Lula ganharia as eleições presidenciais brasileiras à primeira volta

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais na primeira volta se as eleições, marcadas para outubro de 2022, fossem realizadas hoje, de acordo com uma sondagem de opinião divulgada na quarta-feira.

Esta sondagem da empresa Ipec está em linha com outra divulgada na semana passada pelo Instituto Datafolha, que também deu uma ampla vantagem ao líder do Partido dos Trabalhadores (PT) sobre o atual Presidente, Jair Bolsonaro.

A Ipec desenhou dois cenários possíveis para as eleições. No primeiro, ofereceu aos inquiridos uma lista de cinco possíveis candidatos.

O favorito seria Lula, com 48% dos votos, seguido por Bolsonaro, que receberia 23% do apoio.

Muito atrás ficaram o líder trabalhista Ciro Gomes (8%), o governador de São Paulo João Doria (3%), e o ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta (3%).

Esta diferença de mais onze pontos do que todos os seus adversários combinados levaria Lula, que Governou o Brasil entre 2003 e 2010, a ser proclamado o vencedor na primeira volta.

No segundo cenário, a Ipec incluiu dez candidatos. Lula obteria então 45% dos votos, em comparação com 22% para Bolsonaro e 18% para os outros candidatos, incluindo o antigo juiz e ministro Sergio Moro (5%).

Com estas percentagens, o antigo líder sindical estaria dentro da margem de erro, que é de dois pontos, para ganhar também na primeira volta, se as eleições se realizassem hoje.

Lula, que foi autorizado a concorrer nas eleições após os tribunais terem anulado as duas condenações por corrupção contra ele, deu a entender que se candidatará ao cargo em 2022, se o PT assim o desejar.

Pela sua parte, Bolsonaro também pretende concorrer à reeleição, embora a sua popularidade esteja atualmente no seu pior desde que está no poder.

A taxa de desaprovação do seu governo atingiu 53%, quatro pontos acima do inquérito divulgado em junho pela Ipec.

Os eleitores que consideram a sua administração “boa” ou “ótima” caíram para 22%, o nível mais baixo registado este ano.

Estas percentagens são também semelhantes às da sondagem Datafolha da semana passada.

Os resultados da sondagem Ipec são o resultado de 2.002 entrevistas presenciais em 141 municípios de todo o país, realizadas entre 16 e 20 de setembro.

  // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …

"Venezuelização" do país. Governo arrasado pelos descontos para os combustíveis no IVAucher

O anúncio do Governo de um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível abastecido, através do programa IVAucher, está a ser duramente criticado por muitos portugueses. E há até quem fala na "venezuelização" do …

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …

A tábua babilónica que se descobriu ter a representação de um fantasma.

Tábua babilónica tem a mais antiga representação de um fantasma (e explica como livrar-se dele)

Foi oficialmente descoberta a representação mais antiga de um fantasma numa tábua de argila babilónica com 3.500 anos, que estava guardada no Museu Britânico, em Londres. A ilustração estava no museu desde o século XIX, mas …

Eleições ou continuar a governar se o OE chumbar? "Estou preparado para tudo".

O primeiro-ministro disse esta sexta-feira estar preparado para continuar a governar, mesmo que o Orçamento para 2022 chumbe, mas adiantou que respeitará se o Presidente da República tiver um entendimento diverso e convocar eleições antecipadas. Esta …

A humanidade sobreviveu a cinco apocalipses. E está preparada para mais

Nos últimos meses, a atenção mediática tem recaído sobre temas como pandemias, vulcões, sismos e outras catástrofes a que, não sendo novidades, a humanidade tem vindo a sobreviver de forma quase inexplicável. Pandemias, vulcões, sismos, cheias …

OE. Costa promete salário mínimo de 850 euros em 2025 e aumento de pensões em janeiro

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta sexta-feira que é intenção do Governo elevar o salário mínimo aos 850 euros em 2025 e aumentar o mínimo de existência no próximo ano, isentando de IRS …

Cientistas portugueses ajudam a descobrir novo mecanismo para regeneração muscular

O músculo é conhecido por se regenerar através de um processo complexo que envolve várias etapas e depende de células-tronco. Mas uma nova pesquisa apresenta um novo mecanismo. Um novo estudo liderado por investigadores do Instituto …

Investigadores de Harvard utilizam corantes para armazenar dados

Na era digital, quase tudo é possível. Uma equipa de químicos de Harvard desenvolveu um novo sistema que utiliza misturas de sete corantes fluorescentes disponíveis comercialmente para armazenar ficheiros de dados. É comum pensarmos no armazenamento …

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …