Maia, Matosinhos e Faro também querem taxas de aterragem no aeroporto

Manuel de Sousa / Wikimedia

Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto

A decisão da ANA – Aeroportos de Portugal de pagar a chamada taxa turística de quatro milhões de euros à Câmara Municipal de Lisboa está a revoltar os autarcas da Maia, de Vila do Conde e de Matosinhos, cidades abrangidas pelo Aeroporto Francisco Sá Carneiro, que esperam tratamento igual.

Os presidentes das Câmaras da Maia, de Vila do Conde e de Matosinhos ameaçam mesmo criar uma taxa de aterragem e de descolagem no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A infraestrutura situa-se maioritariamente no concelho da Maia, abrangendo também Vila do Conde e Matosinhos.

“Maia, Matosinhos e Vila do Conde vão accionar, futuramente, uma taxa municipal por cada aterragem e levantamento através daquele aeroporto. Estamos a estudar o processo e a avaliar a sua legalidade, mas todos os municípios têm de ter o mesmo tratamento”, alerta o presidente da Câmara da Maia, António Bragança Fernandes, em declarações à TSF.

O autarca salienta que “não há concelhos de primeira nem de segunda” e diz que “se a Vinci, a empresa francesa que adquiriu a ANA, paga em Lisboa também deve pagar aos outros concelhos onde existem aeroportos”.

António Bragança Fernandes destaca os custos ambientais e urbanísticos de ter um aeroporto no seu concelho e fala da aplicação de uma “taxa ambiental”.

E também a sul, em Faro, a autarquia estará revoltada com a situação, conforme dá nota o chefe de gabinete do autarca algarvio, Henrique Ascenso Gomes, igualmente ouvido pela TSF.

Os deputados do PSD de Faro terão já anunciado que vão pedir explicações à ANA. Os sociais-democratas alegam, de acordo com a rádio, que os cerca de quatro milhões de euros pagos pela ANA à Câmara de Lisboa constituem o mesmo valor cobrado pela empresa às agências de aluguer de automóveis, apenas no mês de Março, no Aeroporto de Faro.

SV, ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Lisboa num país de certos crâneos
    Os incautos são turistas porque os outros trazem certificado de residência para entrar no seu próprio país…Socialismo de escala.

RESPONDER

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …

Instagram, Facebook e Whatsapp prejudicam saúde mental das crianças

Um estudo de investigadores da University College London demonstra que a utilização de redes sociais como o Instagram, o Facebook e o Whatsapp estão a causar danos ao bem-estar das crianças e jovens. A investigação, cujos …

Clínica da Opus Dei diz que homossexualidade causa gastroenterite

A Clínica Universitária de Navarra, que pertence à prelatura da Opus Dei, defende que a homossexualidade e a promiscuidade são causadoras de gastroenterite. No guia de atuação de urgência sobre esta condição médica, a Clínica Universitária …

Sporting anuncia saída de Bas Dost para o Eintracht de Frankfurt

O goleador holandês Bas Dost está de saída para o Eintracht Frankfurt, anunciou este sábado o Sporting. O clube alemão também já confirmou a transferência. O Sporting anunciou ter chegado a um princípio de acordo com …

Há centenas de esquilos pretos a invadir os Estados Unidos (e já se sabe porquê)

Biólogos do Reino Unido decifraram o mistério de todos os esquilos cinzentos (Sciurus carolinensis) que correm pelos Estados Unidos com pêlo preto. O pouco do código genético que faz com que as espécies de esquilo cinza …

Morreu Marium, o mais famoso dugongo da Tailândia. Comeu plástico

Quando foi resgatado, em abril, tornou-se uma estrela na Tailândia. O dugongo órfão, chamado Marium, acabou por morrer este sábado, devido a uma infeção causada pela ingestão de plástico, de acordo com os veterinários que …

Afinal, "cura milagrosa" para o cancro pode matar

O jornal britânico The Guardian denuncia o esquema do autoproclamado "Genesis II Church of Health and Healing" - que na verdade não é nem uma igreja nem uma instituição de saúde. Este sábado terá lugar em …

Há uma cidade na Venezuela que é "invisível"

Guanta está lá, embora não seja fácil vê-la. Vistas a partir de El Morro, do outro lado da baía, as suas luzes piscam sob uma nuvem baixa. É uma nuvem diferente das outras, mais espessa, mais …

Há novas regras para subir ao Everest. E é preciso apresentar currículo

O Nepal acaba de anunciar novas regras para escalar o Evereste. Com 8848 metros de altitude, é a montanha mais alta do mundo e verdadeira obsessão para alguns alpinistas, colecionadores de cumes, e cujo número …