Maduro acusa grupo de snipers de novo apagão (e pede aos venezuelanos para rezar)

(dv) Palácio Miraflores

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro

Segundo Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, o novo corte geral na eletricidade foi obra de um grupo de snipers que agiram a mando da direita da política venezuelana e, agora, o que é mesmo preciso é rezar.

Numa entrevista concedida esta quarta-feira à televisão estatal, Nicolás Maduro atirou as culpas do novo apagão para um grupo de snipers que agiram a mando da direita da política venezuelana, acusando novamente os Estados Unidos de estarem por detrás do corte geral na eletricidade do país.

Só o império norte-americano tem o ódio e a perversidade suficientes para ordenar um ataque como este. Isto é uma guerra autêntica. Já que não conseguem invadir a Venezuela, decidiram que vão fazer tudo o que for preciso para minar o país”, afirmou o Presidente. No espaço de semanas, esta é a segunda vez que o território venezuelano, incluindo a capital, Caracas, fica sem energia elétrica.

O mais recente corte de energia aconteceu no início desta semana e vários especialistas afirmaram que nada mais é do que o resultado de vários anos de desinvestimento e corrupção. No entanto, Nicolás Maduro não é da mesma opinião.

Na mesma entrevista, o governante voltou a acusar o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o seu “fantoche diabólico”, Juan Guaidó, de serem os principais responsáveis por aquilo a que se referiu como “um ataque terrorista brutal”. Para Maduro, Trump está “obcecado com a Venezuela”.

Segundo o Expresso, Maduro garantiu que irá assumir as suas responsabilidades e aconselhou os venezuelanos a rezar. “Peço a máxima união, a máxima resistência e a máxima espiritualidade cristã. Toda a gente deve saber que os danos causados são mais graves do que se possa imaginar”, afirmou.

Maracaibo, a segunda maior cidade do país, continuava às escuras esta quarta-feira à noite. Guaidó desvalorizou as alegações de Maduro e, num comício em Caracas, disse aos seus apoiantes para se prepararem para um novo embate contra o Presidente, numa operação designada “Operação Liberdade”.

Estamos simplesmente a lutar por uma vida normal“, declarou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"A lei não pode exigir esse tipo de heroísmo". Presidente polaco recua na oposição ao aborto

O Presidente da Polónia defendeu esta quinta-feira que as próprias mulheres deveriam ter o direito de abortar em caso de fetos com problemas congénitos, rompendo com a liderança conservadora, que apoiou uma proibição que levou …

Advogados ligados à PLMJ contestam interesse público de revelações de Rui Pinto

A invocação de interesse público dos documentos e das informações expostas por Rui Pinto na Internet foi contestada, esta quarta-feira, por advogados ligados à sociedade PLMJ, na 18.ª sessão do julgamento do processo "Football Leaks". Na …

Microempresas do turismo do Norte com maior adesão a apoios

As microempresas de turismo do Norte foram as que mais dinheiro receberam da linha de apoio à tesouraria criada em resposta ao impacto da pandemia nesse setor, ficando com 29,3% (15,3 milhões de euros) do …

Migrantes marroquinos "desesperados e assustados" em greve de fome. Entre eles está uma mulher grávida

Seis dos migrantes marroquinos que chegaram ilegalmente em setembro estiveram em greve de fome, entre os quais uma grávida. Dizem não serem autorizados a falar com as famílias há mais de 40 dias. O protesto é …

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …