Afinal, quem decidiria a eventual prisão do presidente da Rússia seria “a Justiça, não o Governo”. Lula vai estudar o Estatuto de Roma.
O Brasil foi um dos países que assinou o estatuto do Tribunal Penal Internacional (TPI).
O Estatuto de Roma, elaborado há 25 anos, tem sido assunto frequente porque define que, quem tem mandado de captura internacional, deve ser detido pelas autoridades de um país que assinou esse documento.
O Brasil faz parte desta lista mas Lula da Silva disse que Vladimir Putin (alvo de mandado internacional) poderia visitar “tranquilamente” o país sul-americano: “Gostamos de tratar bem as pessoas”.
O presidente do Brasil quer rever esse assunto: “O papel do Tribunal Penal Internacional tem de ser revisto. Vou estudar este assunto”.
“Eu quero saber porque é que nós entrámos. A Índia não entrou, a China não entrou, os Estados Unidos não entraram, a Rússia não entrou… Eu vou saber porque é que o Brasil entrou. Porque somos inferiores e temos que aceitar uma coisa?”, perguntou Lula, em conferência de imprensa na Índia.
No entanto, estas dúvidas não são sinónimo obrigatório de saída do Tribunal Penal Internacional: “Não estou a dizer que vou sair. Só quero saber. Qual é a grandeza que fez o Brasil tomar essa decisão de ser signatário?”.
Desde a emissão do mandado de captura, Vladimir Putin não foi a duas reuniões internacionais importantes como a do BRICS e da recente G-20.
A próxima cimeira G-20 será no Brasil e Lula mudou o “tranquilamente” para palavras sobre a Justiça: “Se o Putin decidir ir ao Brasil, quem toma a decisão de prendê-lo ou não é a Justiça; não o governo nem o Congresso Nacional”.
Este comunista brasileiro arma-se e a gora teve que dar a mão à palmatória.
Idiota completo. Foi no primeiro mandato dele que o Brasil assinou no TPI e agora diz que não sabe porque assinou quando os EUA e Rússia nao assinaram. O Lula tem problema, tem!
Ah ah ah ah ah fugiu-lhe a boca para a verdade e depois teve de retratar-se…uma vez mais. Este tipo não vale nada.
A Cachaça di Rolha , nunca deve ser bebida antes de uma entrevista ! . Mas enfim o vicio é mais forte ! . Ele deveria ouvir ” tarde em Itapöa ” do Poeta Vinício de Moraes !