Lucros da EDP caíram (e a culpa é da chuva)

Paulo Vaz Henriques / Portugal.gov.pt

António Mexia, presidente executivo da EDP

Os resultados líquidos da EDP caíram 18% no primeiro trimestre do ano, situando-se nos 215 milhões de euros. E a culpa foi da falta de chuva.

A empresa de energia divulgou os resultados operacionais até Março deste ano, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), citado pelo jornal Público.

Os accionistas da EDP são assim informados de que o resultado líquido no primeiro trimestre do ano caiu 18% para os 215 milhões de euros, enquanto a dívida líquida subiu 1%, situando-se nos 16 mil milhões de euros.

O resultado “antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) do grupo caiu 11%, para cerca de mil milhões de euros”, refere o Público.

Como justificação para esta queda, a EDP aponta o “contexto operacional muito mais severo”, relativamente a 2016 que foi um ano “muito chuvoso” e com preços grossistas “muito baixos”.

Neste arranque de 2017, “a produção hídrica [na Península Ibérica] caiu para metade, os elevados resultados com a gestão de energia desapareceram e as margens de comercialização foram afectadas”, destaca a EDP.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. È se o ano de 2016 houve tanta chuva se produzido mais energia porque razão então houve aumento nos preços da eletricidade?? Deveria haver era baixa de preço…

  2. Como pode alguma Empresa dar lucro com os CHULOS E PARASITAS dos Administradores.
    Quando Tivermos um Governo de Gente Seria e Honesta e quando o Ze Povinho vier para a Rua a Repor da verdade. Vão verificar que Tudo da lucro. Ate La fome miseria e gatunos

  3. Enquanto que milhares de pessoas alimentarem essa gente, mantendo os contratos de luz e gás com eles… vão continuar a ter o monopólio e ganhar rios de dinheiro as “nossas” custas..

  4. Notícia enganosa… !
    Os lucros caíram… mas o ROUBO aos consumidores continua de forma desalmada e sem vergonha. A ERSE continua a fechar os olhos ao assalto e não põe mão nas verbas acrescentadas às facturas dos clientes que nada têm a ver com o gasto de energia. Esses acrescentos são superiores a 50% da factura.

    Quanto à EDP, o título da notícia deveria ser : ESTE ANO A EDP BAIXOU O ROUBO PARA 215 milhões de euros.

    Se a EDP tem estes lucros fabulosos, isso deve-se ao facto de vender a energia bem acima do valor de mercado, já que não há ganhos de eficiência nem valor acrescentado. É ROUBO PURO !!!
    5000 EUROS diários vão direitinhos para o bolso do Mexia.

RESPONDER

Acesso à Internet deve ser considerado direito humano básico

Uma nova investigação, levada a cabo pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, concluiu que acesso à Internet deve ser um direito humano básico, pois significa a capacidade participar na vida pública. Merten Reglitz, professor de …

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …