Loja das Conservas inaugura espaço português em Paris

Loja-das-Conservas / Facebook

Loja das Conservas em Paris

Loja das Conservas

A Loja das Conservas, um projeto que reúne 17 empresas conserveiras portuguesas, inaugurou este sábado o primeiro espaço numa loja gourmet no centro de Paris.

Cerca de uma centena de iguarias em conserva, produzidas por várias marcas portuguesas, estão expostas no canto português da loja Causses, a cerca de duzentos metros do Centro Pompidou.

Paris é o primeiro destino de internacionalização da Loja das Conservas e do seu conceito de promoção conjunta num mesmo espaço comercial.

“O objetivo é ter uma montra para a expansão”, explicou à Lusa Sérgio Real, presidente da Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe, que apadrinha o projeto.

“O consumidor francês é um grande consumidor de conservas e tem um profundo conhecimento. Além disso é uma cidade que toda a gente conhece e que tem um turismo do Oriente e do Leste que são mercados aos quais também nos interessa apresentar o produto e é também um mercado a expandir”, precisou Sérgio Real.

Loja-das-Conservas / Facebook

As famosas enguias em escabeche da Murtosa

As famosas enguias em escabeche da Murtosa

Um parisiense apaixonado por Lisboa

A ideia de trazer um espaço da Loja das Conservas para Paris partiu do convite do próprio gerente da loja parisiense, Alexis Roux de Bézieux, um apaixonado por Lisboa que colocou um tapete de pedra em calçada portuguesa à entrada do espaço comercial.

“Estava num casamento em Lisboa, em novembro, vi a Loja das Conservas e adorei. Como também adoro a sardinha, falei com o gerente da loja que me falou do conceito dos produtores unidos no projeto e perguntei-lhe se queriam vir para a minha loja”, descreveu à Lusa.

Na Europa, a França é o primeiro mercado das exportações das conservas portuguesas, por isso, a novidade do projeto consiste em “reunir todas as marcas numa loja em Paris”, explicou Castro e Melo, secretário-geral da ANICP, durante a inauguração que contou também com a presença de um deputado português e de um responsável da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal.

Na prateleira portuguesa, alinham-se os enlatados de paté de truta com vinho do Porto, ovas de sardinha, peixe-espada preto em filetes, e muitas variações gourmet da sardinha e da cavala, os dois tipos de conservas mais exportados para França.

Além dos paladares refinados do mercado do gourmet francês, o projeto visa atingir o “mercado da saudade“, tendo em conta a importante comunidade portuguesa que vive na capital francesa, acrescentou Castro e Melo.

A indústria portuguesa de conservas conta atualmente com 21 fábricas que exportam cerca de 65 por cento da produção para mais de 70 países. Em 2013, exportaram-se quase 53 mil toneladas de conservas no valor de 218 milhões de euros.

Loja-das-Conservas / Facebook

A equipa da Loja das Conservas

A equipa da Loja das Conservas

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …

A estrela morta que emitiu ondas de rádio no interior da Via Láctea voltou a fazê-lo

O magnetar SGR 1935+2154, que em abril emitiu a primeira explosão de rádio conhecida de dentro da Via Láctea, explodiu mais uma vez. A pequena estrela morta responsável pela primeira deteção de explosões rápidas de rádio …

"Asteróide do caos". Novos dados confirmam que Apophis pode impactar com a Terra em 2068

Um astrónomo do Instituto de Astronomia da Universidade do Havai revelou novas descobertas críticas relacionadas com um grande asteróide que deverá passar muito perto da Terra. Dave Tholen e os seus colaboradores anunciaram a deteção da …

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …