Macacos mafiosos roubam objectos aos turistas e pedem resgate em comida

Os macacos que vivem perto do templo Uluwatu, na Indonésia, aprenderam que tudo o que precisam fazer para ganhar comida dos humanos é roubar algum objecto aos turistas: como bolsas, telemóveis, chapéus e óculos.

Os funcionários do local, preocupados que o comportamento dos animais gere reclamações ou que afugente os visitantes, já estão habituados a entregar o resgate aos animais, em troca do objecto. Assim que obtêm a comida, os macacos devolvem o que roubaram.

O comportamento é observado neste templo da ilha de Bali há anos, mas nunca tinha sido estudado por especialistas.

Fany Brotcorne, uma especialista em primatas da Universidade de Liège, na Bélgica, e os seus colegas decidiram investigar como é que este comportamento começou. “É um comportamento único”, afirma a cientista, sublinhando que o comportamento foi aprendido em vez de ser uma habilidade inata.

A especialista passou quatro meses a estudar quatro grupos diferentes de macacos que moram perto do templo. Dois grupos que passavam a maior parte do tempo à volta dos turistas tinham as maiores taxas de roubo e “pedidos de resgate”, apoiando a ideia de que aprenderam aquele comportamento ao observar os animais mais velhos.

Os grupos com mais machos jovens, que são mais propensos a comportamento de risco, também tinham mais índices de roubo que outros grupos.

Brotcorne acredita ter encontrado provas de que este comportamento transmitido através das gerações. Segundo a especialista, o estudo publicado na revista Primates pode ajudar os cientistas a aprenderem mais sobre a psicologia dos primatas: como é que a informação é transmitida entre grupos e se os animais entendem as suas próprias ações.

Avatar ZAP // Hypescience

PARTILHAR

RESPONDER

Nave da NASA começou a viagem de regresso à Terra (e vem com a barriga cheia de amostras do asteróide Bennu)

Osiris-Rex, a nave espacial da NASA que tem voado em redor do asteróide Bennu desde 2018, iniciou a sua viagem de regresso à Terra (e vem carregada de amostras espaciais). A nave espacial da NASA coletou …

Sporting 1-0 Boavista | “Leão” bate “Pantera” e é campeão!

O Sporting é campeão nacional. Dezanove anos depois e à boleia de um golo de Paulinho, os leões conquistaram o seu 19.º campeonato. O Sporting é o campeão nacional época 2020/21. A formação de Alvalade conquistou …

Negacionistas ponderam vir a usar máscara (para se protegerem dos vacinados)

Uma nova teoria da conspiração argumenta que os vacinados vão "verter" certas proteínas prejudiciais para os não vacinados. A solução passa por usarem máscara e cumprirem o distanciamento social. Embora o uso de equipamento de proteção …

Falcon 10 X: o jato executivo com a maior cabine do mundo

Na semana passada, a Dassault Aviation anunciou mais um elemento da família Falcon, que tem a ambiciosa meta de ser a nova referência no mercado de aviação executiva. O Falcon 10X está agora entre os jatos …

Pandemia "roubou" habitantes a Nova Iorque, mas a cidade está a renascer novamente

A pandemia de covid-19 "esvaziou" cidades norte-americanas, que mostram agora possíveis sinais de renascimento, de acordo com uma análise que sugere que os deslocamentos do ano passado terão sido temporários. Os dados da Unacast, uma empresa …

"100% confirmado". Naufrágio perto de Malta é do submarino HMS Urge

Mergulhadores confirmaram a identidade de um submarino britânico que foi afundado por uma mina alemã perto de Malta, em 1942, pondo fim às especulações de que tinha naufragado por culpa de aviões de guerra italianos, …

Confrontos entre polícia e adeptos do Sporting junto ao estádio

Na noite da festa leonina, viveram-se momentos de grande tensão. Polícia e adeptos envolveram-se em confrontos junto ao Estádio de Alvalade, esta terça-feira. Adeptos do Sporting e elementos das forças de segurança entraram em confronto nas …

Tribunal não encontra credores do Banif no estrangeiro

Alguns credores do Banif que estão no estrangeiro ainda não foram notificados, segundo o anúncio de citação de credores residentes no estrangeiro, datado de 06 de maio. Caso não seja possível encontrá-los, em breve todos …

Novas reações nucleares nas ruínas de Chernobyl. São como "brasas numa churrasqueira"

Nas profundezas das ruínas da Central Nuclear de Chernobyl, 35 anos após o pior acidente nuclear da História, as reações de fissão nuclear começaram a surgir novamente. Uma equipa de cientistas do Safety Problems of Nuclear …

A moeda digital da China pode ser o futuro do dinheiro, mas levanta preocupações

A moeda digital da China pode ser o modelo do futuro do dinheiro, mas levante preocupações relativamente à estabilidade da economia mundial. A China está a registar um progresso promissor com os testes do yuan digital. …