Estela Silva / Lusa

A ministra da Saúde, Ana Paula Martins.
Nelson Batista é candidato à Câmara Municipal de Loures. Com a contestada Ana Paula Martins no evento.
Nelson Batista é o candidato da coligação PSD/CDS-PP à Câmara Municipal de Loures. A apresentação está marcada para as 19h desta sexta-feira, no Jardim Público de Lousa.
Até aqui seria mais uma de centenas de candidaturas para as eleições autárquicas deste ano. Mas há uma presença, já confirmada, que dá outro tom a esta apresentação.
Ana Paula Martins vai estar no evento. A ministra da Saúde, muito contestada, vai apoiar o candidato da coligação.
Mas há um pormenor em Lousa, o local da apresentação: nessa freguesia só há uma médica reformada. Está em consultas durante algumas horas e já anunciou que vai deixa de exercer a profissão.
Além dessa médica reformada, só há teleconsultas para a maioria da população, que não tem médico atribuído, destaca o AbrilAbril.
No caso de Lousa, há cerca de dois meses “caíram em saco roto” as promessas do PS (que lidera a Câmara de Loures, com Ricardo Leão): foram anunciadas teleconsultas no pólo de Lousa da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Loures – porque não há médicos.
No geral, a promessa de um médico de família para cada português, feita por Luís Montenegro, já não vai ser cumprida até ao final deste ano, admite o próprio primeiro-ministro.
As contas de Maio apontam para mais de 1,6 milhões de utentes em Portugal sem médico de família.
Lousa é um caso evidente, onde agora estará a ministra da Saúde, num concelho (Loures) que tem sido particularmente afectado pelo encerramento de serviços de urgência, reforça o AbrilAbril.