Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro.

A natureza nunca falha em surpreender-nos e a Macrocilix maia é apenas mais um exemplo disso. Esta misteriosa e quase desconhecida traça é particularmente especial, já que conta com um único e detalhado mural “pintado” nas suas asas, quase parecendo um quadro de aguarelas.

Apesar dos vários casos de mimetismo em insetos, não há nada como a Macrocilix maia. Enquanto uns parecem camuflar-se de folhas ou paus, esta traça parece ter duas moscas a alimentarem-se de excrementos de pássaro.



A bióloga Antónia Monteiro falou com o ZAP sobre esta misteriosa espécie e realçou o pouco trabalho de investigação que se tem feito à volta dela.

“É bastante rara nos habitats onde vive, embora tenha uma distribuição razoável pelo sudoeste asiático. A investigação em relação à genética do padrão das asas teria que ser feita com uma população de laboratório, que ninguém ainda tentou estabelecer”, disse.

Formada em Zoologia e Ciências do Ambiente na Universidade de Lisboa, Antónia Monteiro é professora na National University of Singapore e também na Yale-NUS College há seis anos. A bióloga portuguesa tem focado muito a sua investigação na evolução e desenvolvimento de padrões de asas de borboleta.

De acordo com o blogue pessoal do entomologista Alex Wild, o fotógrafo Allan Lee colmatou pela falta de trabalho académico feito sobre a traça e garante que esta tem um forte odor, que reforça a ideia do mimetismo das suas asas.

“Acho que se trata de um mimetismo incrível provavelmente direcionado aos pássaros. As moscas são demasiado rápidas para serem presas comuns deles. Esta traça está a sinalizar que não vale a pena tentar atacar, porque as moscas vão escapar ao ataque”, explicou a bióloga.

Esta foi uma das características que advém da evolução da espécie, que se foi adaptando ao ambiente e tentando arranjar mecanismos para contornar os seus predadores.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …