Lisboa é a segunda cidade europeia com maior risco sísmico

A capital portuguesa fica em segundo lugar, atrás de Istambul, na lista de cidades europeias com maior risco sísmico. Esta sexta-feira, a ANPC realiza um simulacro para assinalar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.

Em declarações ao Diário de Notícias, o engenheiro sísmico Mário Lopes não tem dúvidas. Há 250 anos que Lisboa não tem um terramoto mas quando acontecer “será muito forte”.

O professor no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico diz ao jornal que a capital só fica atrás de Istambul, na Turquia, como a segunda cidade europeia com maior risco sísmico.

A cidade turca “tem 12 milhões de habitantes e uma construção má” mas, em Portugal, o risco também se agrava pela “falta de prevenção e de fiscalização da construção e da reabilitação de edifícios que não inclui o reforço sísmico das casas, que está previsto num regulamento de 1958″, explica ao jornal.

Também Alfredo Campos Costa, chefe do Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), partilha da mesma opinião.

“Temos um parque de edifícios velhos e desocupados em Lisboa e Setúbal e algumas dessas casas estão a ser reabilitadas. Ou seja, estão a colocar pessoas a viver nessas casas o que é aumentar o risco”, considera.

Ainda para mais, lembra Mário Lopes, Lisboa “está sentada em cima de epicentros”: a região do do Vale do Tejo, Vila Franca de Xira até Santarém “é uma zona de falhas que estão no próprio leito do Tejo e são as piores que existem no continente português”.

Na Turquia, um sismo forte poderia causar 100 mil mortes e em Portugal as previsões apontam para umas trágicas 20 mil ou 30 mil mortes, aponta o perito. Por sua vez, o chefe do LNEC fala do “impacto económico brutal que teria”, cerca de 30 a 40 % do PIB.

Esta sexta-feira, para recordar à população sobre como reagir em caso de sismo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) realiza, às 10h13, o exercício nacional “A Terra Treme” para assinalar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.

O exercício, que envolve as autarquias de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro e várias escolas, vai acontecer durante um minuto, no qual as pessoas inscritas vão executar os três gestos que salvam vidas: Baixar, Proteger e Aguardar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Tondela vs Benfica | Pizzão em goleada na Beira Alta

O Benfica conseguiu a maior goleada da sua temporada fora de casa. Na deslocação a Tondela, os “encarnados” venceram por claros 5-1, numa noite de grande inspiração de Pizzi – estreou-se a marcar esta época …

Turquia quer abrir embaixada na parte oriental de Jerusalém como capital palestiniana

O presidente da Turquia disse, este domingo, que o país planeia abrir uma embaixada em Jerusalém Oriental como capital de um futuro Estado palestiniano, depois dos EUA terem reconhecido Jerusalém como capital de Israel. “Já declarámos …

Sporting vs Portimonense | Leão sereno soma e segue

O Sporting subiu ao primeiro lugar da tabela na Liga NOS, de forma provisória, ao vencer, por 2-0, o Portimonense, em Alvalade. A equipa liderada por Jorge Jesus soube contrariar as adversidades impostas por um Portimonense …

Isabel dos Santos usou dinheiro da Unitel para controlar a Zon e criar a NOS

A empresária angolana utilizou dinheiro da maior operadora móvel do país para comprar ações da Zon e realizar a fusão entre a Zon e a Optimus, criando a NOS.  Segundo o Público, entre maio de 2012 …

Empresas de autocarro e comboio de acidente em França com versões contraditórias

A condutora do autocarro que, na quinta-feira, colidiu com um comboio, no sudoeste de França, diz que as cancelas da passagem de nível estavam levantadas quando atravessou a linha, mas a companhia ferroviária afirma o …

Santana Lopes "está a fazer as mesmas trapalhadas que fazia em 2004"

O antigo presidente da Câmara do Porto diz que, relativamente à questão dos debates na televisão, o rival à liderança do PSD só está a mostrar que continua "a fazer exatamente as mesmas trapalhadas que …

Equipa de Trump acusa Mueller de ter obtido milhares de emails ilegalmente

O Procurador Especial que investiga a interferência russa nas eleições presidenciais dos EUA em 2016 obteve de forma ilegal "dezenas de milhares de emails", segundo um advogado da equipa de transição de Donald Trump. Numa carta …

6 meses depois, ainda há quem pergunte pela "estrada da morte"

O chamado "turismo da desgraça" ainda persiste pela zona de Pedrógão Grande, mas com muito menos frequência do que nas primeiras semanas e meses após o incêndio de 17 de junho. Na estrada 236-1, seis meses …

Atentado contra igreja no Paquistão faz pelo menos 8 mortos e 30 feridos

Pelo menos oito pessoas morreram e 30 ficaram feridas, este domingo, durante um ataque suicida contra uma igreja no sudoeste do Paquistão a poucos dias do Natal, anunciou a polícia. O ataque foi perpetrado por dois …

Gravuras rupestres mostram que os cães ajudaram o Homem a sobreviver

Foram descobertas na Arábia Saudita gravuras rupestres que mostram que o Homem já caçava com cães há oito mil anos. Os cientistas continuam a tentar perceber quando e como é que começou a relação entre humanos …