Livro da Apollo 11 vai a leilão

O livro com anotações e procedimentos a tomar durante a missão da Apollo 11 à Lua vai ser leiloado pela Christie’s. 

O livro com anotações e procedimentos a tomar durante a missão da Apollo 11 à Lua vai ser leiloado pela Christie’s, em Nova Iorque, a 18 de julho. O livro narra detalhadamente toda a viagem do Eagle desde a primeira inspeção até finalmente aterrar e descolar na superfície lunar.

De acordo com o Público, o livro contém 150 anotações e procedimentos obrigatórios que foram escritos por Neil Armstrong e Edwin E. Aldrin antes da alunagem na Lua, a 20 de julho de 1969.

Este manual foi um dos documentos mais importantes e cruciais para o sucesso da missão. No verão de 1969, o comandante Neil Armstrong e o piloto do módulo lunar, Edwin E. Aldrin, fizeram história ao aterrar o Eagle no Mar de Tranquilidade, uma planície formada por rocha vulcânica oriunda de antigas erupções.

“Houston, daqui Tranquility Base. O Eagle aterrou”, foram as primeiras palavras que Armstrong proferiu para o centro de controlo da missão, depois de terem completado a alunagem com apenas cerca de 25 segundos restantes de combustível.

Depois disso, Aldrin escreveu na décima página do bloco as coordenadas do módulo lunar no meio da imensidão do Mar de Tranquilidade, tendo esta sido a primeira vez que um humano escreveu fora da Terra.

Depois da alunagem, Armstrong pisou a superfície lunar pela primeira vez. Seguiu-se, então, a frase que marcou a história: “Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

O livro estará em exposição na Christie’s de Nova Iorque, de 4 a 15 de maio. Depois passará pelo escritório da leiloeira em Hong Kong (24 a 27 de maio) e em Pequim (13 a 16 de junho). O preço estimado do documento rondará os sete milhões de dólares, cerca de seis milhões de euros.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …