As Slow as Possible. A mais longa música do mundo dura 639 anos (e vai tocar até 2640)

Centenas de fãs compareceram a um tipo especial de musical no sábado passado numa igreja na Alemanha: uma mudança de acorde numa peça de órgão que dura 639 anos.

A apresentação do “ORGAN/ASLSP” – ou As Slow As Possible – começou em setembro de 2001 na Igreja de St. Burchardi na cidade oriental de Halberstadt, na Alemanha, e deverá terminar em 2640.

A peça musical do compositor norte-americano John Cage é tocada num órgão especial dentro da igreja medieval. O último som tem sido o mesmo nos últimos seis anos e 11 meses e, portanto, a mudança de acorde no sábado foi um grande evento entre os fãs do John Cage Organ Project.

Uma mudança de acorde significa que o som dos tubos do órgão muda porque novos sons são adicionados ou os sons existentes terminam. No sábado, dois novos tubos de órgão foram adicionados.

Um compressor no porão cria energia para soprar ar no órgão para criar um som contínuo. Quando ocorre uma mudança de acorde, é feita manualmente. No sábado, a cantora soprano Johanna Vargas e o organista Julian Lembke mudaram o acorde.

O novo som lembrou alguns ouvintes do zumbido metálico dentro da casa de máquinas de um grande navio.

Mudanças de acordes geralmente atraem vários milhares de visitantes a Halberstadt, mas por causa da pandemia de covid-19, o número de convidados permitidos na igreja foi limitado este ano.

A próxima mudança de acorde está prevista para 5 de fevereiro de 2022.

Quando a peça começou oficialmente em 5 de setembro de 2001, começou sem nenhum som. Foi apenas em 5 de fevereiro de 2003, dia da primeira troca de acordes, que os primeiros acordes de tubos de órgão puderam ser ouvidos dentro da igreja.

Cage nasceu em Los Angeles em 1912 e morreu em Nova Iorque em 1992. É conhecido não só como compositor, mas também como teórico musical, artista e filósofo.

A igreja de St. Burchardi tem uma história longa e variada. Foi construído por volta de 1050 e foi usado durante mais de 600 anos como um mosteiro da Ordem de Cister. Foi parcialmente destruído durante a Guerra dos Trinta Anos – e depois reconstruído. Ao longo dos séculos, serviu como celeiro, destilaria e chiqueiro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …

Transferência para o Wolves. Diogo Jota recorda palavras de Jorge Mendes: "Vês como eu tinha razão?"

Diogo Jota, atual avançado do Liverpool, recuou no tempo e enfatizou a importância de Jorge Mendes na progressão da sua carreira. O avançado internacional português, que se transferiu esta temporada para o Liverpool, trocou o Atlético …

Um total de 19.359 agregados pagaram adicional de solidariedade do IRS

Entre o Continente e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira são 19.359 os agregados com rendimento coletável acima dos 80 mil euros e que, por esse motivo, foram chamados a pagar taxa adicional …