Maduro anuncia radicalização da revolução venezuelana

MinCI

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou empresários de estarem a sabotar o abastecimento de produtos no país e de usarem os dólares autorizados para as importações para “apunhalar” o povo.

Nicolás Maduro anunciou também que “radicalizará” a revolução bolivariana.

“Sem demora, sem falta, convoquem os empresários a quem foi entregue dinheiro para a importação dos produtos que não se fazem na Venezuela. Convoquem, investiguem, verifiquem as contas, vão aos armazéns e, se necessário, vamos detê-los e entregá-los ao Ministério Público, porque tenho a certeza que estão detrás da sabotagem económica”, disse.

Nicolás Maduro falava em Los Próceres, Caracas, durante um ato evocativo do “dia da milícia” bolivariana, transmitido em simultâneo e de maneira obrigatória pelas rádios e televisões do país.

“Já chega! Peço o apoio do povo. Já chega de tanta sabotagem económica, já chega de tanta guerra económica, se não é uma coisa é outra. Já chega de tanta reunião também. Quando os convocamos eles falam, põem cara de cordeiros e vão embora como lobos, hienas, a meter uma punhalada contra o povo” disse, referindo-se a alguns empresários.

O Presidente da Venezuela chamou a sua equipa a “atuar com mão dura, direta” e a “não acreditar” na burguesia.

Vamos radicalizar a revolução. Já chega (…) chamo o povo, as Forças Armadas, os ministros. Já chega de sorrisos. Acabaram-se os sorrisos e as conversas com a burguesia, que respondam pelos dólares que lhes demos”, frisou.

Maduro vincou que na luta contra os problemas de abastecimento de produtos não lhe interessa os apelidos e apelou aos ministros que tenham “mão dura” para os prevaricadores.

“Quem não puder que se retire, quem não puder suster a sua atividade económica que se vá embora, mas quem for encontrado em sabotagem vai para a cadeia, tem que ir preso e pagar o que faz ao povo”, disse.

Segundo Nicolás Maduro “tudo tem um limite” e os empresários andam em “sabotagem permanente” mesmo quando são convocados ao palácio presidencial de Miraflores.

“Eu peço apoio. Um só homem não pode fazer todas as tarefas, eu necessito de apoio e mão firme dos ministros e dedicação exclusiva “, disse, vincando que irá “à raiz” do problema.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas da população sobre dificuldades para conseguir produtos essenciais como leite, óleo, café, açúcar, margarina, papel higiénico, lâminas de barba, champô, sabonetes, preservativos, entre outros.

Alguns produtos considerados “não básicos” ou “não prioritários” registam também falta de abastecimento, entre eles os dos setores de acessórios para automóveis, papel e tecidos, entre outros.

Diariamente os supermercados registam grandes filas de clientes à procura de produtos que muitas vezes são comprados na totalidade sem chegarem a ser colocados nas prateleiras.

Alguns cidadãos recorrem frequentemente a aplicações para smartphones para saber onde chegam os produtos escassos e para avisar os amigos da sua existência em determinado sítio.

Para conseguir os produtos, os venezuelanos passam várias horas diárias nas filas de diferentes estabelecimentos comerciais.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O homem nunca esteve bem e agora piorou. É o que acontece a um país onde um presidente ex-motorista de autocarros, governa por decreto que ele mesmo fez. Porque não manda invstigar porque é que na casa dele, no palácio presidencial e em casa dos seus acólitos nada falta? Peça ao povo que investigue o porquê, e vaiter muita gente presa incluindo o próprio.

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …