Cientistas criam luva capaz de converter língua gestual em discurso oral

Jun Chen Lab / UCLA

Cientistas na Califórnia criaram um dispositivo semelhante a uma luva que consegue converter língua gestual num discurso oral através de uma aplicação de telemóvel.

Cientistas do estado da Califórnia criaram um dispositivo semelhante a uma luva que consegue converter língua gestual em discurso oral através de uma aplicação de telemóvel. “Esperamos conseguir uma maneira fácil de as pessoas que usam língua gestual comunicarem com quem não usa sem precisarem de alguém que traduza“, afirmou o investigador Jun Chen, professor de bioengenharia na faculdade de engenharia Samueli UCLA, da Universidade da Califórnia e co-autor de um estudo publicado hoje na revista Nature Electronics.

“Além disso, esperamos que possa ajudar mais pessoas a aprender linguagem gestual“, acrescentou o investigador, citado pela CNN.

O sistema inclui um par de luvas feitas com sensores flexíveis e delgados ao longo de cada um dos dedos. Os sensores detetam os movimentos das mãos e a maneira como os dedos são colocados para significar letras individuais, números, palavras e expressões.

Esses movimentos são convertidos em sinais elétricos que são enviados para um circuito impresso do tamanho de uma moeda que é colocado no pulso. Esse circuito impresso transmite esses sinais para um telemóvel no qual uma aplicação os traduz como palavras faladas ao ritmo de uma palavra por segundo.

Os investigadores também colocaram sensores com adesivos na face para capturar expressões faciais próprias da língua gestual americana. Nos testes, trabalharam com quatro pessoas surdas que usam língua gestual americana e que repetiram cada gesto dessa língua quinze vezes.

Um algoritmo específico transformou estes gestos em letras, números e palavras que representa, reconhecendo 660 gestos, incluindo todas as letras do alfabeto e os algarismos de 0 a 9.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …