Feixes de luz em vez de cabos. Projeto da Alphabet vai levar banda larga a regiões remotas

Um projeto de laboratório de inovação da X, da Alphabet, está trabalhar numa rede de comunicações óticas sem fios de alta velocidade que usa feixes de luz em vez de cabos ou ondas de rádio. A população do Quénia será a primeira desta tecnologia.

O Projeto Taara, parte da X, a fábrica lunar da Alphabet, está a trabalhar numa tecnologia ótica sem fios que pode fornecer conectividade de alta velocidade e alta capacidade a áreas remotas usando uma rede de emissores e recetores de luz.

De acordo com o relatório do GSMA State of Mobile Internet Connectivity 2020, cerca de quatro mil milhões de pessoas em todo o mundo não conseguem conectar-se à Internet.

Agora, a X tem uma parceria com o Econet Group para instalar a sua tecnologia na África Subsaariana, começando pelo Quénia.

Em vez de depender de cabos para transportar dados – o que pode ser desafiador e caro -, o Projeto Taara enviará informações de até 20 Gigabits por segundo usando um feixe de luz estreito e invisível. O feixe é transmitido entre os terminais do Taara para criar uma rede de ligações de dados de linha de visão com até 20 quilómetros entre dois pontos.

É necessário haver um fluxo constante de dados entre os pontos, por isso os engenheiros colocam os terminais bem acima do solo em postes, telhados e torres.

A tecnologia já passou por testes-piloto no Quénia e na Índia e agora será implementada a partir das redes de fibra ótica existentes da Liquid Telecom – subsidiária da Econet – para atender áreas remotas fora do alcance de soluções tradicionais. Por exemplo, sobre corpos de água, através de florestas, parques nacionais e zonas pós-conflito.

Espera-se que a rede ótica também possa ajudar a preencher lacunas de cobertura de torres de comunicação móvel e hotspots wi-fi.

Esta não é a única forma que a Alphabet e outras empresas estão a procurar para fornecer Internet à população que vive em áreas remotas. As frotas de grandes balões de transmissão de Internet e uma constelação de satélites são apenas alguns exemplos notáveis.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …

A Linha 12, que desabou no México, tem um longo histórico de problemas

Na segunda-feira, na Cidade do México, uma ponte do metropolitano de superfície ruiu à passagem de uma composição. A Linha 12 do metro, onde ocorreu o acidente, tem um longo histórico de problemas desde que …

Epic Games e Apple em batalha judicial por "abuso de poder"

A Epic Games, criadora do famoso jogo Fortnite, abriu um processo judicial contra a Apple, por esta deter o monopólio das aplicações móveis e prejudicar todo o mercado, inovação e os utilizadores. A Epic Games baseia …

Indónesia. Zaragatoas usadas eram vendidas como novas para testes à covid-19

Funcionários de uma empresa farmacêutica na Indonésia foram detidos por terem lavado, empacotado e vendido como se fossem novas zaragatoas usadas em testes à covid-19, num esquema que as autoridades acreditam ter começado em dezembro …

Odemira: SEF não detetou imigrantes em situação irregular. Donos de casas do Zmar mantêm protesto

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não detetou qualquer migrante em situação irregular em Odemira na inspeção realizada esta quarta-feira no concelho. As autoridades de saúde, bem como o SEF, a Autoridade para as Condições …

"Ninguém pode ser feliz se não tiver liberdade". Bolsonaro ameaça agir por decreto contra restrições

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta quarta-feira que pode emitir um decreto para garantir aos cidadãos a "liberdade" de "trabalhar" e de "ir e vir", parcialmente restringida por medidas de autoridades regionais contra …

Com apenas 27 anos, o cofundador da Ethereum tornou-se multimilionário

A Ethereum tem uma lista longa de fundadores. O mais jovem dos sete fundadores da blockchain de código aberto descentralizado, Vitalik Buterin, de 27 anos, tornou-se o mais jovem criptilionário do mundo. Ether, a criptomoeda ligada …