Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro.

A natureza nunca falha em surpreender-nos e a Macrocilix maia é apenas mais um exemplo disso. Esta misteriosa e quase desconhecida traça é particularmente especial, já que conta com um único e detalhado mural “pintado” nas suas asas, quase parecendo um quadro de aguarelas.

Apesar dos vários casos de mimetismo em insetos, não há nada como a Macrocilix maia. Enquanto uns parecem camuflar-se de folhas ou paus, esta traça parece ter duas moscas a alimentarem-se de excrementos de pássaro.

A bióloga Antónia Monteiro falou com o ZAP sobre esta misteriosa espécie e realçou o pouco trabalho de investigação que se tem feito à volta dela.

“É bastante rara nos habitats onde vive, embora tenha uma distribuição razoável pelo sudoeste asiático. A investigação em relação à genética do padrão das asas teria que ser feita com uma população de laboratório, que ninguém ainda tentou estabelecer”, disse.

Formada em Zoologia e Ciências do Ambiente na Universidade de Lisboa, Antónia Monteiro é professora na National University of Singapore e também na Yale-NUS College há seis anos. A bióloga portuguesa tem focado muito a sua investigação na evolução e desenvolvimento de padrões de asas de borboleta.

De acordo com o blogue pessoal do entomologista Alex Wild, o fotógrafo Allan Lee colmatou pela falta de trabalho académico feito sobre a traça e garante que esta tem um forte odor, que reforça a ideia do mimetismo das suas asas.

“Acho que se trata de um mimetismo incrível provavelmente direcionado aos pássaros. As moscas são demasiado rápidas para serem presas comuns deles. Esta traça está a sinalizar que não vale a pena tentar atacar, porque as moscas vão escapar ao ataque”, explicou a bióloga.

Esta foi uma das características que advém da evolução da espécie, que se foi adaptando ao ambiente e tentando arranjar mecanismos para contornar os seus predadores.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu o ator Danny Aiello

Morreu esta quinta-feira, em Nova Jérsia, o ator Danny Aiello, que recordamos pelos seus muitos êxitos dos anos 80. Tinha 86 anos. "É com profunda dor que comunicamos que Danny Aiello, amado marido, pai, avô, ator …

Videojogo chinês incita jogadores a atacar os "traidores" em Hong Kong

Há um novo videojogo que está a ganhar popularidade na China. Chama-se "Fight the Traitors Together" e permite que os jogadores ataquem manifestantes de Hong Kong. No jogo, os jogadores podem bater nos manifestantes pró-democracia, sendo …

Mundial de Clubes proíbe demonstrações públicas de afeto

Começou na passada quarta-feira, dia 11 de dezembro, em Doha, capital do Catar, o Mundial de Clubes da FIFA, prova onde estão inseridos clubes como Flamengo e Liverpool. E esta até poderia ser mais uma …

Al Gore diz ser o maior fã de Greta Thunberg

Al Gore, antigo vice-presidente de Barack Obama e autor do documentário ambiental "Uma verdade inconveniente", elogiou esta semana o trabalho desenvolvido pela ativista sueca Greta Thunberg, dizendo ser o seu maior fã. "Sou o seu …

A água é comum nos mundos extraterrestres (mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava)

A presença de água em exoplanetas é comum, mas surpreendentemente mais escassa do que se esperava, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. Para chegar a …

"Encontrei a minha alma gémea". Presidente do Flamengo disposto a (quase) tudo para segurar Jesus

O presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, ficou encantado com Jorge Jesus logo quando o conheceu. É o que o dirigente diz numa entrevista, onde admite que encontrou a sua "alma gémea", não revelando dados sobre …

COP25: uma traição ao Acordo de Paris "e às pessoas em todo o mundo"

Organizações não governamentais ambientalistas consideraram que os projetos de resolução que a cimeira do clima da ONU tem para aprovar são "uma traição" do Acordo de Paris e dos milhões de pessoas que sofrem com …

Governo admite novo aumento extra das pensões (com a simpatia das Finanças e de olho na geringonça)

O Governo está a equacionar um novo aumento extraordinário das pensões no âmbito da preparação da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020). A medida agrada a PCP e Bloco de Esquerda e terá …

Na última noite no Porto, Óliver foi sozinho à Ponte D. Luís (e vieram-lhe as lágrimas aos olhos)

O médio espanhol Óliver Torres confessa que a sua saída do Porto foi "emotiva" e que se despediu do clube e da cidade na Ponte D. Luís, de noite e sozinho, com "as lágrimas nos …

Costa e Centeno discutiram no Conselho Europeu (e foi Centeno quem ganhou)

António Costa e Mário Centeno envolveram-se numa "discussão directa" em pleno Conselho Europeu que deixou os restantes membros do Eurogrupo perplexos. Em causa esteve o primeiro orçamento da Zona Euro, com o primeiro-ministro de Portugal …