Londres já inaugurou a réplica do Arco do Triunfo de Palmira

(cv) CNN / YouTube

Londres inaugurou réplica do Arco do Triunfo de Palmira destruído pelo Estado Islâmico

Londres inaugurou réplica do Arco do Triunfo de Palmira destruído pelo Estado Islâmico

A réplica do monumento sírio, recentemente destruído pelo Estado Islâmico, foi desenvolvido pelo Institute for Digital Archaeology e já foi inaugurado na capital londrina.

Uma réplica do Arco do Triunfo de Palmira, monumento de entrada da cidade síria destruído em outubro do ano passado pelos terroristas do Daesh, foi recentemente inaugurado em Londres.

A construção deste modelo esteve a cargo do Institute for Digital Archaeology e foi feito a partir de blocos de mármore egípcio, com base em tecnologia 3D e fotografias do arco original.

Na altura da sua construção, o diretor do instituto, Roger L. Michel Jr, afirmou tratar-se de uma “mensagem poderosa” para todos aqueles que destroem património da humanidade.

“Cada vez que um destes monumentos ressuscitar dos escombros, é uma oportunidade para enfraquecer a mensagem de medo e de ignorância que estas pessoas estão a tentar espalhar”, declarou o responsável.

O diretor de Antiguidades da Síria disse que esta se trata de uma verdadeira “ação de solidariedade” por parte do governo britânico, cita a BBC.

O monumento está neste momento exposto na Trafalgar Square, uma das mais importantes praças da capital londrina, e a ideia é que seja transferida para outras cidades ainda este ano, nomeadamente Nova Iorque.

Durante a inauguração, o mayor de Londres, Boris Johnson, considerou que esta réplica é fruto da junção entre “tecnologia e determinação” e que é uma boa forma de “desafiar os bárbaros”.

ZAP / BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Podiam ter evitado que o EI tivesse destruído tantos tesouros da humanidade (Museu de Mossul, Nimrud, Hatra, Palmyra). Tirando estes tesouros, aquelas populações têm poucos argumentos para captar turismo (e dinheiro para as suas frágeis economias); agora ficarão mais pobres! E o que se ganhou?

RESPONDER

Benfica e Porto estarão interessados na contratação de Pepê

FC Porto e SL Benfica, juntamente com outros emblemas, estarão interessados na contratação do jovem brasileiro do Grêmio, Pepê. O clube pede entre 15 e 20 milhões de euros. Aos 22 anos de idade, Pepê tem …

Diamante de 183 quilates está à venda em leilão angolano

A Sodiam, empresa pública de comercialização de diamantes angolana, lançou na quarta-feira o segundo leilão para venda de diamantes brutos, que inclui uma pedra de 183 quilates, e no qual estão já registadas mais de …

Bruxelas aprova compra de Seguradoras Unidas e AdvanceCare pela Generali

A Comissão Europeia aprovou, esta quinta-feira, a compra das portuguesas Seguradoras Unidas e AdvanceCare ao grupo norte-americano Apollo pelo grupo italiano Generali, um negócio no valor estimado de 600 milhões de euros. O Executivo comunitário adiantou, …

"Rebeldes" que saíram do Partido Conservador concorrem como independentes ou pela oposição

Vários deputados dissidentes ou expulsos do Partido Conservador estão a candidatar-se como independentes ou por partidos da oposição nas legislativas de 12 de dezembro por se oporem ao Brexit negociado pelo primeiro-ministro. O antigo procurador-geral Dominic …

CGD já está a cobrar comissões nos depósitos de instituições financeiras

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) já começou a cobrar comissões nos depósitos das instituições financeiras, de modo a tentar contornar a política monetária do Banco central Europeu. A intenção de cobrar comissões nos depósitos de …

Câmara de Oliveira de Azeméis pagou contas de concelhia do PSD, acusa Ministério Público

O Ministério Público (MP) deduziu esta quarta-feira acusação contra 68 arguidos no âmbito da operação “Ajuste Secreto”. Entre os acusados está o antigo autarca da Câmara de Oliveira de Azeméis Hermínio Loureiro, que é a …

PAN defende atribuição de cartão de cidadão a sem-abrigo

A iniciativa recomenda ao executivo socialista, liderado por António Costa, que seja atribuído "um cartão de identificação a todos aqueles que não têm uma casa ou um teto". O PAN apresentou na Assembleia da República um …

Governo quer criar regras especiais para alunos do profissional acederem ao Ensino Superior

O Governo quer criar um modelo de acesso específico para alunos do ensino profissional que queiram prosseguir estudos superiores, uma proposta que chegou a estar desenhada na anterior legislatura, mas que ainda não avançou. Segundo noticiou …

Menos de metade dos médicos do SNS trabalha em regime de exclusividade

Menos de metade (42,9%) dos médicos do Serviço Nacional de Saúde (SNS) trabalha em regime de exclusividade, avança o Jornal de Notícias, citando números da Administração Central dos Serviços de Saúde.  Segundo dados apresentados esta quinta-feira …

Grávidas e crianças até aos 10 anos não devem comer peixe-espada e atum, recomenda Espanha

A Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutrição publicou novas recomendações no final de outubro para o consumo de determinados tipos de pescado, nomeadamente o atum e o peixe-espada, tubarão ou cação e Lúcio. Em causa …