Máfia tinha plano para fazer explodir Torre de Pisa

cosmos_72 / Flickr

A historica Torre de Pisa, em Itália

A historica Torre de Pisa, em Itália

A Máfia tinha um plano para fazer explodir a torre de Pisa, de acordo com um antigo membro da organização criminosa italiana, que se encontra em julgamento na Sicília.

Nos anos 90 a organização mafiosa levou a cabo uma série de mortíferos atentados bombistas, numa guerra contra as autoridades italianas, que tentavam quebrar o poder da Máfia.

O julgamento em curso está agora a tentar chegar ao fundo da intriga que rodeava a Máfia há mais de 20 anos atrás, e está a fazê-lo ouvindo alguém que sabe do que fala.

A testemunha é Gioacchino La Barbera, um mafioso que esteve envolvido no assassinato de um proeminente magistrado italiano. Mas La Barbera mudou de lado e é agora uma testemunha da acusação.

Segundo La Barbera, a Máfia tinha vários alvos em mente, e planeava destruir a magnífica e histórica Torre de Pisa.

Com essa acção os mafiosos esperavam aplicar um duro golpe psicológico às autoridades, no auge da sua guerra contra o estado italiano.

La Barbera revelou ainda que o golpe apenas fracassou porque as autoridades encontraram um esconderijo de explosivos que estava destinado ao golpe.

A credibilidade de uma testemunha como La Barbera tem que ser questionada, mas na altura do alegado plano de atacar a Torre de Pisa, a Máfia fez efectivamente um ataque à bomba à galeria de arte Uffizi, em Florença.

Ficou claro na altura que a Máfia estava na disposição de atingir o tipo de monumentos históricos que são o orgulho dos italianos.

AJB, ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

O maior avião do mundo vai ser uma plataforma de lançamento para veículos hipersónicos

A empresa que criou o maior avião do mundo, que apenas voou uma vez, encontrou uma nova funcionalidade para a aeronave: será usado como plataforma de lançamento para veículos hipersónicos, o que poderá revolucionar a …

Sondas da missão a Mercúrio vão passar pela Terra (e vão ser visíveis a olho nu)

A missão conjunta europeia e japonesa BepiColombo está a caminho de Mercúrio. Porém, para chegar lá, terá de passar novamente pela Terra. Este evento acontecerá em 10 de abril e as pessoas nas latitudes do sul …

Xiaomi lança máscara elétrica que carrega via USB

A pandemia de Covid-19 tem impulsionado o surgimento de alguns recursos melhorados para fazer face ao combate do novo coronavírus. É o caso da nova máscara de esterilização elétrica da Xiaomi, que carrega via USB. A …

Em paradeiro incerto, ministra da Guiné-Bissau diz correr perigo de vida

Ruth Monteiro, ministra da Justiça e dos Negócios Estrangeiros no Governo da Guiné-Bissau deposto no golpe do dia 27 de fevereiro, está em parte incerta e diz correr perigo de vida. De acordo com o semanário …

Ovelhas e bactérias estão a ajudar a combater o coronavírus

Anticorpos que podem ajudar a combater o SARS-CoV-2, o vírus que causa a covid-19, estão a ser testados em ovelhas. Estes podem ser usados para desenvolver testes de diagnóstico. O SARS-CoV-2, o vírus que causa a …

Marcelo sai uma vez por semana, usa máscara e luvas nas compras (e passa a Páscoa em Belém)

O Presidente da República afirmou este sábado que, para se proteger do surto de covid-19, só sai em trabalho uma vez semana, usa máscara nas compras e vai passar a Páscoa confinado no Palácio de …

A procura por sumo de laranja está a disparar (e a culpa é do coronavírus)

A procura por sumo de laranja tem disparado nos últimos tempos, muito devido à pandemia de covid-19. As pessoas querem reforçar o seu sistema imunitário. Já quase ninguém está indiferente à ameaça da pandemia de covid-19, …

Nove pessoas com covid-19 curadas após receberem plasma de doentes recuperados

Pelo menos nove pessoas internadas nos cuidados intensivos em Itália com covid-19 já foram curadas, depois de receberem plasma de pacientes recuperados. De acordo com o jornal italiano Corriere della Sera, os doentes receberam o plasma …

Grace tem seis anos e pode ser a autora mais nova de sempre de um artigo científico

Uma menina de seis anos, que vive na Austrália, pode ser a autora mais nova de sempre a ter um artigo científico publicado numa revista da especialidade. Grace Fulton tem uma enorme paixão por animais e, …

Geco encheu Lisboa com autocolantes (e a polícia de Roma está a pedir ajuda para o encontrar)

A polícia de Roma está a pedir ajuda à Associação Vizinhos de Lisboa para encontrar o graffiter Geco, cujas pinturas e autocolantes se podem ver por toda a capital portuguesa, e que está em investigação …