reabilitação, projetado por uma arquiteta paisagista norte-americana. "Temos realmente …

Campeã olímpica e mundial de natação termina carreira aos 22 anos

O anúncio acontece depois de a Federação Lituana de Natação ter indicado que Meilutyte enfrentava uma sanção de um a dois anos de suspensão, por ter falhado três controlos antidoping. A nadadora lituana Ruta Meilutyte, que …

Sérgio Conceição é multado em 287 euros e escapa a suspensão

O treinador do FC Porto não foi alvo de suspensão (e poderá estar no sábado no banco da final da Taça de Portugal), mas foi multado em 287 euros e ser-lhe-á instaurado um processo disciplinar. O …

Áustria pode ficar sem Governo. Chanceler enfrenta moção de censura

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, vai enfrentar na segunda-feira uma moção de censura no Parlamento na sequência do escândalo do vídeo que envolveu o seu antigo parceiro de coligação, o partido de extrema-direita FPÖ. Kurz arrisca …

Deco alerta: Há slime à venda que é perigoso para as crianças

A Deco alertou esta quarta-feira que há à venda ‘slime’, uma massa de modelar viscosa, que é perigosa para as crianças, tendo já denunciado a situação à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). O alerta …

Portugal está "a viver de água que não tem"

A Associação Natureza Portugal, representante do Fundo Mundial para a Natureza (ANP/WWF), alertou que o país “está a viver além da água que tem” e apresenta recomendações aos políticos, empresas e cidadãos para inverter a …