Maduro quer impedir que direita consolide “golpe eleitoral”

MinCI

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse esta quarta-feira que não permitirá que a direita consolide um “golpe eleitoral”, apesar de a oposição ter obtido uma maioria qualificada de 2/3 de deputados nas recentes eleições parlamentares, o que lhe dá o controle da Assembleia Nacional.

“Não pensem que isso vai ficar assim. Nós vamos mudar essa situação e não vamos permitir que a direita consolide o seu golpe eleitoral, não vamos permitir“, garantiu Nicolás Maduro.

Segundo o presidente venezuelano, o governo está a preparar “o que vão ser as batalhas para o próximo ano, por meio de um plano integral”, para contrariar as intenções dos opositores.que “jogaram sujo e que estão a jogar sujo contra o povo”.

“Voltamos às ruas para batalhar por esta pátria e das ruas ninguém nos tirará“, acrescentou.

O presidente advertiu que a direita venezuelana, submetida aos interesses imperiais, com a maioria parlamentar, pretende retomar o neoliberalismo no país, que no passado causou miséria e altos níveis de exclusão social.

“As chaves são a retificação profunda, revolucionária e construtiva, a rebelião de massas perante as ameaças da oligarquia e o renascimento do bolivarianismo, do chavismo, do patriotismo deste povo, desta história”, destacou.

A aliança opositora Mesa de Unidade Democrática obteve, nas eleições de 6 de dezembro, a primeira vitória em 16 anos, conseguindo 112 dos 167 lugares que compõem o Parlamento, uma maioria de dois terços que lhe confere amplos poderes e marca uma virada histórica contra o chavismo.

Segundo o presidente Nicolás Maduro, estão a ser investigados mais de 1,5 milhão de votos nulos registados durante as eleições parlamentares.

Segundo Maduro, em alguns setores onde tradicionalmente o chavismo era vencedor, os candidatos chavistas perderam por menos de uma centena de votos e foram registados mais de mil votos nulos.

ZAP / ABr

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Aquele aceitar da derrota parecia demasiado “democrático” para aquele ditadorzeco. Espero que aquilo não seja o exemplo das esquerdas. Quanto a Maduro se está mal que se junte a Chavez, onde ele está não se perdem eleições.

  2. Gostaria de ouvir a opinião do BE e PCP. Sendo os grandes defensores desta democracia Venezuelana, como interpretam a maioria parlamentar de direita a que o digno presidente Nicolás Maduro chama de “golpe eleitoral” referindo-se à oposição da seguinte forma: “jogaram sujo e que estão a jogar sujo contra o povo”.
    Vamos lá senhoras e senhores do BE, PCP e PS. Esclareçam o povo Português sem esquecer que nem todos são burros.

  3. Gostaria de ouvir a opinião do BE e PCP. Sendo os grandes defensores desta democracia Venezuelana, como interpretam a maioria parlamentar de direita a que o digno presidente Nicolás Maduro chama de “golpe eleitoral” referindo-se à oposição da seguinte forma: “jogaram sujo e que estão a jogar sujo contra o povo”.
    Vamos lá senhoras e senhores do BE, PCP e PS. Esclareçam o povo Português sem esquecer que nem todos são burros

  4. Trata de “golpe eleitoral” quem ganhou com uma maioria de 2/3 e pelos vistos não está disposto a ceder o lugar, mas que grande socialista este tipo é, caso leve mesmo a biqueirada no traseiro como merece, que venha até cá pedir asilo ao camarada Costa pois isto agora vai haver trabalho para todos e não vai chegar.

RESPONDER

União Europeia acrescenta quatro paraísos fiscais à "lista negra"

Ilhas Caimão, Palau, Panamá e Seicheles juntam-se a Samoa Americana, Fiji, Guame, Samoa, Omã, Trindade e Tobago, Vanuatu e Ilhas Virgens Americanas na lista de não respeitadores das regras comunitárias. O Conselho da União Europeia (UE) …

"Relação estava cristalizada". PS satisfeito com retoma do "diálogo cordial" com CDS

O presidente do PS saudou, esta terça-feira, a "retoma" de um relacionamento "cordial" com a nova direção do CDS-PP em torno de matérias de interesse nacional, considerando que se verificou uma transição e acabou uma …

Ministra espanhola não pensa "nem um segundo" em substituir Centeno

A ministra dos Assuntos Económicos de Espanha, Nadia Calviño, assegurou que não dedica “nem um segundo” a pensar numa candidatura à presidência do Eurogrupo, apontando que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”. A cerca …

Grupo alemão de extrema-direita tinha planos "assustadores" para atacar mesquitas

Um grupo alemão de extrema-direita, em que 12 elementos foram detidos na semana passada, é suspeito de planear ataques em larga escala "assustadores e chocantes" contra muçulmanos, semelhantes aos realizados na Nova Zelândia no ano …

Novo Banco deverá pedir perto de mil milhões de euros ao Fundo de Resolução

O Novo Banco prepara-se para pedir uma nova injeção ao Fundo de Resolução a rondar os mil milhões de euros. Com este montante, o banco atinge o teto definido na venda ao fundo Lone Star. O …

"Nunca tive um processo como este". Juiz Carlos Alexandre "surpreendido" com o caso Tancos

O juiz Carlos Alexandre assumiu, em pleno tribunal, estar "surpreendido" com os meandros que envolvem ocaso de Tancos. "Nunca tive um processo como este", terá desabafado em mais uma audiência, notando que o caso "mostra …

Maduro anuncia exercícios militares permanentes e de surpresa

O Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, anunciou esta terça-feira que o país fará exercícios militares "de surpresa" e de maneira permanente, em manobras que poderão incluir centenas de milhares de membros da Força Armada Nacional Bolivariana …

Bolsonaro recebe Jorge Jesus, mas muitos não gostaram da fotografia

O presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, recebeu esta segunda-feira, em Brasília, o treinador português Jorge Jesus, após ter conquistado no domingo a Supertaça ao serviço do Flamengo. Depois de, no domingo, ter conquistado a Supertaça ao serviço …

Cientistas encontram 300 vírus "enormes" com habilidades estranhas

Uma equipa de investigadores identificou 300 novos vírus "enormes" com habilidades estranhas encontrados em vários ambientes. Estes podem causar doenças nos seres humanos. Os vírus têm sido um tema habitual ultimamente, abrindo jornais e deixando a …

Seguro de saúde específico para britânicos visa "mitigar" consequências do Brexit

Com o objetivo de minimizar o impacto do 'Brexit' no turismo, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, informou que estão em curso estratégias para "mitigar as consequências" e encorajar os "turistas a continuar a …