Maduro acusa grupo de snipers de novo apagão (e pede aos venezuelanos para rezar)

(dv) Palácio Miraflores

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Segundo Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, o novo corte geral na eletricidade foi obra de um grupo de snipers que agiram a mando da direita da política venezuelana e, agora, o que é mesmo preciso é rezar.

Numa entrevista concedida esta quarta-feira à televisão estatal, Nicolás Maduro atirou as culpas do novo apagão para um grupo de snipers que agiram a mando da direita da política venezuelana, acusando novamente os Estados Unidos de estarem por detrás do corte geral na eletricidade do país.

Só o império norte-americano tem o ódio e a perversidade suficientes para ordenar um ataque como este. Isto é uma guerra autêntica. Já que não conseguem invadir a Venezuela, decidiram que vão fazer tudo o que for preciso para minar o país”, afirmou o Presidente. No espaço de semanas, esta é a segunda vez que o território venezuelano, incluindo a capital, Caracas, fica sem energia elétrica.

O mais recente corte de energia aconteceu no início desta semana e vários especialistas afirmaram que nada mais é do que o resultado de vários anos de desinvestimento e corrupção. No entanto, Nicolás Maduro não é da mesma opinião.

Na mesma entrevista, o governante voltou a acusar o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu “fantoche diabólico”, Juan Guaidó, de serem os principais responsáveis por aquilo a que se referiu como “um ataque terrorista brutal”. Para Maduro, Trump está “obcecado com a Venezuela”.

Segundo o Expresso, Maduro garantiu que irá assumir as suas responsabilidades e aconselhou os venezuelanos a rezar. “Peço a máxima união, a máxima resistência e a máxima espiritualidade cristã. Toda a gente deve saber que os danos causados são mais graves do que se possa imaginar”, afirmou.

Maracaibo, a segunda maior cidade do país, continuava às escuras esta quarta-feira à noite. Guaidó desvalorizou as alegações de Maduro e, num comício em Caracas, disse aos seus apoiantes para se prepararem para um novo embate contra o Presidente, numa operação designada “Operação Liberdade”.

Estamos simplesmente a lutar por uma vida normal“, declarou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Fotografia da NASA demonstra Teoria da Relatividade Geral de Einstein

O aglomerado Abell 2813 tem tanta massa que atua como uma lente gravitacional, fazendo com que a luz de galáxias distantes se curve à sua volta. A lente gravitacional acontece quando a massa de um objeto …

Astrónomos descobrem uma super-Terra perto de uma estrela gelada

Uma equipa de investigadores descobriu uma super-Terra a orbitar GJ 740, uma estrela anã fria localizada a cerca de 36 anos-luz do nosso planeta. Nos últimos anos, os cientistas têm levado a cabo uma busca exaustiva …

Já pode "adotar" um pedaço de Notre-Dame para ajudar na sua reconstrução

Uma organização está a dar a oportunidade de o público ajudar na reconstrução de artefactos específicos da catedral de Notre-Dame, em França, que foi parcialmente destruída por um incêndio em 2019. De acordo com a cadeia …

Proporção divina identificada na gerbera

Descobrir como se formam os padrões distintos e omnipresentes das cabeças das flores tem intrigado os cientistas há séculos. Quando se pede a alguém que desenhe um girassol, quase todas as pessoas desenham um grande círculo …

Audi apresenta o novo Q4 e-tron que traz uma autonomia até 520 km

Ainda antes do verão, a Audi vai colocar no mercado o seu primeiro SUV elétrico concebido de raiz e não adaptado a partir de uma plataforma concebida para motores a combustão. O Q4 e-tron destaca-se pela …

Vanuatu em alerta depois de um corpo com covid-19 ter dado à costa

Vanuatu proibiu viagens de e para a sua principal ilha três dias depois de ter dado à costa um corpo de um pescador filipino, que testou positivo à covid-19. De acordo com a Radio New Zealand, …

Cientistas russos querem criar a primeira vacina comestível contra a covid-19

O Instituto de Medicina Experimental de São Petersburgo, na Rússia, anunciou o seu plano de concluir dentro de um ano os testes pré-clínicos da primeira vacina comestível do mundo contra o novo coronavírus. Em entrevista à …

Em plena crise política, o país mais pobre das Américas ainda não recebeu nenhuma vacina

Numa altura em que a maior parte dos países já têm o processo de vacinação a decorrer, o governo do Haiti ainda não garantiu uma única dose da vacina contra o coronavírus. O país mais pobre …

Afinal, Leonardo da Vinci não esculpiu o busto de Flora

Está terminada a controvérsia que durou mais de cem anos após a aquisição do Busto de Flora em 1909, por Wilhelm von Bode. A datação por radiocarbono revelou, recentemente, que a obra não foi …

Crise climática "implacável" intensificou-se em 2020, diz relatório da ONU

Houve uma intensificação "implacável" da crise climática em 2020, com a queda temporária nas emissões de carbono devido ao confinamento a ter um impacto pouco significativo nas concentrações de gases de efeito de estufa, revelou …