Mãe que abandonou bebé nunca foi vista pelas equipas de apoio aos sem-abrigo

(dr)

A sem-abrigo que abandonou o recém-nascido num caixote do lixo vivia numa tenda na zona de Santa Apolónia, em Lisboa

A mãe do bebé abandonado num caixote do lixo foi ouvida, esta sexta-feira, no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, e ficou em prisão preventiva. A arguida de 22 anos está indiciada da prática de homicídio qualificado, na forma tentada.

Segundo a PJ, a mãe do recém-nascido agiu sozinha e nunca revelou a gravidez a ninguém, vivendo numa situação “muito precária na via pública”.

Paulo Rebelo, chefe da Diretoria de Lisboa e Vale do Tejo, explicou que a mulher, de 22 anos, não resistiu à detenção e estava consciente, sem perturbações mentais, não apresentando também sinais de consumo de drogas.

A jovem, detida esta sexta-feira, foi ouvida no Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, tendo sido decretada a medida de coação de prisão preventiva. A arguida está indiciada da prática de homicídio qualificado, na forma tentada.

Segundo o Expresso, a mulher vivia numa tenda na zona de Santa Apolónia, onde vivem cerca de 20 a 30 pessoas, mas nunca foi vista pelas equipas de apoio aos sem-abrigo.

Não havia qualquer registo de uma mulher grávida a pernoitar ali. Nunca foi vista nem estava referenciada”, diz Américo Nave ao semanário, diretor executivo da Associação Crescer, que coordena a intervenção psicossocial naquela zona de Lisboa.

Também em declarações ao Público, Nuno Jardim, da associação CASA, diz que não tinham conhecimento da gravidez desta mulher e que, por isso, não acionaram os serviços, como os Médicos do Mundo, que intervêm no local.

Ao jornal, fonte oficial dos Médicos do Mundo garantiu que também não tinham a confirmação de que alguma mulher daquela zona estivesse grávida, porque ninguém procurou a sua assistência.

Segundo o Correio da Manhã, os sem-abrigo da zona nunca se aperceberam de que a mulher estava grávida, uma vez que esta justificava a barriga saliente e os enjoos com “má-disposição” e com problemas intestinais.

Entretanto, a Embaixada de Cabo Verde em Portugal anunciou que vai fazer diligências para “recolher mais informações” e prestar todo o apoio necessário à jovem.

Na mesma nota, a embaixada explica que situações desta natureza estão associadas a “casos de profundo desespero, de grande perturbação ou de desequilíbrios emocionais muito fortes”. “Nestas situações mostra-se sempre mais avisado compreender para ponderar as ações adequadas do que condenar à partida, no pressuposto de crueldade intencional”, frisa, considerando que as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa foram “sensatas e de um profundo humanismo”.

A presidente do Instituto de Apoio à Criança (IAC), Dulce Rocha, também já defendeu que a jovem expôs o bebé ao abandono, mas sem querer matá-lo. “Esta mãe está muito sozinha, muito desesperada, sem apoio familiar, senão não tinha praticado o que praticou”.

A magistrada entende que “não há indícios”, como lesões ou sinais de asfixia, que apontem para tentativa de homicídio e, por isso, considera que o crime em causa é “exposição ao abandono” e não tentativa de homicídio.

De acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), o recém-nascido não deverá ser entregue a nenhuma instituição, mas antes a uma família de acolhimento que ficará com ele temporariamente até se decidir o projeto de vida da criança: o encaminhamento para a adoção ou a entrega a familiares que comprovadamente tenham condições e interesse em ficar com o bebé.

O Diário de Notícias escreve que, segundo o último balanço dos médicos que acompanham o bebé na Unidade de Cuidados Neonatais da Maternidade Alfredo da Costa, este encontra-se estável, a recuperar e poderá ter alta nos próximos dias.

Relativamente ao sem-abrigo que encontrou esta criança, um homem de 44 anos, sabe-se que já terá encontrado um teto para viver. Segundo o Correio da Manhã, foi um cidadão de Cascais que se prestou a oferecer-lhe uma casa, que estava abandonada há cerca de dois anos, mas que vai agora ser reconstruída.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. Aqui mais que condenar com prisão esta jovem haverá que tentar recuperá-la o que não será também certamente em liberdade pois pelos vistos deve ser rebelde quanto baste para se recusar a tal, baseando-me na vida que levava na acção e na forma como a praticou.

  2. Alguém me consegue explicar o que fazem as assistentes sociais na Segurança Social e nas Autarquias?!
    Nunca percebi ao certo. Vejo muita gente necessitada, vejo muita gente que até poderia beneficiar de muitos apoios sociais e não vejo esta gente próxima de quem realmente precisa.
    Será que muitas destas pessoas, sobretudo nas autarquias, não estão lá apenas porque são amigos, familiares ou membros do partido dos senhores presidentes?

  3. “Exposição ao abandono ????”………….. Faltou poucas horas ou minutos para a morte do recém nascido. Basta de (paninhos quentes) com esta jovem progenitora que de Mãe nada tem. Pode-se estar nas piores condições, mas existem recursos a Hospitais Públicos que a receberiam sem qualquer duvida para realizar o parto. Terá agora todo o apoio durante a reclusão preventiva, tanto material como psicológico. Fico realmente perplexo com certas opiniões que a tornam “vitima” e o recém nascido num caso secundário !

  4. Se fosse um homem, chamavam-lhe um “monstro”. E justamente, devo acrescentar.

    Mas, como é mulher, é uma “pobre vítima”, que “precisa de ajuda”.

    Agora só falta mandarem prender o bebé, por causar “desequilíbrios emocionais” à pobre senhora.

  5. Não entendo como uma mãe pode abandonar assim um filho…ainda por cima recém-nascido!! Se não queria ter o menino ia a um hospital e pedia ajuda para abortar. Esta mulher é um monstro!!! Devia ser esterilizada para que nunca mais pudesse deixar vir ao mundo uma criança inocente.
    Agora vai para a prisa, ‘casa, comida e roupa lavada’ e não fazer nenhum á custa daqueles que trabalham e que cuidam dos filhos deles (sabe Deus ás vezes em que condições). E o que será daquele menino? Como irá reagir quando souber como veio a este mundo????? Essa gaja merecia era que lhe fizessem o mesmo: pô-la no caixote do lixo nua!!!

RESPONDER

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …

Quatro mortos em manifestações na Bolívia. São 23 desde o final de outubro

Comissão Interamericana de Direitos Humanos registou pelo menos 122 feridos desde sexta-feira. Já houve 23 vítimas mortais desde o final de Outubro, início da crise social e política na Bolívia. Quatro pessoas morreram no sábado em …