Livro conta carreira de Amália com quatro discos e cem temas

Môsieur J. / Wikimedia

-

O “melhor prémio que Amália Rodrigues recebeu foi o reconhecimento e o aplauso do público”, escreve Samuel Lopes, autor de um livro sobre a fadista, com quatro CD e 100 temas, agora publicado pela Sevem Muses.

Intitulada “Amália Rodrigues – Antologia“, a obra é editada em português e inclui versões em inglês, espanhol e francês, “de modo a facilitar a compreensão aos públicos estrangeiros que continuam interessados em conhecer aquela que é um das nossas maiores vozes de sempre”, explicou Samuel Lopes.

O autor, em declarações à Lusa, reconhece que “é uma curta biografia, mas regista o essencial de uma carreira fulgurante”.

“Por muito que se escreva, muito mais ficará ainda por escrever sobre a senhora dona Amália, como é conhecida no meio fadista, uma mulher que se deixou levar pela sua voz e que marcou todos que com ela se cruzaram”, escreve o Samuel Lopes.

À Lusa, o autor afirmou que esta “minibiografia” é “um ponto de partida, uma abordagem a uma carreira longa e cheia, que poderá levar as pessoas a pesquisar mais”.

A biografia daquela que “foi considerada o expoente máximo do fado” é traçada em grandes etapas, desde a infância na década de 1920, no seio de uma família humilde com origens na Beira Baixa, até à sua morte em Outubro de 1999, celebrando 60 anos de carreira artística que “tem inspirado todas as gerações que lhe seguiram”.

Samuel Lopes qualifica Amália Rodrigues como “sublime fadista”, e traça o percurso daquela que foi considerada, em 1959, pela revista norte-americana Variety, uma das quatro melhores vozes do mundo.

No texto é referida a ida a Madrid, as temporadas brasileiras, as presenças nos palcos norte-americanos e mexicanos, a possibilidade de filmar em Hollywood, os prémios no MIDEM, em Cannes, e o palco do Olympia que Amália considerou “decisivo” para a sua carreira internacional, que a levaria aos teatros de Israel ao Japão, e da ex-URSS à Argentina, passando pela China e pelo Líbano.

A obra inclui, aliás, o concerto da fadista em 1957 naquele palco parisiense da rua das Capucînes, o primeiro de muitos, tendo-se tornado figura habitual das temporadas da sala gerida por Bruno Coquatrix, e posteriormente pelos herdeiros.

Samuel Lopes divide os quatro CD que integram a edição, cada um com 25 temas, em “Fado”, “Cinema e Teatro”, “Fado e Canção” e “Olympia e Espanhol”.

Em “Fado” registam-se temas de diferentes épocas da fadista, desde “Ai, Mouraria”, criado no Brasil, de Amadeu do Vale e Frederico Valério, à canção de Coimbra com “Fado Hilário”, passando por “Lago”, de Luís Macedo e Alain Oulman, e “Ave Maria fadista”, de Gabriel de Oliveira e Francisco Viana.

O segundo CD, “Teatro e Cinema”, regista alguns dos temas que a fadista criou como “Boa Nova”, da revista homónima estreada em 1942, “Amor sou tua”, do filme “Sangue Toureiro” e “Fado Malhoa”, da série de pequenos filmes realizados por Augusto Fraga.

O CD “Fado e Canção” inclui “Foi Deus”, de Alberto Janes, “Fado Xuxu”, criado no Brasil por Amadeu do vale e Frederico, e ainda vários temas do repertório brasileiro como “Trepa no coqueiro” e “Saudade de Itapuã”.

O último CD, além do concerto no Olympia do qual se registaram 14 temas, entre ao quais “Uma casa portuguesa” e “Fado Amália”, inclui 11 temas em espanhol como “Lerele”, “Don triqui traque” e a ranchera mexicana “Fallaste corazón”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Alaphilippe revalida título de campeão mundial de fundo

O francês Julian Alaphilippe revalidou neste domingo o título de campeão mundial de fundo, ao cortar isolado a meta no final da “prova rainha” dos Mundiais de ciclismo de estrada, que decorreram na região belga …

Do céu ao inferno. Adeptos do Palmeiras chamam "arrogante" a Abel Ferreira

O Palmeiras perdeu e está cada vez mais longe da liderança do Brasileirão. Os adeptos estão insatisfeitos com as exibições e chamaram "arrogante" a Abel Ferreira. O Palmeiras, treinado pelo português Abel Ferreira, perdeu na deslocação …

Mesmo depois da morte de Ihor, centro do aeroporto ainda tem videovigilância "muito limitada"

Um ano e meio após a morte de Ihor Homeniuk, o centro de instalação temporária do aeroporto de Lisboa (CIT) continua sem cobertura total de câmaras de videovigilância em zonas comuns. A situação atual distancia-se daquilo …

Liveblog Autárquicas. Mulheres longe do poder local

Realizam-se este domingo Eleições Autárquicas em Portugal, nas quais está em jogo a eleição de 308 presidentes de câmaras municipais, os seus vereadores e assembleias municipais, bem como 3091 assembleias de freguesia. Acompanhe tudo no …

Arqueólogos desenterram (acidentalmente) ossadas com 800 anos no Peru

Os restos mortais de oito pessoas, com aproximadamente 800 anos de idade e enterrados com alimentos e instrumentos musicais na mesma câmara funerária, foram encontrados ao sul de Lima, no Peru, durante a instalação de …

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …