//

As Slow as Possible. A mais longa música do mundo dura 639 anos (e vai tocar até 2640)

Centenas de fãs compareceram a um tipo especial de musical no sábado passado numa igreja na Alemanha: uma mudança de acorde numa peça de órgão que dura 639 anos.

A apresentação do “ORGAN/ASLSP” – ou As Slow As Possible – começou em setembro de 2001 na Igreja de St. Burchardi na cidade oriental de Halberstadt, na Alemanha, e deverá terminar em 2640.

A peça musical do compositor norte-americano John Cage é tocada num órgão especial dentro da igreja medieval. O último som tem sido o mesmo nos últimos seis anos e 11 meses e, portanto, a mudança de acorde no sábado foi um grande evento entre os fãs do John Cage Organ Project.

Uma mudança de acorde significa que o som dos tubos do órgão muda porque novos sons são adicionados ou os sons existentes terminam. No sábado, dois novos tubos de órgão foram adicionados.

Um compressor no porão cria energia para soprar ar no órgão para criar um som contínuo. Quando ocorre uma mudança de acorde, é feita manualmente. No sábado, a cantora soprano Johanna Vargas e o organista Julian Lembke mudaram o acorde.

O novo som lembrou alguns ouvintes do zumbido metálico dentro da casa de máquinas de um grande navio.

Mudanças de acordes geralmente atraem vários milhares de visitantes a Halberstadt, mas por causa da pandemia de covid-19, o número de convidados permitidos na igreja foi limitado este ano.

A próxima mudança de acorde está prevista para 5 de fevereiro de 2022.

Quando a peça começou oficialmente em 5 de setembro de 2001, começou sem nenhum som. Foi apenas em 5 de fevereiro de 2003, dia da primeira troca de acordes, que os primeiros acordes de tubos de órgão puderam ser ouvidos dentro da igreja.

Cage nasceu em Los Angeles em 1912 e morreu em Nova Iorque em 1992. É conhecido não só como compositor, mas também como teórico musical, artista e filósofo.

A igreja de St. Burchardi tem uma história longa e variada. Foi construído por volta de 1050 e foi usado durante mais de 600 anos como um mosteiro da Ordem de Cister. Foi parcialmente destruído durante a Guerra dos Trinta Anos – e depois reconstruído. Ao longo dos séculos, serviu como celeiro, destilaria e chiqueiro.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.