As Slow as Possible. A mais longa música do mundo dura 639 anos (e vai tocar até 2640)

Centenas de fãs compareceram a um tipo especial de musical no sábado passado numa igreja na Alemanha: uma mudança de acorde numa peça de órgão que dura 639 anos.

A apresentação do “ORGAN/ASLSP” – ou As Slow As Possible – começou em setembro de 2001 na Igreja de St. Burchardi na cidade oriental de Halberstadt, na Alemanha, e deverá terminar em 2640.

A peça musical do compositor norte-americano John Cage é tocada num órgão especial dentro da igreja medieval. O último som tem sido o mesmo nos últimos seis anos e 11 meses e, portanto, a mudança de acorde no sábado foi um grande evento entre os fãs do John Cage Organ Project.

Uma mudança de acorde significa que o som dos tubos do órgão muda porque novos sons são adicionados ou os sons existentes terminam. No sábado, dois novos tubos de órgão foram adicionados.

Um compressor no porão cria energia para soprar ar no órgão para criar um som contínuo. Quando ocorre uma mudança de acorde, é feita manualmente. No sábado, a cantora soprano Johanna Vargas e o organista Julian Lembke mudaram o acorde.

O novo som lembrou alguns ouvintes do zumbido metálico dentro da casa de máquinas de um grande navio.

Mudanças de acordes geralmente atraem vários milhares de visitantes a Halberstadt, mas por causa da pandemia de covid-19, o número de convidados permitidos na igreja foi limitado este ano.

A próxima mudança de acorde está prevista para 5 de fevereiro de 2022.

Quando a peça começou oficialmente em 5 de setembro de 2001, começou sem nenhum som. Foi apenas em 5 de fevereiro de 2003, dia da primeira troca de acordes, que os primeiros acordes de tubos de órgão puderam ser ouvidos dentro da igreja.

Cage nasceu em Los Angeles em 1912 e morreu em Nova Iorque em 1992. É conhecido não só como compositor, mas também como teórico musical, artista e filósofo.

A igreja de St. Burchardi tem uma história longa e variada. Foi construído por volta de 1050 e foi usado durante mais de 600 anos como um mosteiro da Ordem de Cister. Foi parcialmente destruído durante a Guerra dos Trinta Anos – e depois reconstruído. Ao longo dos séculos, serviu como celeiro, destilaria e chiqueiro.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Mais 13 mortes e 3452 casos de covid-19 nas últimas 24 horas

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 13 mortes e 3452 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3452 novos …

MPT junta-se a PDR e pedem que Nós, Cidadãos! seja banido das autárquicas pelo TC

O MPT juntou-se ao PDR e ambos pedem que o Nós, Cidadãos! seja impedido de "apresentar candidaturas" às eleições autárquicas de setembro. Em junho, o PDR deu entrada com um pedido no Tribunal Constitucional (TC) para …

Relatório revela envolvimento da Igreja Católica em 100 casos de pedofilia na Polónia

Uma comissão estatal que analisou as denúncias de crimes de pedofilia registadas na Polónia entre 2017 e 2020 denunciou na terça-feira que quase um terço dos casos estudados, num total superior a 300 processos, envolvem …

Polícias voltam aos protestos por causa do subsídio de risco em dia de nova reunião com o Governo

Elementos da PSP e da GNR voltam esta quarta-feira aos protestos por causa do subsídio de risco, uma concentração que vai decorrer enquanto os sindicatos e associações socioprofissionais estão reunidos no Ministério da Administração Interna …

Vieira continua em domiciliária. MP vai pedir reforço de garantias de caução

O Ministério Público (MP) vai pedir reforço de garantias de caução por entender que o uso das ações da SAD do Benfica não é a forma apropriada. O Correio da Manhã avança, esta manhã, que o …

Investigadores suecos pagam 23 dólares a quem se vacinar contra a covid-19

Recompensa surge no âmbito de uma pesquisa que pretende avaliar o nível de eficácia de diferentes incentivos à vacinação contra a Covid-19. O estudo conta com a participação de 8.200 voluntários com menos de 60 …

Costa diz que Estado se curva "perante a memória" de Otelo. Mas BE condena ausência de luto nacional

O primeiro ministro, António Costa, e o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiram não declarar luto nacional pela morte de Otelo Saraiva de Carvalho, Capitão de Abril. A líder do BE e o …

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que presenciaram a invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …