Maddie: governo britânico financia “significativa linha de investigação”

Facundo Arrizabalaga / EPA

Kate e Gerry McCann, os pais de Maddie, com um retrato simulado da menina aos 11 anos

Governo britânico atribuiu esta quinta-feira mais 175 mil euros à polícia do país para que continue as investigações ao desaparecimento de Madeleine McCann, mantendo a investigação aberta pelo menos até março de 2018.

O financiamento extra atribuído pelo Ministério do Interior britânico à investigação do desaparecimento da menina inglesa no Algarve em 2007 vai permitir à polícia manter a investigação ativa até março de 2018, evitando o seu encerramento no final deste mês por falta de fundos, adiantou a agência EFE.

O Governo britânico já investiu mais de 12,5 milhões de euros na busca por Madeleine McCann desde 2011, altura em que as autoridades do Reino Unido começaram a colaborar com a polícia portuguesa na investigação.

Um porta-voz do ministério do Interior britânico confirmou que foi aceite o pedido para dar continuidade à investigação, depois de a polícia ter dito em abril que seguia uma “significativa linha de investigação“.

“Como se faz com todos os pedidos, os recursos necessários são revistos com regularidade e fazem-se cuidadosas considerações antes de decidir atribuir fundos”, disse o porta-voz, citado pela EFE.

findmadeleine.com

Madeleine McCann, conhecida como ‘Maddie’, desapareceu na Praia da Luz, no Algarve, a 3 de maio de 2007

A equipa britânica que investiga o desaparecimento chegou a contar com 30 efetivos em 2013, mas desde então ficou reduzida a “dois ou três agentes”, de acordo com o que foi avançado pela polícia britânica Scotland Yard o ano passado.

Na altura o chefe da polícia londrina, Bernard Hogan-Howe, disse que as investigações se encerrariam em poucos meses se não se chegasse a novas conclusões relevantes.

Madeleine McCann, conhecida como ‘Maddie’, desapareceu na Praia da Luz, no Algarve, a 3 de maio de 2007 quando dormia com os seus irmãos gémeos num apartamento no complexo turístico onde passava férias com os seus pais, que se encontravam a jantar num restaurante próximo.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Entre Rui Rio e Luís Montenegro, há quem vote no regresso de Passos Coelho

O presidente do PSD, Rui Rio, e o antigo líder parlamentar Luís Montenegro voltam hoje a disputar eleições directas, numa inédita segunda volta em que podem votar 40.604 militantes com as quotas em dia. Nos …

Vírus detetado na China pode já ter infetado mais de mil pessoas

O número de pessoas infetadas com um vírus que matou duas pessoas na China ultrapassa provavelmente o milhar de casos e é muito superior àquele avançado pelas autoridades locais, segundo investigadores britânicos. Num artigo publicado, esta …

Joacine Katar Moreira não vai renunciar ao cargo de deputada

O IX Congresso para eleger os novos órgãos do Livre começa, este sábado, em Lisboa. A única deputada do partido na Assembleia da República já disse que não vai renunciar ao cargo. À chegada ao IX …

Cabeceamentos no futebol podem ser proibidos ou limitados. O problema é o risco de demência

A Federação escocesa de futebol prepara-se para proibir os cabeceamentos nos escalões com menores de 12 anos.  Em Inglaterra, fala-se em limitar este gesto futebolístico que foi associado a doenças neuro-degenerativas em vários estudos científicos. …

Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral. Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu …

Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais. De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco …

Depressão Glória atinge Portugal continental com vento forte

A depressão Glória está a caminho. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, no domingo, esperam-se rajadas de vento que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. A depressão Glória vai passar …

Governo não renova PPP do Hospital de Loures

O Estado não vai renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo …

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …

Tochas em Alvalade. Liga pede reunião de urgência ao MAI

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) solicitou, esta sexta-feira, uma reunião de urgência ao ministro da Administração Interna, na sequência dos incidentes no encontro entre Sporting e Benfica. "A Liga Portugal lamenta profundamente …