Lote de testes serológicos rápidos vai ser recolhido após “falsos negativos”

Tiago petinga / Lusa

Um lote de testes serológicos rápidos para deteção de anticorpos à covid-19 vai ser recolhido, após se terem verificado dois resultados “falsos negativos” em Portugal, indicou o Infarmed.

Numa circular pública, o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, informa que o distribuidor nacional dos testes rápidos de anticorpos “Tell Me Fast Rapid Diagnostic Test Coronavirus”, do fabricante Biocant Diagnostics Inc, está a efetuar a recolha voluntária de um lote, após se terem verificado dois resultados falsos negativos em Portugal.

O fabricante, indica o Infarmed, justificou o incidente com o facto de o lote fazer parte da produção inicial do teste e, por isso, “não incluir as melhorias entretanto introduzidas para aumentar a sua sensibilidade e especificidade para a deteção de baixos níveis de anticorpos”.

Assim, o Infarmed determinou a suspensão da comercialização deste lote e a sua recolha.

Na circular, o Infarmed recorda que os testes de diagnóstico para a covid-19, “incluindo os testes rápidos”, só podem ser realizados por laboratórios hospitalares ou “outros com biossegurança de nível 2, e em unidades prestadoras de cuidados de saúde”.

A Autoridade Nacional do Medicamento nota também que a informação sobre os testes rápidos de anticorpos “é ainda limitada” e que, por serem testes de deteção da resposta imunológica, “não estão recomendados para o diagnóstico de novos casos de covid-19”, pois, quando interpretados isoladamente, não excluem a possibilidade de a pessoa estar infetada.

“Apesar da sua limitada utilidade clínica, estes testes podem ser utilizados em estudos de investigação”, é acrescentado na circular.

Na segunda-feira, o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, já tinha afirmado que os testes serológicos para deteção de anticorpos à covid-19 devem ser usados com “parcimónia e em condições controladas” e feitos em termos de grupo.

O secretário de Estado da Saúde advertiu ainda que, feitos de uma forma individualizada, os testes podem dar “uma falsa sensação de segurança”.

Estes testes não são comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, ao contrário dos testes moleculares para detetar a presença do vírus, e custam entre 25 e 50 euros.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …