As autoridades britânicas estão sob alerta máximo, depois de ameaças feitas por um grupo terrorista com inspiração islâmica que apela aos muçulmanos para levarem a cabo ataques no coração comercial de Londres.
Num vídeo divulgado na Internet, militantes do grupo extremista Al-Shabaab surgem de cara tapada e a falar com sotaque britânico, apelando aos muçulmanos para atacarem Oxford Street, uma das ruas mais movimentadas e mais turísticas de Londres, com inúmeras lojas comerciais e constante reboliço.
No mesmo vídeo de mais de 70 minutos, os terroristas apelam ao ataque a outras ruas comerciais da capital inglesa e pedem também que sejam feitos ataques similares a centros comerciais, nomeadamente nos EUA, no Canadá e em França.
Estas ameaças estão a ser levadas muito a sério pelas autoridades de segurança destes países que terão já colocado em marcha os respectivos planos de emergência e de defesa. Em Londres terá sido accionado o alerta máximo, conforme noticiam vários órgãos de informação britânicos.
ZAP