Luso-canadiano vende produtos portugueses para “ajudar o país”

Um empresário luso-canadiano do ramo da restauração de London, no Ontário, conta que tem no seu estabelecimento produtos portugueses “para ajudar o país”, mas lamentou que ao longo do tempo os emigrantes “tenham sido desprezados pelos sucessivos governos”.

Felipe Gomes, de 49 anos, proprietário do restaurante Aroma em London, na província canadiana do Ontário, referiu à agência Lusa que não tem “necessidade de vender produtos portugueses”, mas que o faz para ajudar o país.

“Os meus clientes são sobretudo canadianos, é um restaurante de qualidade, mas faço questão de ter aqui vinhos, refrigerantes e outros produtos portugueses, embora durante 40 anos de emigração tenhamos sido vistos como os parentes pobres da família’, frisou o empresário, natural de Almada.

Felipe Gomes, que está no Canadá há 26 anos, considerou que hoje os emigrantes representam o “incremento das grandes exportações” e lançou o apelo a todos os que estão no exterior que “comprem sumos, vinhos, sapatos, louças, produtos portugueses, para ajudar o país”.

Com laços familiares a Amália Rodrigues, pois a sua bisavó Felizmina de Jesus Rodrigues era irmã do pai da fadista, o empresário mantém um contato quase diário com a família em Portugal e também dá um conselho aos jovens: “emigrem”.

“Não vejam a questão de emigrarem como uma tristeza, mas sim como uma oportunidade, não se pode comparar com há 30 anos, milhares de canadianos saem para a Austrália e para a África do Sul simplesmente para aprenderem outras coisas”, exemplificou.

Felipe Gomes foi eleito recentemente em London vice-presidente da Associação Brasileira de Oportunidades de Negócios, é o único não asiático na Câmara de Comércio Chinês, além de já ter sido governador do Fanshawe College.

O luso-canadiano lamentou também a “burocracia” existente em Portugal, que há três anos o impede de operar uma unidade de turismo rural na Arrábida (Setúbal), um projecto que está parado.

Existem no Canadá cerca de 550 mil portugueses ou luso-descendentes, em London são cerca de 30 mil. Esta cidade canadiana tem uma população bastante, jovem fruto dos mais de 25 mil estudantes sazonais.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o buraco negro mais próximo da Terra pode não ser um buraco negro

Um objeto identificado no início deste ano como o buraco negro mais próximo da Terra pode, afinal, não o ser. Depois de reanalisar os dados, diferentes equipas de cientistas concluíram que o sistema HR 6819 …

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …