Livre e PCP definem temas convergentes em reunião na Assembleia

(dr) Partido Comunista Português

Jorge Pires, dirigente do PCP

O Livre e o PCP encontraram-se, esta terça-feira, numa reunião de meia hora na Assembleia da República na qual definiram quais são os seus temas convergentes.

Os responsáveis do Livre e do PCP convergiram em temas como as leis laborais ou a necessidade de aumento do salário mínimo nacional e o combate às alterações climáticas, numa breve reunião de meia hora no Parlamento.

“O Livre pediu estas conversas a todos os partidos de esquerda e também ao PAN, no fundo para estabelecer os primeiros canais de comunicação para trabalho nesta legislatura. Temos vários pontos em comum em termos programáticos”, disse a dirigente do partido da papoila [símbolo do Livre] Isabel Mendes Lopes, elencando como prioridades para os próximos quatro anos “a questão laboral, as alterações climáticas e a precariedade”.

Segundo a representante do Livre, “o valor fixado pelo Governo para o salário mínimo nacional [750 euros] não satisfaz“. “Nós defendemos que deve ser de 900 euros até ao final da legislatura, ou seja, até 2023”, afirmou.

O dirigente comunista Jorge Pires também criticou a proposta do Executivo minoritário do PS: “Nós apresentámos uma proposta de 850 euros e vamo-nos bater por ela. Aquilo que o programa de Governo diz sobre esta matéria é claramente insuficiente porque aponta para um valor de 750 euros no final da legislatura, mas ainda sujeito àquilo que vão ser as negociações na concertação social”.

“Esta não era uma reunião para tirar conclusões, foi mais de apresentação, na qual foi possível conversarmos sobre algumas questões que têm que ver com as prioridades do partido Livre e das nossas prioridades“, descreveu o membro da comissão política do Comité Central comunista, citando como temas do encontro “direitos dos trabalhadores, salário mínimo, creches (gratuitas), questões do ambiente, problemas e consequências da digitalização no mercado de trabalho”.

Segundo Jorge Pires, a ação dos dois partidos no Parlamento “pode coincidir”. “Veremos depois, perante as propostas concretas. Logo veremos se há ou não essas convergências”.

O PCP esteve ainda representado pelo deputado e vice-presidente da bancada António Filipe e o membro do Comité Central comunista José Neto. Por seu turno, Isabel Mendes Lopes justificou a ausência da deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, com as “muitas solicitações e grande dificuldade de conciliar a agenda” nos últimos dias. O Livre teve ainda a também dirigente Safaa Dib presente neste encontro com o PCP.

Na semana passada, o Livre também reuniu com o Bloco de Esquerda, com os partidos a admitirem que admitiram que é mais aquilo que os une do que o que os separa.

O encontro contou com a presença da coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, do líder do grupo parlamentar, Pedro Filipe Soares, e da deputada recém-eleita Beatriz Dias.

Pelo Livre, esteve presente Joacine Katar Moreira, o seu assessor parlamentar, Rafael Martins, e Isabel Mendes Lopes e Pedro Mendonça.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …

Montenegro tem uma carta na manga para promover o turismo

Para incentivar o turismo, Montenegro tem a intenção de usar a carta da segurança sanitária para convencer os turistas estrangeiros a visitar o país. No dia 25 de maio, Montenegro declarou-se um "país livre de coronavírus" …