Maduro baixa os braços e aceita (finalmente) ajuda de emergência da ONU

chavezcandanga / Flickr

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro

A ONU vai entregar 9,2 milhões de dólares que terão como objetivo criar programas de assistência nutricional na Venezuela. Esta é a primeira vez que as Nações Unidas enviam fundos de emergência para o país desde que Maduro chegou ao poder.

Em setembro, Nicolás Maduro afirmou na Assembleia Geral da ONU que a crise migratória e humanitária na Venezuela era “uma invenção” para justificar que os Estados Unidos pudessem “pôr as suas mãos” no país.

Agora, dois meses depois, o Presidente venezuelano aceitou receber mais de oito milhões de euros para combater a fome e prevenir as doenças no país, que está a braços com uma crise económica e social sem precedentes.

Esta é a primeira vez que as Nações Unidas enviam fundos de emergência para a Venezuela desde que Nicolas Maduro chegou ao poder, em 2013. Até aqui, o Presidente tinha vindo a recusar qualquer tipo de ajuda internacional, chegando mesmo a negar a existência de uma crise no país.

Segundo o Público, o Governo de Maduro estima que 23% da população vive na pobreza, apesar de estudos independentes apontarem para mais de 80%, como é o caso do relatório da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

A maioria do dinheiro entregue pela ONU será utilizado para a criação de programas de assistência nutricional, com principal foco nas crianças até aos cinco anos de idade, grávidas e lactantes e venezuelanos vulneráveis, informa o Fundo de Resposta de Emergência Central (Cerf) da ONU.

À Renascença, Ana Cristina Monteiro, da Associação da Comunidade de Imigrantes Venezuelanos na Madeira, adianta que já se esperava esta abertura por parte do governo venezuelano há cerca de dois anos. “É uma muito boa notícia, realmente há dois anos que já estávamos à espera disto, tendo em conta a situação que tem vindo a piorar.”

“O facto de ele reconhecer finalmente que a Venezuela está a precisar de ajuda humanitária vai facilitar a situação de vida de tantos venezuelanos e portugueses que residem lá. Como sabemos a carência de alimentação e medicamentos tem sido uma grande preocupação de nós que estamos fora, conclui a responsável.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …

Noruega abandona definitivamente vacina da AstraZeneca

A Noruega não pretende retomar o uso da vacina da AstraZeneca no seu processo de vacinação, devido a preocupações relacionadas com casos raros de coágulos. A Noruega vai retirar de forma definitiva a vacina desenvolvida …

Padres alemães desafiam doutrina do Vaticano e abençoam uniões entre pessoas do mesmo sexo

Liebe Gewinnt (o amor vence) é o nome de um grupo de cerca de 100 padres alemães que está a abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo. Segundo a Euronews, a posição da Congregação para a …

Festa sportinguista, Odemira e Novo Banco. Costa encostado às cordas segura o "excelente ministro" Cabrita

Já não acontecia desde 17 de março. Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, esteve na Assembleia da República para quatro horas de debate político. Esta quarta-feira, no Parlamento, a oposição teve quatro horas para ajustar contas …

Giorgos Giakoumakis. Um dos maiores goleadores desta época está a lutar pela manutenção

  Giorgos Giakoumakis é o melhor marcado da Liga holandesa e um dos melhores da Europa. O avançado grego joga no VVV-Venlo, equipa que luta pela manutenção. Nos Países Baixos, restam apenas dois encontros para o fim …

DGS faz recomendações aos adeptos que estiveram nos festejos do Sporting

A Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgou um conjunto de recomendações para os adeptos que estiveram em ajuntamentos nos festejos do título do Sporting. A Direção-Geral da Saúde (DGS) aconselha quem esteve na terça-feira nas celebrações da …

"Oportunista": francês vai jogar pela seleção de Espanha

Aymeric Laporte decidiu jogar por Espanha e pode estrear-se já no próximo mês, no Europeu. Franceses reagiram mal quando souberam desta decisão. A seleção espanhola vai ter um reforço na defesa, no próximo Europeu de futebol. …