/

Livro da Apollo 11 vai a leilão

O livro com anotações e procedimentos a tomar durante a missão da Apollo 11 à Lua vai ser leiloado pela Christie’s. 

O livro com anotações e procedimentos a tomar durante a missão da Apollo 11 à Lua vai ser leiloado pela Christie’s, em Nova Iorque, a 18 de julho. O livro narra detalhadamente toda a viagem do Eagle desde a primeira inspeção até finalmente aterrar e descolar na superfície lunar.

De acordo com o Público, o livro contém 150 anotações e procedimentos obrigatórios que foram escritos por Neil Armstrong e Edwin E. Aldrin antes da alunagem na Lua, a 20 de julho de 1969.

Este manual foi um dos documentos mais importantes e cruciais para o sucesso da missão. No verão de 1969, o comandante Neil Armstrong e o piloto do módulo lunar, Edwin E. Aldrin, fizeram história ao aterrar o Eagle no Mar de Tranquilidade, uma planície formada por rocha vulcânica oriunda de antigas erupções.

“Houston, daqui Tranquility Base. O Eagle aterrou”, foram as primeiras palavras que Armstrong proferiu para o centro de controlo da missão, depois de terem completado a alunagem com apenas cerca de 25 segundos restantes de combustível.

Depois disso, Aldrin escreveu na décima página do bloco as coordenadas do módulo lunar no meio da imensidão do Mar de Tranquilidade, tendo esta sido a primeira vez que um humano escreveu fora da Terra.

Depois da alunagem, Armstrong pisou a superfície lunar pela primeira vez. Seguiu-se, então, a frase que marcou a história: “Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

O livro estará em exposição na Christie’s de Nova Iorque, de 4 a 15 de maio. Depois passará pelo escritório da leiloeira em Hong Kong (24 a 27 de maio) e em Pequim (13 a 16 de junho). O preço estimado do documento rondará os sete milhões de dólares, cerca de seis milhões de euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.