Mãe de comando morto diz que filho estava “todo negro” e que foi ameaçado por instrutor

(dr) Exército Português

A mãe de um dos militares que morreu no curso de comandos do Exército revela que o filho estava “todo negro” e que terá morrido depois de um treino à parte dos outros instruendos, com um instrutor que o terá ameaçado e agredido.

Dylan Araújo da Silva e Hugo Abreu, ambos de 20 anos, que morreram no primeiro dia da instrução do curso de comandos, podem ter falecido na sequência de um treino à parte dos demais militares, com uma “carga superior”.

A ideia é avançada numa reportagem do “Sexta às 9” da RTP1 que exibiu declarações da mãe de Dylan Araújo da Silva e que cita vários candidatos a comandos, não identificados, que apontam a versão de que os dois militares mortos terão sido separados do grupo, para fazerem um treino com um certo “primeiro sargento temido por todos os recrutas”.

Mãe diz que Dylan levou “porrada” e foi “ameaçado” por instrutor

“Nesse dia, o meu filho foi chamado, mais o seu colega falecido, e a partir daí, ninguém mais os viu. Não sei se tiveram castigo, não sei se é verdade”, diz à RTP a mãe de Dylan, Lucinda Araújo, notando que isto lhe foi contado por vários “amigos” dele.

A RTP nota que familiares dos candidatos a comandos revelaram que os dois jovens mortos foram afastados para um treino à parte com um sargento “conhecido por agredir violentamente” os instruendos.

Mas depois de se terem manifestado dispostas a gravar testemunhos para a RTP, estas fontes acabaram por mudar de ideias, salienta-se na reportagem.

A mãe de Dylan diz no “Sexta às 9” que o filho “tinha medo desse instrutor” e que este o “ameaçou” aquando da preparação para o curso de comandos.

(dr) Facebook

Dylan Araújo da Silva, 20 anos, natural de Ponte de Lima, um dos comandos que morreu com um “golpe de calor”

Lucinda Araújo refere que o filho “chegou a levar porrada” desse instrutor que lhe terá dito “eu apanho-te no curso”.

“Ele já me tinha dito que os que eles achavam que eram mais fortes, que esses que apanhavam mais, que lhes tornavam a vida mais dura lá dentro”, desabafa a mãe do militar que foi o melhor recruta de Chaves.

“O meu filho estava todo negro”

Lucinda Araújo também desabafa na reportagem da RTP que encontrou o filho “todo negro” quando o visitou no hospital do Barreiro.

“O meu menino tinha os joelhos que assustavam, todos negros”, lamenta a mulher, sublinhando que também tinha “os cotovelos todos negros, a sangrarem“.

“Eu não imagino o que o meu filho sofreu”, queixa-se ainda, salientando que quer que todos saibam o que aconteceu para ter “paz no coração”.

Polícia Militar admite que pode ter havido “dois homicídios”

O Exército continua a defender a versão de que as mortes aconteceram por acidente, mas a Polícia Militar já está a investigar o caso e admite que podem estar em causa “dois homicídios”, embora para já não haja suspeitos identificados.

“Desde os instrutores, aos funcionários de saúde, seja quem for que tenha estado no campo, vai ser averiguado o que se passou lá com toda a gente”, salienta o inspector da Polícia Militar que investiga estas mortes, Vasco Brazão, no “Sexta às 9”.

Os dois militares foram considerados aptos física e clinicamente para o curso de comandos e entre as hipóteses que têm sido avançadas para justificar as suas mortes estão o alegado excesso de carga física, a falta de meios de socorro suficientes e a falta de água.

SV, ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Duvido que a verdade venha a ser apurada, que há abusos por parte de superiores toda a vida os houve e seria agora uma boa oportunidade para desmascarar a situação e pôr as coisas no seu devido lugar, o serviço militar não pode andar ao gosto de certos militaristas que na prática nem comandar sabem.

  2. Enquanto não mudarem a postura, só vão enganar mesmo os totós que viram muitos filmes do ” Rambo”.
    Já o disse aqui, a propósito de outras notícias sobre a mesma questão, eu fui Fuzileiro Naval. Na Marinha, há outra forma de interpretar o conceito de “força especial”. As pessoas, são pessoas e são respeitadas como tal. Todos estes cursos, sejam “Comandos”, “Páras” ou “Fuzos”, têm uma intensidade e dureza de treino igual, a diferença é que nos Fuzileiros, antes dos exercícios, são avaliadas as condições em que o mesmo vai decorrer (para não haver “golpes de calor”), da mesma forma em que os instrutores se enquadram numa dimensão humana diferente. Sabem bem quais os limites que não devem ultrapassar.
    Melhor que a minha opinião será avaliar os dados oficiais sobre acidentes na recruta, ocorridos nos “Comandos”, “Fuzileiros” e “Pára-quedistas”.

    • Boa tarde:
      Também fui fuzileiro naval, sou da escola de Abril de 1981 e realmente a maneira de dar instrução nos fuzileiros é estudada ao milímetro para que não aconteçam estes incidentes tristes. Não se admite na instrução militar levar um instruendo ao limite ao ponto de lhe provocar a morte. Desejo aos pais destes militares que tenham muita força para enfrentarem esta perda humana e se realmente a mesma foi provocada pelo instrutor o mesmo que tenha o devido castigo.

      • Como é óbvio, o nível da marinha/FA é totalmente diferente dos macacos.
        Mas pronto sempre houve quem defendesse treino na base da porrada, enfim!

