/

Lobo-cinzento pode ter sido avistado na Normandia pela primeira vez em 100 anos

1

Um lobo-cinzento pode ter sido avistado na região da Normandia, em França, naquela que poderá ser a primeira aparição da espécie no território em cem anos.

As imagens do animal foram captadas, dia 8 de abril, através de uma câmara de vigilância na vila de Londinières.

As imagens recolhidas foram posteriormente enviadas para análise para o Escritório Francês para a Biodiversidade (OFB), um órgão que é responsável por acompanhar a população de lobos.

À primeira vista, os especialistas sugerem que o animal possa ser um lobo-cinzento (Canis lupus lupus), uma espécie em vias de extinção em várias partes do planeta. Na Normandia, a espécie foi levada à extinção por criadores de gado no século XIX.

Devido à fraca qualidade das imagens de videovigilância, os especialistas argumentam que seriam necessárias mais evidências para poder dizer com certezas que, de facto, se trata de um lobo-cinzento.

“Dada a qualidade das imagens fornecidas e considerando que muitas raças de cães podem ter tamanho e cor de pelo semelhantes às de um lobo, esta opinião deve ser considerada com alguma reserva”, afirmou o OFB em comunicado citado pelo All That’s Interesting. “Apenas a análise de ADN em material biológico retiraria as dúvidas”.

Em diversas partes do mundo, como em quase todos os estados do Estados Unidos, ou na Europa central, os lobos-cinzentos foram extintos. Membros da espécie ainda podem ser encontrados no Alaska, Canadá e Ásia. Na região norte de França, por exemplo, estes animais eram bastante comuns.

“É neste território que o lobo foi erradicado no século XIX”, disse Jean-Marc Moriceau, historiador e professor da Universidade de Caen. “É como se instintivamente o lobo voltasse para onde se tinha estabelecido antes de ser caçado pelo homem”.

Um relatório da União Europeia de 2015 contabilizou pelo menos 10 populações de lobos separadas, que se espalhavam de Portugal à Polónia, com a maioria encontrada nos países bálticos.

ZAP //

1 Comment

  1. Eu sempre achei que este vírus tinha vindo para ensinar… Espero que a humanidade consiga entender a mensagem porque se não conseguir, então é porque não temos mesmo salvação possível.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.