Londres já inaugurou a réplica do Arco do Triunfo de Palmira

1

(cv) CNN / YouTube

Londres inaugurou réplica do Arco do Triunfo de Palmira destruído pelo Estado Islâmico

Londres inaugurou réplica do Arco do Triunfo de Palmira destruído pelo Estado Islâmico

A réplica do monumento sírio, recentemente destruído pelo Estado Islâmico, foi desenvolvido pelo Institute for Digital Archaeology e já foi inaugurado na capital londrina.

Uma réplica do Arco do Triunfo de Palmira, monumento de entrada da cidade síria destruído em outubro do ano passado pelos terroristas do Daesh, foi recentemente inaugurado em Londres.

A construção deste modelo esteve a cargo do Institute for Digital Archaeology e foi feito a partir de blocos de mármore egípcio, com base em tecnologia 3D e fotografias do arco original.

Na altura da sua construção, o diretor do instituto, Roger L. Michel Jr, afirmou tratar-se de uma “mensagem poderosa” para todos aqueles que destroem património da humanidade.

“Cada vez que um destes monumentos ressuscitar dos escombros, é uma oportunidade para enfraquecer a mensagem de medo e de ignorância que estas pessoas estão a tentar espalhar”, declarou o responsável.

O diretor de Antiguidades da Síria disse que esta se trata de uma verdadeira “ação de solidariedade” por parte do governo britânico, cita a BBC.

O monumento está neste momento exposto na Trafalgar Square, uma das mais importantes praças da capital londrina, e a ideia é que seja transferida para outras cidades ainda este ano, nomeadamente Nova Iorque.

Durante a inauguração, o mayor de Londres, Boris Johnson, considerou que esta réplica é fruto da junção entre “tecnologia e determinação” e que é uma boa forma de “desafiar os bárbaros”.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. Podiam ter evitado que o EI tivesse destruído tantos tesouros da humanidade (Museu de Mossul, Nimrud, Hatra, Palmyra). Tirando estes tesouros, aquelas populações têm poucos argumentos para captar turismo (e dinheiro para as suas frágeis economias); agora ficarão mais pobres! E o que se ganhou?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.