  3. Polícia Militar admite que pode ter havido “dois homicídios”
    E os assassinos são: o sargento instrutor e o médico cúmplice que deixou morrer o primeiro.
    Este curso serve para serem seguranças nas discotecas noturnas!
    Valerá a pena morrer por tão pouco?

  4. Identifique-se o visado. Todos têm nome . E não se podem esconder atráz de outros.

    Preparar para salvar é uma coisa diferente do que se preparar para matar quem quer amanhã outros salvar

  5. Ai sim ? Foi mesmo assim ?
    Os melhores são separados para levar “porrada” ? Isso fará algum sentido ?
    Tinha os joelhos e cotovelos esfolados ? pois claro, a rastejar isso acontece….vejam lá os joelhos dos pagadores de promessas no santuário de Fátima. Atenção que sou católico…aqueles que se arrastam naquela alameda magoam-se também noutras partes, ou não ?
    Os Comandos são uns malfeitores que nem distribuem almofadinhas para proteger os joelhos nem nada…malandros.
    E as tais testemunhas que recusaram prestar declarações depois de afirmar as tais obscenidades ? afinal uns minutos de fama não fazem mal a ninguém.
    Como têm reparado, outros 2 faleceram em 2008….e outro em marcor em 1991….Porque será ?
    Speedezito não ?

    • Ok, vejo que para si mortes são como perder um berlinde. Oxalá não aconteça algo do género a alguém que valorize (se calhar só se valoriza a si mesmo…).

  6. Não sei porque se choram tanto.. Uma mae um pai ou até mesmo uma mulher ou um marido deveriam de se afastar de uma pessoa que se quer tornar um Seguidor de Ordens ao serviço do opressor.. seja ele militar ou policia.. todos eles nada mais são do que SO’s ao serviço de satanicos empoleirados lá em cima que nada mais desejam do que a escravatura completa do povo…
    Eles muito honestamente tratam SO’s pelos seguintes nomes: Mortos, ou Caes.
    Um aviso a todos os que se querem tornar SO’s: São voces que estão a dar cabo do mundo, eles irão escapar á culpa por essa mesma razão pois quem aperta o gatilho ou quem faz cumprir a “lei” são voces logo não é dificil imaginar quem é o culpado no final..

    • Tropa ou policia é para atrasados mentais.Estão lá para cumprir sem questionar.São são treinados para a guerra,logo estão também dispostos a morrer,ou será que não pensaram nisso?

RESPONDER

O monumento mais alto do cemitério de Nova Orleães conta uma história de vingança e mesquinhez

Com 24 metros de altura, o Monumento Moriarty é o mais alto no cemitério Metairie de Nova Orleães, nos Estados Unidos. A sua construção conta uma história de mesquinhez: o memorial foi uma desculpa para …

FBI detém membro de um dos mais perigosos e lucrativos grupos de hackers

O FBI deteve recentemente um alegado membro de um dos mais temidos grupos de piratas informáticos do mundo, conhecido como Fin7. O grupo é suspeito de ataques informáticos que levaram a uma receita ilícita estimada em …

Artista gráfico faz reconstrução facial de Henrique VII de Inglaterra

Um artista gráfico fez uma reconstrução ultrarrealista de Henrique VII, Rei de Inglaterra entre 1485 e 1509. De acordo com o site Live Science, Matt Loughrey produziu a imagem de Henrique VII a partir da sua …

Marcelo promulga diploma que permite festa do Avante! (mas deixa recados ao Governo)

O Presidente da República promulgou, esta terça-feira, o diploma do parlamento sobre proibição de festivais e espetáculos de natureza análoga até 30 de setembro devido à covid-19, mas com reparos sobre "a garantia do princípio …

Governo italiano vai contratar 60 mil pessoas para vigiar distanciamento social

O Governo italiano vai contratar "assistentes cívicos" para garantir que os cidadãos cumprem o distanciamento social. Depois de mais de dois meses confinados nas suas casas para conter a propagação do coronavírus, os italianos começaram a …

Rio volta a admitir que PSD viabilize Orçamento Suplementar do Governo

O presidente do PSD afirmou hoje que viabilizará ao Governo uma proposta de Orçamento Suplementar, "como tudo indica que é", que proceda à adaptação de medidas a tomar até ao final do ano para o …

J.K. Rowling anuncia novo livro infantil a ser publicado gratuitamente online

A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga "Harry Potter", vai publicar um novo livro infantil, intitulado "The Ickabog", um conto de fadas que será disponibilizado 'online', gratuitamente e em formato de série, a partir …

Empresa portuguesa cria cabine que faz desinfeção total em 25 segundos

A Starmodular, uma empresa com sede em Belmonte, distrito de Castelo Branco, criou um sistema destinado a espaços abertos ao público que permite a desinfeção total em 25 segundos para evitar a propagação da Covid-19, …

TAP duramente criticada por marginalização do Norte. Rio fala em "empresa regional"

Rui Rio foi apenas uma das várias vozes que criticaram o novo plano de voo da TAP, em que a maioria das ligações repostas são de Lisboa. Marcelo Rebelo de Sousa também demonstrou a sua …

Teatros e cinemas podem reabrir, mas com um lugar de intervalo

Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir com todas as filas ocupadas e um lugar de intervalo entre os espetadores, que serão obrigados a usar máscara. Teatros, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir, a …