/

Macron anuncia criação de comando militar do Espaço

presidenciaperu / Flickr

O presidente da França, Emmanuel Macron

O Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou este sábado a criação de um comando militar do Espaço, destacando a importância desta área para a segurança nacional do país.

Em vésperas do dia nacional em França, o Presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou a criação de “um comando militar do Espaço para garantir o desenvolvimento e fortalecimento das capacidades espaciais” do país.

Segundo Macron, a futura “Força Aérea e Espaço“, será criada em setembro. O discurso do chefe de Estado francês, teve lugar na sede do Ministério do Exército, durante a receção tradicional que reúne a comunidade militar, na véspera do desfile nos Campos Elísios.

Emmanuel Macron tinha prometido, no ano passado, que iria dotar a França de “uma estratégia de defesa espacial“, apontando o Espaço como uma “verdadeira questão de segurança nacional”.

“O novo projeto e doutrina militar que me foi proposto vai garantir a nossa defesa no espaço” sublinhou, acrescentando: “Vamos reforçar a nossa compreensão da situação espacial. É melhor proteger os nossos satélites, de forma ativa”. Em causa estão situações de espionagem, ataques cibernéticos ou armas antissatélite.

Segundo conselheiros militares, o espaço tornou-se num campo de confronto entre nações, e o projeto pretende dotar a França, a par das grandes potências militares. de capacidade de atuar neste campo altamente estratégico e cada vez mais militarizado.

A Lei de Planeamento Militar de França (LPM) prevê um orçamento de 3,6 biliões de euros para o espaço de defesa, e assim financiar a renovação dos satélites franceses de observação e comunicação das OSC (Siracusa), lançar três satélites de escuta eletromagnética (CERES) em órbita e modernizar o radar de vigilância espacial.

Nos Estados Unidos, o Pentágono anunciou a intenção de criar uma Força Espacial, desejada pelo presidente Donald Trump, que aguarda aprovação do Congresso. Esta força espacial será idêntica a outros corpos militares dos EUA, permanecendo no seio da Força Aérea, e reunirá todos os militares e civis que trabalham no setor espacial no Pentágono (satélites, foguetões, armas, tecnologias). A monitorização do Espaço será uma das suas prioridades.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.