Lula da Silva indiciado por corrupção e lavagem de dinheiro

Ricardo Stuckert / PR / ABr

O ex-presidente do Brasil, Lula da Silva

A Polícia Federal indiciou esta sexta-feira o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a sua esposa Marisa Letícia e mais três pessoas por corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro no caso do apartamento triplex em Guarujá, no litoral de São Paulo.

As autoridades suspeitam de irregularidades na aquisição e reforma do triplex e no depósito de bens de Lula, cuja defesa insistiu, no passado, que o ex-presidente nunca foi dono do apartamento em questão. Lula da Silva também foi indiciado por falsidade ideológica.

Além do ex-residente e da mulher, também foram denunciados o ex-presidente da empresa de construção civil OAS José Adelmario Pinheiro Filho, o arquiteto Paulo Gordilho e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto.

Em causa está a ocultação de posse de um apartamento triplex, como parte de um conjunto de “vantagens ilícitas” dadas por empresas investigadas pela Operação Lava Jato.

O jornal Estado de S. Paulo avança que o indiciamento foi aberto a partir das provas e depoimentos feitos no inquérito que investiga o apartamento triplex.

A conclusão do delegado Márcio Adriano Anselmo é que o casal “foi beneficiário de vantagens ilícitas, por parte da OAS, em valores que alcançaram R$ 2,4 milhões referentes as obras de reforma no apartamento 164-A do Edifício Solaris, bem como no custeio de armazenamento de bens do casal”.

O Estadão destaca que este é o primeiro indiciamento formal contra Lula da Silva no âmbito da Operação Lava Jato, uma etapa anterior à denúncia criminal, que deve ser apresentada pelo Ministério Público Federal ao juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Lava Jato em primeira instância.

Uma das medidas que pode ser tomada pelo juiz é a prisão preventiva de Lula da Silva, caso julgue necessário para a condução das investigações.

ZAP / SN

PARTILHAR

RESPONDER

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema …

Uber passa a estar disponível em todo o país

A plataforma de transporte pode, a partir desta terça-feira, ter operadores em todo o território nacional, considerando ser um passo importante num contexto em que o turismo interno ganha relevância, no âmbito da pandemia da …

Profissionais do SNS já trabalharam oito milhões de horas extra no primeiro semestre

No primeiro semestre de 2020, contam-se mais 1,2 milhões de horas suplementares trabalhadas, sendo que só em maio a subida foi superior a 471 mil. Segundo o Jornal de Notícias, nos primeiros seis meses deste ano, …

Rui Moreira diz que não é possível prevenir festejos de adeptos do FC Porto

O presidente da Câmara Municipal do Porto disse, esta terça-feira, não ser possível tomar medidas de prevenção em relação a possíveis festejos de adeptos do FC Porto pela conquista do título, pedindo apenas que se …

Mulher assintomática provoca surto de 71 infetados na China. Bastou entrar sozinha num elevador

A passagem de uma mulher infetada com covid-19, mas assintomática, por um elevador de um edifício habitacional na China deu origem a um surto de 71 contagiados. De acordo com o estudo publicado pelo Centro de …

Detido em França um dos pedófilos da "darknet" mais procurados do mundo

A polícia francesa prendeu um suspeito de gerir portais na "darknet" que permitiram a "milhares de internautas de todo o mundo ter acesso a fotografias ou vídeos de caráter pedopornográfico", anunciou, esta segunda-feira, o Ministério …

Mais seis mortes e 233 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta terça-feira, mais seis mortes e 233 novos casos de infeção por covid-19 em relação a segunda-feira. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos 233 novos casos, 143 são na região …

Itália restitui a França obra de Banksy roubada do Bataclan

Itália anunciou, esta terça-feira, que vai devolver a França uma obra atribuída a Banksy, uma homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Paris, em 2015, roubada em 2019 e encontrada numa quinta perto de Roma. Antes, …

Há corais vermelhos na costa algarvia (e vai haver multas para quem os apanhar)

Os corais vermelhos da costa portuguesa vão passar a estar protegidos por legislação pesqueira e ambiental que está a ser preparada pelo governo e coimas elevadas, anunciou o ministro do Mar. O ministro do Mar, Ricardo …

Vieira e SAD arguidos. CMVM suspende ações do Benfica

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu, esta terça-feira, as negociações de ações da Benfica SAD, pouco tempo depois de ter sido confirmada a existência de três arguidos por fraude fiscal, na sequência …