Lula e Dilma tentaram obstruir investigações de corrupção

Lula Marques / Agência PT

Michel Temer e Dilma Rousseff

Os ex-presidentes brasileiros Lula da Silva e Dilma Rousseff tentaram obstruir as investigações de corrupção no âmbito da operação Lava Jato, anunciou hoje em comunicado a Polícia Federal (PF) do Brasil.

A acusação consta de um relatório enviado hoje pela PF ao Supremo Tribunal Federal.

No documento, a PF acusa designadamente os dois ex-presidentes de de terem praticado o crime de tentativa de obstrução de Justiça, daí que se solicita ao STF que os dois tenham processos abertos na Justiça Federal de primeiro grau em Brasília por terem tentado impedir os avanços das investigações da operação Lava Jato.

O pedido de abertura de processo baseia-se na nomeação de Lula da Silva para o cargo de ministro da Casa Civil, feita em 2016 por Dilma Rousseff.

Segundo o relatório da Polícia Federal, a entrada de Lula da Silva no Governo teria sido orquestrada como uma tentativa de obstruir as investigações da Lava Jato, já que se ele fosse ministro teria conseguido foro privilegiado, condição dada aos ministros e parlamentares brasileiros que só podem ser investigados pelo STF.

“Acreditamos haver suficientes indícios de materialidade e autoria do crime […] uma vez que ambos, de forma consciente, impuseram embaraços ao avanço das investigações da Operação Lava Jato contra o ex-presidente Lula da Silva em razão da sua nomeação para o cargo de ministro-chefe da Casa Civil da Presidência da República”, diz o relatório.

Lula da Silva chegou a tomar posse, mas foi impedido de permanecer no cargo, uma decisão temporária tomada pelo juiz Gilmar Mendes do STF.

Os advogados de Lula da Silva responderam, em nota, que a acusação contra seu cliente neste relatório da Polícia Federal é “desprovida de qualquer fundamento jurídico”.

Além de investigações contra Lula da Silva e Dilma Rousseff, o documento da Polícia Federal também pediu a abertura de um inquérito contra o ex-ministro da Educação e da Casa Civil Aloísio Mercadante.

Centrado na gravação de uma conversa telefônica do ex-ministro com um assessor do senador cassado Delcídio do Amaral, a Polícia Federal concluiu que Mercadante teria cometido os crimes de tentativa de obstrução da Justiça e tráfico de influência.

Segundo os investigadores, o telefonema gravado pelo assessor mostra que Aloísio Mercadante ofereceu ajuda a Delcídio do Amaral em troca do silêncio do parlamentar, que na época estava preso.

As autoridades policiais disseram que a conversa retratou “embaraço à colaboração premiada [confissão em troca da redução de pena] do ex-senador Delcídio do Amaral”.

A decisão sobre a abertura ou não de novos processos contra Lula da Silva, Dilma Rousseff e Aloísio Mercadante foi encaminhada ao juiz Edson Fachin, que analisa os processos da operação Lava Jato no STF.

// Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É mentira! Este artigo faz parte da campanha do Judiciário contra Lula e Dilma, campanha essa que dura há anos, levantam suspeitas e não apresentam provas. Por isso é que, apesar da perseguição, nunca deu em nada. Uma vergonha!

  2. Uma vergonha é você ter a cara de pau de defender dois corruptos. Todos ao redor sabiam dos esquemas de corrupção menos eles? Se sabiam são corruptos, se não sabiam são incompetentes.

  3. Lá como cá! Lá ainda pior, penso eu de que. Claro que cá também escutas destruídas e não há meio de meterem na prisão os corruptos que todos sabemos! Muita coisa também nunca deu em nada!!

RESPONDER

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …

Processo obscuro e pouco transparente. Expansão do Metro do Porto cria mal-estar

O alargamento do Metro do Porto está a criar mal-estar entre algumas autarquias da área Metropolitana do Porto. Os autarcas falam num processo obscuro e pouco transparente. O protocolo para consolidação da expansão da rede de …

Barcelona contrata jogador com o mercado fechado (mas Leganés não pôde fazer o mesmo)

O Barcelona foi autorizado a contratar um jogador com o mercado fechado, mas o pedido do Leganés foi rejeitado. O clube perdeu Braithwaite para o clube catalão. O FC Barcelona anunciou, esta quinta-feira, a contratação do …

Portugueses gastam 160 euros por ano na "epidemia das raspadinhas". 11 vezes mais do que os espanhóis

De acordo com um estudo recente, há cada vez mais pessoas a chegarem aos consultórios médicos com a doença do jogo patológico desencadeada pela raspadinha. Num artigo científico publicado na The Lancet, Pedro Morgado e Daniela …

Direita chega ao jogo das comissões no MB Way. PSD e Chega juntam-se ao PS

O PSD quer alargar serviços dentro das contas de baixo custo e incluir transferências via a aplicação da SIBS. O Chega quer eliminar custos nessas transações. Depois da esquerda, é a vez da direita marcar terreno …

Fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sepultura errada

Numa tentativa de prestar homenagem ao ex-basquetebolista, vários fãs de Kobe Bryant em luto estão a deixar flores na sua sepultura. O problema é que o têm na campa de outra pessoa. Quase um mês depois …

Precários das escolas ganham menos 170 euros por mês ao entrarem nos quadros

Nas escolas, os psicólogos que passem a efetivos através do PREVPAP passam a ganhar menos 170 euros por mês. Há outros trabalhadores na mesma situação. Os psicólogos precários que trabalham em escolas passam a ganhar menos …

Numa Liga Europa "aportuguesada", o Sporting foi o único a rugir

O Sporting foi a única equipa portuguesa a conseguir vencer nos 16-avos-de-final da Liga Europa. Benfica, FC Porto e SC Braga saíram derrotados dos seus respetivos jogos. A Liga Europa é casa dos emblemas portugueses esta …