Lisboa é a terceira cidade mais cara do mundo para se viver

35

Quando se extraem os valores médios da renda de um T3 e do custo de vida ao salário médio de um lisboeta, conclui-se que os habitantes da capital portuguesa ficariam com dívidas de 1149 euros todos os meses.

Lisboa é cada vez menos uma cidade amiga dos bolsos dos portugueses. Um estudo da seguradora britânica CIA Landlords comparou os dados dos rendimentos médios e dos custos de vida e das rendas em várias grandes cidades de todos os cantos do globo e concluiu que a capital portuguesa é a terceira cidade mais cara do mundo.

A análise abrangeu 56 cidades e retirou ao salário médio em cada metrópole o preço médio da renda de um T3 e o valor médio do custo de vida (que inclui outras despesas essenciais, como a água, luz, comida, gás ou transportes).

De acordo com estes dados, o salário líquido de um lisboeta é, em média, 1035 euros (878 libras). Já para arrendar um T3, um inquilino terá de desembolsar cerca de 1624 euros (1377 libras) todos os meses e o custo médio de vida é de 560 euros mensais (475 libras).

Feitas as contas, um lisboeta ficaria 1149 euros (974 libras) no vermelho todos os meses — ou seja, a renda e o custo de vida superam em muito o valor dos salários. A capital portuguesa ocupa assim o último lugar do pódio nesta lista e mais caras do que Lisboa só Roma (1410 euros de dívidas mensais) e Londres (1263 euros).

No quarto lugar fica a cidade do México. A fechar o top 10 seguem-se Paris, Seoul, Dublin, Santiago, San José e Bogotá.

Berna é a metrópole mais barata do mundo. Os habitantes da cidade suíça auferem, em média, 5039 euros, o que lhes garante um excedente de 1424 euros mensais depois de pagarem a renda e as despesas essenciais.

Derby, Coventry, Canberra, Stroke-on-Trent, Washington, Glasgow, Cardiff, Leicester e Wolverhampton seguem-se nesta lista, havendo um claro domínio das cidades britânicas entre as mais baratas do mundo, ocupando sete lugares no top 10.

Adriana Peixoto, ZAP //

35 Comments

  1. Já me faz lembrar Luanda como uma das cidades + caras do mundo, isto é sinónimo de País com muita corrupção. Qualquer dia o melhor nome para isto seria “Angola Europeia”

    • Então e Londres, Paris, Seoul, Dublin, Roma…?!!!
      Isto tem a ver com a atratividade de cada cidade para atrair novas pessoas (seja turismo, seja para residir, trabalhar…). Obviamente que se uma dada cidade entra nos “radares internacionais”, a pressão faz-se sentir nos preços. E neste momento Lisboa e Porto estão na mira quer de europeus, americanos, brasileiros, chineses, israelitas… A pressão vai continuar.
      O caso de Luanda é diferente.

  2. Lisboa não é a terceira cidade do mundo mais cara, muito longe disso. É sim a terceira cidade do mundo onde as pessoas vivem pior, com mais dificuldades para conseguir uma casa, dar educação aos seus filhos ou comprarem comida. Ou seja é a terceira pior cidade do mundo para se viver com alguma dignidade…

      • MUITO BEM RESPONDIDO!!!!
        tudo se quer enfiar em Lisboa e no Porto! se não querem sair da cidade é porque não se vive lá assim tão mal e merecem que o custo aumente ainda mais! se quisessem outro tipo de vida mudavam-se para o interior, para as aldeias, … mas é preferível pagar 200 ou 300 mil por um apartamento com 40m2 do que 100 ou 150 por uma vivenda com jardim, ar puro, praticamente nenhuma criminalidade, tranquilidade, transito, … Força nisso! 🙂

  3. “Lisboa é cada vez menos uma cidade amiga dos bolsos…” …dos portugueses claro, mas…
    …vejamos com os olhos – do cérebro! O salário médio de – UM – português de Lisboa, será reduzido para pagar um T3 (Quatro assoalhadas / sala + 3 quartos, sem referência de #WCs nem área total) em Lisboa mas…
    …porque raios haverá de querer – UM – português em Lisboa, um apartamento com sala e… três quartos, independentemente do #WCs e área… para fazer um “hostel” ou uma “casa de espanholas???
    .

    • Hahahahaaa… estes “estudos” são mesmo para rir!…

      “Já Berna é a metrópole mais barata do mundo.”
      Então não é.. só faltou Zurique!…

      • Se os gajos do teu partido parassem de roubar, penso que estaríamos muito melhor. Esta carga fiscal é insuportável… os vermelhos só pensam na riqueza, cofre cheio… que perdição…! 😉

      • Ah?! Enganaste-te na porta!!
        Vermelhos?
        Estás todo baralhado…
        Mas qual “meu” partido?
        Eu votei no Volt… e tu??
        Serás o André do Chega de Ventura? Pela “qualidade” do comentário, pareces…

  4. A verdade é que Lisboa como no resto do país a vida está cara! Lisboa em muitos bairros parece condenada ao envelhecimento, casas velhas e com más condições, outras devolutas à espera certamente que apareça um comprador afortunado, na prática, uma cidade sem organização habitacional como geralmente por todo o país! Burocracia por um lado e oportunismo por outro, devem ser os principais entraves do problema habitacional do país!

    • Bem… se houve uma coisa positiva que o turismo e a procura dos estrangeiros por Portugal trouxe, foi precisamente a recuperação do imobiliário nas grandes cidades. Porto, Lisboa mas também outras cidades foram amplamente recuperadas. E passou a existir gente no centro das cidades. Lisboa há 20 anos atrás era medonha à noite. Não se via ninguém.

      • E agora continua a ser medonha na mesma pois não é para os portugueses. Está repleta de máfias e criminosos internacionais cobertos pelos vistos Gold. Os ajustes de contas por tráfico de droga na cidade e na região já fazem lembrar o pior de outros países. A criminalidade nunca foi tão violenta como agora.
        Por outro lado a reabilitação imobiliária da cidade não pode de forma nenhuma justificar a especulação imobiliária. Qualquer cidade de França tem rendas mais baratas do que Lisboa actualmente excepção feita a Paris. Com qualidade de vida muito superior a Lisboa na grande maioria das cidades francesas. Ainda mais barato é em Espanha.

  5. Não é nada à cidade mais cara. As pessoas é que são pobres. Lol lol lol
    A vacina também é eficaz por isso já vamos para a quinta dose. Lol lol lol
    Sim a Rússia invadiu a Ucrânia sem razões. Na verdade as populações russas de Lugansk e Donetsk não estavam a ser dizimadas pelos ucranianos desde há 8 anos. A Rússia invadiu gratuitamente. Lol lol lol

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.