Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro.

A natureza nunca falha em surpreender-nos e a Macrocilix maia é apenas mais um exemplo disso. Esta misteriosa e quase desconhecida traça é particularmente especial, já que conta com um único e detalhado mural “pintado” nas suas asas, quase parecendo um quadro de aguarelas.

Apesar dos vários casos de mimetismo em insetos, não há nada como a Macrocilix maia. Enquanto uns parecem camuflar-se de folhas ou paus, esta traça parece ter duas moscas a alimentarem-se de excrementos de pássaro.

A bióloga Antónia Monteiro falou com o ZAP sobre esta misteriosa espécie e realçou o pouco trabalho de investigação que se tem feito à volta dela.

“É bastante rara nos habitats onde vive, embora tenha uma distribuição razoável pelo sudoeste asiático. A investigação em relação à genética do padrão das asas teria que ser feita com uma população de laboratório, que ninguém ainda tentou estabelecer”, disse.

Formada em Zoologia e Ciências do Ambiente na Universidade de Lisboa, Antónia Monteiro é professora na National University of Singapore e também na Yale-NUS College há seis anos. A bióloga portuguesa tem focado muito a sua investigação na evolução e desenvolvimento de padrões de asas de borboleta.

De acordo com o blogue pessoal do entomologista Alex Wild, o fotógrafo Allan Lee colmatou pela falta de trabalho académico feito sobre a traça e garante que esta tem um forte odor, que reforça a ideia do mimetismo das suas asas.

“Acho que se trata de um mimetismo incrível provavelmente direcionado aos pássaros. As moscas são demasiado rápidas para serem presas comuns deles. Esta traça está a sinalizar que não vale a pena tentar atacar, porque as moscas vão escapar ao ataque”, explicou a bióloga.

Esta foi uma das características que advém da evolução da espécie, que se foi adaptando ao ambiente e tentando arranjar mecanismos para contornar os seus predadores.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …