Livre e PCP definem temas convergentes em reunião na Assembleia

(dr) Partido Comunista Português

Jorge Pires, dirigente do PCP

O Livre e o PCP encontraram-se, esta terça-feira, numa reunião de meia hora na Assembleia da República na qual definiram quais são os seus temas convergentes.

Os responsáveis do Livre e do PCP convergiram em temas como as leis laborais ou a necessidade de aumento do salário mínimo nacional e o combate às alterações climáticas, numa breve reunião de meia hora no Parlamento.

“O Livre pediu estas conversas a todos os partidos de esquerda e também ao PAN, no fundo para estabelecer os primeiros canais de comunicação para trabalho nesta legislatura. Temos vários pontos em comum em termos programáticos”, disse a dirigente do partido da papoila [símbolo do Livre] Isabel Mendes Lopes, elencando como prioridades para os próximos quatro anos “a questão laboral, as alterações climáticas e a precariedade”.

Segundo a representante do Livre, “o valor fixado pelo Governo para o salário mínimo nacional [750 euros] não satisfaz“. “Nós defendemos que deve ser de 900 euros até ao final da legislatura, ou seja, até 2023”, afirmou.

O dirigente comunista Jorge Pires também criticou a proposta do Executivo minoritário do PS: “Nós apresentámos uma proposta de 850 euros e vamo-nos bater por ela. Aquilo que o programa de Governo diz sobre esta matéria é claramente insuficiente porque aponta para um valor de 750 euros no final da legislatura, mas ainda sujeito àquilo que vão ser as negociações na concertação social”.

“Esta não era uma reunião para tirar conclusões, foi mais de apresentação, na qual foi possível conversarmos sobre algumas questões que têm que ver com as prioridades do partido Livre e das nossas prioridades“, descreveu o membro da comissão política do Comité Central comunista, citando como temas do encontro “direitos dos trabalhadores, salário mínimo, creches (gratuitas), questões do ambiente, problemas e consequências da digitalização no mercado de trabalho”.

Segundo Jorge Pires, a ação dos dois partidos no Parlamento “pode coincidir”. “Veremos depois, perante as propostas concretas. Logo veremos se há ou não essas convergências”.

O PCP esteve ainda representado pelo deputado e vice-presidente da bancada António Filipe e o membro do Comité Central comunista José Neto. Por seu turno, Isabel Mendes Lopes justificou a ausência da deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, com as “muitas solicitações e grande dificuldade de conciliar a agenda” nos últimos dias. O Livre teve ainda a também dirigente Safaa Dib presente neste encontro com o PCP.

Na semana passada, o Livre também reuniu com o Bloco de Esquerda, com os partidos a admitirem que admitiram que é mais aquilo que os une do que o que os separa.

O encontro contou com a presença da coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, do líder do grupo parlamentar, Pedro Filipe Soares, e da deputada recém-eleita Beatriz Dias.

Pelo Livre, esteve presente Joacine Katar Moreira, o seu assessor parlamentar, Rafael Martins, e Isabel Mendes Lopes e Pedro Mendonça.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.