Cerca de 300 mil pessoas estão sem electricidade na Grande Área de Toronto (GTA, sigla em inglês) devido a uma tempestade de gelo que está a afectar o sul do Canadá, provocando o caos na região.
A enorme tempestade, que fez pelo menos 6 mortos este fim-de-semana, é classificada pelas testemunhas como “estranha”, “louca”, “assustadora”, tendo ganho a alcunha de “icemageddon”.
Segundo confirmou este domingo a Hydro One, empresa responsável pela electricidade em Toronto, existem cerca de 300 mil pessoas afectadas pela falta de energia no corredor da autoestrada 401 (entre Etobicoke a Scarborough) e esta deve demorar, pelo menos, “72 horas” a ser restabelecida, possivelmente até ao dia de Natal.
Também no Quebeque, a Hydro local confirmou que 45 mil clientes estão sem energia, 1.500 em Montreal.
Mais de meia centena de voos foram cancelados nos aeroportos entre Toronto e St. Johns, os elétricos foram suspensos e algumas linhas do metro estavam inoperacionais devido à tempestade de chuva congelada que tem afetado a região, com 20 a 30 milímetros.
O mau tempo impediu ainda que muitos veículos pudessem ser retirados das garagens, registando-se ainda algumas ocorrências causadas pelo gelo nas estradas, não só no Ontário, mas um pouco pela região sul do país.
Muitos dos residentes aproveitaram para registar este momento através de fotografias, que colocaram nas redes sociais, com árvores caídas, cabos de eletricidade em curto de circuito, e até fotografias de pessoas que se aventuraram a praticar patinagem com patins de gelo nas estradas congeladas.
Há cerca de 550 mil portugueses ou luso-descendentes no Canadá, residindo a grande maioria no Ontário.
ZAP/Lusa