Feixes de luz em vez de cabos. Projeto da Alphabet vai levar banda larga a regiões remotas

Um projeto de laboratório de inovação da X, da Alphabet, está trabalhar numa rede de comunicações óticas sem fios de alta velocidade que usa feixes de luz em vez de cabos ou ondas de rádio. A população do Quénia será a primeira desta tecnologia.

O Projeto Taara, parte da X, a fábrica lunar da Alphabet, está a trabalhar numa tecnologia ótica sem fios que pode fornecer conectividade de alta velocidade e alta capacidade a áreas remotas usando uma rede de emissores e recetores de luz.

De acordo com o relatório do GSMA State of Mobile Internet Connectivity 2020, cerca de quatro mil milhões de pessoas em todo o mundo não conseguem conectar-se à Internet.

Agora, a X tem uma parceria com o Econet Group para instalar a sua tecnologia na África Subsaariana, começando pelo Quénia.

Em vez de depender de cabos para transportar dados – o que pode ser desafiador e caro -, o Projeto Taara enviará informações de até 20 Gigabits por segundo usando um feixe de luz estreito e invisível. O feixe é transmitido entre os terminais do Taara para criar uma rede de ligações de dados de linha de visão com até 20 quilómetros entre dois pontos.

É necessário haver um fluxo constante de dados entre os pontos, por isso os engenheiros colocam os terminais bem acima do solo em postes, telhados e torres.

A tecnologia já passou por testes-piloto no Quénia e na Índia e agora será implementada a partir das redes de fibra ótica existentes da Liquid Telecom – subsidiária da Econet – para atender áreas remotas fora do alcance de soluções tradicionais. Por exemplo, sobre corpos de água, através de florestas, parques nacionais e zonas pós-conflito.

Espera-se que a rede ótica também possa ajudar a preencher lacunas de cobertura de torres de comunicação móvel e hotspots wi-fi.

Esta não é a única forma que a Alphabet e outras empresas estão a procurar para fornecer Internet à população que vive em áreas remotas. As frotas de grandes balões de transmissão de Internet e uma constelação de satélites são apenas alguns exemplos notáveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Académicos sul-africanos querem diminuir o brilho do Sol

Um grupo de cientistas e académicos sul-africanos considera diminuir o brilho do Sol para evitar uma seca devastadora na Cidade do Cabo, de acordo com um novo estudo científico recentemente publicado. Os especialistas pretendem lançar …

O Universo está cheio de uma substância misteriosa: chama-se quintessência

Uma equipa internacional de cientistas sugere, num novo estudo, que a expansão acelerada do Universo pode ser causada por uma substância misteriosa chamada quintessência. Os cientistas acreditam que a expansão do Universo está relacionada com a …

Entrevista: "Demorei 2 anos a aperfeiçoar o meu passe; os miúdos de Timor já jogam lindamente!"

Sara Moreira Silva é a líder da primeira escola de voleibol em Timor-Leste, que vai arrancar em janeiro de 2021. Fica aqui a perspetiva de uma portuguesa que vê muito talento entre os timorenses...que não …

O edifício mais antigo do mundo ainda em funcionamento "mora" em Roma

O Panteão de Roma, o edifício mais antigo desta cidade italiana, continua a ser utilizado nos dias de hoje, cerca de 2.000 anos depois da sua construção. Edificado em meados de 125 a.C sob a …

Da cabeça de javali à perdiz. Historiadores e chefs ensinam a cozinhar pratos medievais

Uma equipa de historiadores e grandes chefs reuniu-se para oferecer um curso online para ensinar os alunos a criar banquetes medievais. Professores da Universidade de Durham e chefs do restaurante Blackfriars criaram o Eat Medieval, que …

The Climate Store. Os preços desta loja sueca variam conforme a pegada ecológica

Os rótulos dos alimentos já indicam o quão bom ou mau um produto é para a nossa saúde, mas e o planeta? Um número crescente de marcas está agora a rotular os seus produtos para …

A cidade-irmã mais famosa de Petra abre finalmente ao público. "Esconde" túmulos amaldiçoados

A cidade de Hegra, localizada nos desertos a norte de Al Ula, no noroeste da Arábia Saudita, vai pela primeira vez abrir ao público, podendo os visitantes explorar agora este local antigo sem quaisquer restrições. …

Falha no Microsoft Excel pode ter levado a mais de 1.500 mortes no Reino Unido

Um erro no Microsoft Excel que eliminou quase 16 mil casos de covid-19 das estatísticas do Reino Unido pode ter levado a mais de 1.500 mortes evitáveis, de acordo com um artigo da Warwick University. Os …

Pessoas com bons hábitos de sono têm menor risco de insuficiência cardíaca

Os padrões de sono saudáveis ​​incluem acordar de manhã cedo, dormir 7 a 8 horas por noite e não ter insónias ou sonolência diurna excessiva. Esta pode ser a receita secreta para evitar insuficiência cardíaca, …

Marcelo quer regras do Natal na próxima semana. E lembra que não há lugar para uma crise política

O Presidente da República defendeu, esta sexta-feira, que as medidas para o fim-de-semana do Natal devem ser conhecidas já na próxima semana. E congratulou-se com o facto de já haver um Orçamento aprovado. Em resposta às questões …