Maduro anuncia radicalização da revolução venezuelana

MinCI

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, acusou empresários de estarem a sabotar o abastecimento de produtos no país e de usarem os dólares autorizados para as importações para “apunhalar” o povo.

Nicolás Maduro anunciou também que “radicalizará” a revolução bolivariana.

“Sem demora, sem falta, convoquem os empresários a quem foi entregue dinheiro para a importação dos produtos que não se fazem na Venezuela. Convoquem, investiguem, verifiquem as contas, vão aos armazéns e, se necessário, vamos detê-los e entregá-los ao Ministério Público, porque tenho a certeza que estão detrás da sabotagem económica”, disse.

Nicolás Maduro falava em Los Próceres, Caracas, durante um ato evocativo do “dia da milícia” bolivariana, transmitido em simultâneo e de maneira obrigatória pelas rádios e televisões do país.

“Já chega! Peço o apoio do povo. Já chega de tanta sabotagem económica, já chega de tanta guerra económica, se não é uma coisa é outra. Já chega de tanta reunião também. Quando os convocamos eles falam, põem cara de cordeiros e vão embora como lobos, hienas, a meter uma punhalada contra o povo” disse, referindo-se a alguns empresários.

O Presidente da Venezuela chamou a sua equipa a “atuar com mão dura, direta” e a “não acreditar” na burguesia.

Vamos radicalizar a revolução. Já chega (…) chamo o povo, as Forças Armadas, os ministros. Já chega de sorrisos. Acabaram-se os sorrisos e as conversas com a burguesia, que respondam pelos dólares que lhes demos”, frisou.

Maduro vincou que na luta contra os problemas de abastecimento de produtos não lhe interessa os apelidos e apelou aos ministros que tenham “mão dura” para os prevaricadores.

“Quem não puder que se retire, quem não puder suster a sua atividade económica que se vá embora, mas quem for encontrado em sabotagem vai para a cadeia, tem que ir preso e pagar o que faz ao povo”, disse.

Segundo Nicolás Maduro “tudo tem um limite” e os empresários andam em “sabotagem permanente” mesmo quando são convocados ao palácio presidencial de Miraflores.

“Eu peço apoio. Um só homem não pode fazer todas as tarefas, eu necessito de apoio e mão firme dos ministros e dedicação exclusiva “, disse, vincando que irá “à raiz” do problema.

Na Venezuela são cada vez mais frequentes as queixas da população sobre dificuldades para conseguir produtos essenciais como leite, óleo, café, açúcar, margarina, papel higiénico, lâminas de barba, champô, sabonetes, preservativos, entre outros.

Alguns produtos considerados “não básicos” ou “não prioritários” registam também falta de abastecimento, entre eles os dos setores de acessórios para automóveis, papel e tecidos, entre outros.

Diariamente os supermercados registam grandes filas de clientes à procura de produtos que muitas vezes são comprados na totalidade sem chegarem a ser colocados nas prateleiras.

Alguns cidadãos recorrem frequentemente a aplicações para smartphones para saber onde chegam os produtos escassos e para avisar os amigos da sua existência em determinado sítio.

Para conseguir os produtos, os venezuelanos passam várias horas diárias nas filas de diferentes estabelecimentos comerciais.

/Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. O homem nunca esteve bem e agora piorou. É o que acontece a um país onde um presidente ex-motorista de autocarros, governa por decreto que ele mesmo fez. Porque não manda invstigar porque é que na casa dele, no palácio presidencial e em casa dos seus acólitos nada falta? Peça ao povo que investigue o porquê, e vaiter muita gente presa incluindo o próprio.

RESPONDER

Já há dois clubes interessados em José Mourinho

Celtic e Valência estão a sondar a possível contratação de José Mourinho, que rescindiu contrato com o Tottenham esta segunda-feira. José Mourinho ainda há pouco tempo rescindiu contrato com o Tottenham, mas já há clubes interessados …

TAP vai ter de dispensar ainda mais trabalhadores, revela secretário de Estado Santos Mendes

A TAP não tem mais meios disponíveis para ajudar a Groundforce, pelo que existe a "possibilidade" de os trabalhadores ficarem sem os salários de maio. Em entrevista ao Tudo é Economia, da RTP3, Hugo Santos Mendes, …

PSD reúne-se com generais contra a lei do Governo para reforma das Forças Armadas

Os sociais-democratas vão receber os mais altos representantes dos oficiais generais na reserva que têm criticado publicamente a proposta de lei do governo para reformar o comando superior das Forças Armadas que visa reforçar o …

Duplicou percentagem de pessoas que recusam a vacina contra a covid-19

Entre 16 de março e 18 de abril, a percentagem de pessoas que respondeu "não" ao SMS da vacinação contra a covid-19 duplicou. Até domingo, dia 18 de abril, as autoridades de saúde enviaram quase 855 …

Esqueletos em jarros gigantes desenterrados em necrópole da Córsega

Uma equipa de arqueólogos desenterrou mais de 40 túmulos datados de meados do primeiro milénio d.C. Os trabalhos de escavação decorreram na comuna de Île-Rousse, na Córsega, em pleno Mar Mediterrâneo. A descoberta da necrópole da …

Oposição sobe salários dos técnicos de diagnóstico à revelia do Governo

Esta terça-feira, os deputados da oposição de um grupo de trabalho na Assembleia da República aprovaram mudanças na carreira dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica e aumentaram a tabela salarial contra o PS e …

Portugal vai recomendar uso da vacina da Johnson & Johnson a maiores de 60 anos

Depois de a Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter concluído que os benefícios da vacina da Johnson & Johnson superam os riscos, Portugal deverá usá-la em maiores de 60 anos. Esta terça-feira, a Agência Europeia do …

Uma epidemia de coronavírus pode ter atingido a Ásia há 25 mil anos

Um novo estudo sugere que um antigo coronavírus, ou um patógeno intimamente relacionado, desencadeou uma epidemia no leste asiático há cerca de 25 mil anos. David Enard, geneticista evolucionário da Universidade do Arizona, em Tucson, analisou …

Superliga Europeia está oficialmente suspensa após 48 horas de vida

Os criadores da Superliga Europeia de futebol revelaram esta terça-feira à noite, em comunicado, que pretendem remodelar aquela competição, depois de os seis clubes ingleses terem anunciado o seu abandono. “Apesar da anunciada partida dos clubes …

Enriquecimento injustificado. Depois do ralhete de Marcelo, todos os partidos admitem mexer na lei

O Partido Socialista insistia que a lei que visa criminalizar quem não declara acréscimo de rendimentos já existe. Agora, depois do apelo do Presidente da República, já admite que há "aperfeiçoamentos" a fazer. Na segunda-feira, o …