Livre e PCP definem temas convergentes em reunião na Assembleia

(dr) Partido Comunista Português

Jorge Pires, dirigente do PCP

O Livre e o PCP encontraram-se, esta terça-feira, numa reunião de meia hora na Assembleia da República na qual definiram quais são os seus temas convergentes.

Os responsáveis do Livre e do PCP convergiram em temas como as leis laborais ou a necessidade de aumento do salário mínimo nacional e o combate às alterações climáticas, numa breve reunião de meia hora no Parlamento.

“O Livre pediu estas conversas a todos os partidos de esquerda e também ao PAN, no fundo para estabelecer os primeiros canais de comunicação para trabalho nesta legislatura. Temos vários pontos em comum em termos programáticos”, disse a dirigente do partido da papoila [símbolo do Livre] Isabel Mendes Lopes, elencando como prioridades para os próximos quatro anos “a questão laboral, as alterações climáticas e a precariedade”.

Segundo a representante do Livre, “o valor fixado pelo Governo para o salário mínimo nacional [750 euros] não satisfaz“. “Nós defendemos que deve ser de 900 euros até ao final da legislatura, ou seja, até 2023”, afirmou.

O dirigente comunista Jorge Pires também criticou a proposta do Executivo minoritário do PS: “Nós apresentámos uma proposta de 850 euros e vamo-nos bater por ela. Aquilo que o programa de Governo diz sobre esta matéria é claramente insuficiente porque aponta para um valor de 750 euros no final da legislatura, mas ainda sujeito àquilo que vão ser as negociações na concertação social”.

“Esta não era uma reunião para tirar conclusões, foi mais de apresentação, na qual foi possível conversarmos sobre algumas questões que têm que ver com as prioridades do partido Livre e das nossas prioridades“, descreveu o membro da comissão política do Comité Central comunista, citando como temas do encontro “direitos dos trabalhadores, salário mínimo, creches (gratuitas), questões do ambiente, problemas e consequências da digitalização no mercado de trabalho”.

Segundo Jorge Pires, a ação dos dois partidos no Parlamento “pode coincidir”. “Veremos depois, perante as propostas concretas. Logo veremos se há ou não essas convergências”.

O PCP esteve ainda representado pelo deputado e vice-presidente da bancada António Filipe e o membro do Comité Central comunista José Neto. Por seu turno, Isabel Mendes Lopes justificou a ausência da deputada única do Livre, Joacine Katar Moreira, com as “muitas solicitações e grande dificuldade de conciliar a agenda” nos últimos dias. O Livre teve ainda a também dirigente Safaa Dib presente neste encontro com o PCP.

Na semana passada, o Livre também reuniu com o Bloco de Esquerda, com os partidos a admitirem que admitiram que é mais aquilo que os une do que o que os separa.

O encontro contou com a presença da coordenadora nacional do BE, Catarina Martins, do líder do grupo parlamentar, Pedro Filipe Soares, e da deputada recém-eleita Beatriz Dias.

Pelo Livre, esteve presente Joacine Katar Moreira, o seu assessor parlamentar, Rafael Martins, e Isabel Mendes Lopes e Pedro Mendonça.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Carvalhal explica porque é que disse "não" ao Flamengo

Carlos Carvalhal explicou, em entrevista ao Esporte Interactivo, porque é que recusou o convite para treinar os brasileiros do Flamengo. "Não foi uma questão de não querer, foi não poder", explicou o técnico, que agora …

Bruno Fernandes é o melhor jogador de dezembro da Premier (e faz história)

O internacional português foi eleito o melhor jogador de dezembro de 2020 da Liga inglesa, tornando-se o primeiro futebolista a ter quatro distinções num único ano. "O médio do Manchester United torna-se o primeiro jogador a …

Google "esconde" sites de media australianos dos resultados de busca

A Google tem escondido alguns sites de notícias australianos dos resultados de busca, enquanto negocia com o governo daquele país o pagamento do conteúdo. De acordo com o Guardian, o governo australiano está a tentar impor …

Segurança Social avalia pais que impediram filhos de ir às aulas de Cidadania

O pai dos dois estudantes impedidos de frequentar as aulas obrigatórias de Cidadania e Desenvolvimento assegura que levará o caso até às últimas instâncias. O processo continua sem acordo e com a Segurança Social em …

Funcionários do novo aeroporto de Berlim eletrocutados durante trabalho

Funcionários do novo Aeroporto Internacional Berlin-Brandenburg, na Alemanha, inaugurado a 31 de outubro de 2020, têm sido hospitalizados após serem eletrocutados durante o trabalho. Segundo noticiou esta sexta-feira a Rádio Renascença, a maior parte dos casos …

Ao lado de Von der Leyen, Costa defendeu que a "bazuca tem mesmo de ser disparada"

O primeiro-ministro esteve, esta quinta-feira, numa conferência de imprensa conjunta com a presidente da Comissão Europeia, que está de visita a Portugal. António Costa afirmou que a recuperação económica será o primeiro dos três principais objetivos …

"Vaga de degradação política". Sócrates ataca "brutalidade" de Ventura e "maledicência" de Ana Gomes

O antigo primeiro-ministro José Sócrates considera que chegou a Portugal uma "vaga de degradação política" com as eleições presidenciais, alerta para a "brutalidade" da extrema-direita e critica a "maledicência" para "agradar a pasquins" da candidata …

Governo holandês demite-se em bloco após escândalo com abonos de família

O primeiro-ministro holandês confirmou, esta sexta-feira, a sua demissão e a de todos os ministros do seu Executivo, na sequência de um escândalo relacionado com abonos de família e a acusação indevida de milhares de …

"Há um grande aumento de mortes não-covid"

A suspensão da actividade não urgente nos hospitais está a preocupar o presidente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC), Vítor Gil, que alerta que pode agravar doenças já "muito graves". Isto numa altura em que …

Mais de 100 mil pessoas já foram vacinadas. Seguem-se os profissionais dos setores privado e social

Os profissionais de saúde dos serviços prioritários de hospitais do setor privado e social começam a ser vacinados esta sexta-feira, dia em que o Ministério da Saúde revelou que já foram vacinadas mais de 100 …