As Slow as Possible. A mais longa música do mundo dura 639 anos (e vai tocar até 2640)

Centenas de fãs compareceram a um tipo especial de musical no sábado passado numa igreja na Alemanha: uma mudança de acorde numa peça de órgão que dura 639 anos.

A apresentação do “ORGAN/ASLSP” – ou As Slow As Possible – começou em setembro de 2001 na Igreja de St. Burchardi na cidade oriental de Halberstadt, na Alemanha, e deverá terminar em 2640.

A peça musical do compositor norte-americano John Cage é tocada num órgão especial dentro da igreja medieval. O último som tem sido o mesmo nos últimos seis anos e 11 meses e, portanto, a mudança de acorde no sábado foi um grande evento entre os fãs do John Cage Organ Project.

Uma mudança de acorde significa que o som dos tubos do órgão muda porque novos sons são adicionados ou os sons existentes terminam. No sábado, dois novos tubos de órgão foram adicionados.

Um compressor no porão cria energia para soprar ar no órgão para criar um som contínuo. Quando ocorre uma mudança de acorde, é feita manualmente. No sábado, a cantora soprano Johanna Vargas e o organista Julian Lembke mudaram o acorde.

O novo som lembrou alguns ouvintes do zumbido metálico dentro da casa de máquinas de um grande navio.

Mudanças de acordes geralmente atraem vários milhares de visitantes a Halberstadt, mas por causa da pandemia de covid-19, o número de convidados permitidos na igreja foi limitado este ano.

A próxima mudança de acorde está prevista para 5 de fevereiro de 2022.

Quando a peça começou oficialmente em 5 de setembro de 2001, começou sem nenhum som. Foi apenas em 5 de fevereiro de 2003, dia da primeira troca de acordes, que os primeiros acordes de tubos de órgão puderam ser ouvidos dentro da igreja.

Cage nasceu em Los Angeles em 1912 e morreu em Nova Iorque em 1992. É conhecido não só como compositor, mas também como teórico musical, artista e filósofo.

A igreja de St. Burchardi tem uma história longa e variada. Foi construído por volta de 1050 e foi usado durante mais de 600 anos como um mosteiro da Ordem de Cister. Foi parcialmente destruído durante a Guerra dos Trinta Anos – e depois reconstruído. Ao longo dos séculos, serviu como celeiro, destilaria e chiqueiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …