“Louca” tempestade de gelo lança o caos no Sul do Canadá

Richard Anderson / YouTube

Tempestade de gelo no Canadá

Tempestade de gelo no Canadá

Cerca de 300 mil pessoas estão sem electricidade na Grande Área de Toronto (GTA, sigla em inglês) devido a uma tempestade de gelo que está a afectar o sul do Canadá, provocando o caos na região.

A enorme tempestade, que fez pelo menos 6 mortos este fim-de-semana, é classificada pelas testemunhas como “estranha”, “louca”, “assustadora”, tendo ganho a alcunha de “icemageddon”.

Segundo confirmou este domingo a Hydro One, empresa responsável pela electricidade em Toronto, existem cerca de 300 mil pessoas afectadas pela falta de energia no corredor da autoestrada 401 (entre Etobicoke a Scarborough) e esta deve demorar, pelo menos, “72 horas” a ser restabelecida, possivelmente até ao dia de Natal.

Também no Quebeque, a Hydro local confirmou que 45 mil clientes estão sem energia, 1.500 em Montreal.

Mais de meia centena de voos foram cancelados nos aeroportos entre Toronto e St. Johns, os elétricos foram suspensos e algumas linhas do metro estavam inoperacionais devido à tempestade de chuva congelada que tem afetado a região, com 20 a 30 milímetros.

O mau tempo impediu ainda que muitos veículos pudessem ser retirados das garagens, registando-se ainda algumas ocorrências causadas pelo gelo nas estradas, não só no Ontário, mas um pouco pela região sul do país.

 

Muitos dos residentes aproveitaram para registar este momento através de fotografias, que colocaram nas redes sociais, com árvores caídas, cabos de eletricidade em curto de circuito, e até fotografias de pessoas que se aventuraram a praticar patinagem com patins de gelo nas estradas congeladas.

 

 

Há cerca de 550 mil portugueses ou luso-descendentes no Canadá, residindo a grande maioria no Ontário.

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Patrões acusam Governo de usar a concertação social para viabilizar o Orçamento

Os patrões veem as alterações à lei laboral como uma estratégia do Governo para aprovar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), enquanto as centrais sindicais consideraram estas mudanças insuficientes. As alterações à legislação laboral não …

Um rato

Nova Iorque alvo de aumento recorde de casos de doença rara transmitida por ratos

Uma doença bacteriana rara, espalhada através da urina de rato, está a assolar a cidade de Nova Iorque. Este ano, pelo menos 15 pessoas terão contraído a doença. Destas, 13 foram hospitalizadas e uma morreu. A …

Portugal regista mais três mortes e 927 casos de covid-19

Portugal registou, esta quarta-feira, mais três mortes e 927 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 927 novos …

Festejos do Sporting. IGAI garante que "não omitiu informação ou branqueou factos"

A inspetora-geral da Administração Interna garantiu no Parlamento, esta quarta-feira, que a IGAI "não omitiu informação ou branqueou factos" no relatório sobre os festejos do Sporting, sustentando que tudo o que foi investigado consta do …

PAN só viabiliza OE "se houver compromisso do Governo em alterar" a proposta

A porta-voz do PAN afirmou, esta quarta-feira, que o partido só poderá viabilizar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) se o Governo se comprometer com alterações à proposta na especialidade. Inês Sousa Real falava aos …

Colômbia condenada por não ter investigado agressões "verbais, físicas e sexuais" a jornalista

De acordo com a sentença, o Estado colombiano não investigou devidamente o caso de sequestro, tortura e violação da jornalista Jinedth Bedoya, que estava a trabalhar numa reportagem sobre a guerra civil em 2000. O Tribunal …

Rio diz ter "obrigação" de avançar com recandidatura à liderança do PSD

O presidente do PSD justificou a sua recandidatura à liderança, esta quarta-feira, pela "obrigação" de colocar o interesse do país e do partido à frente da sua vida pessoal. No final de uma audiência com o …

Fenprof e FNE convocam greve nacional de professores para 5 de novembro

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) e a Federação Nacional da Educação (FNE) anunciaram, esta quarta-feira, que vão convocar uma greve nacional de professores para 5 de novembro. Em comunicado, a Fenprof refere que a greve …

PCP reconhece aproximação do Governo, mas diz que ainda é insuficiente

O líder parlamentar do PCP considerou, esta quarta-feira, que houve uma aproximação do Governo às propostas do partido, mas que ainda não é suficiente para alterar a avaliação feita sobre o Orçamento do Estado para …

Alemanha pode falhar objetivo de doação de vacinas contra a covid-19 (e culpa fabricantes)

A Alemanha pode falhar o seu objetivo de doar 100 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países mais pobres. Um funcionário do ministério da saúde alemão revelou, numa carta a Bruxelas, que a …