Lisboa é a segunda cidade europeia com maior risco sísmico

A capital portuguesa fica em segundo lugar, atrás de Istambul, na lista de cidades europeias com maior risco sísmico. Esta sexta-feira, a ANPC realiza um simulacro para assinalar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.

Em declarações ao Diário de Notícias, o engenheiro sísmico Mário Lopes não tem dúvidas. Há 250 anos que Lisboa não tem um terramoto mas quando acontecer “será muito forte”.

O professor no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico diz ao jornal que a capital só fica atrás de Istambul, na Turquia, como a segunda cidade europeia com maior risco sísmico.

A cidade turca “tem 12 milhões de habitantes e uma construção má” mas, em Portugal, o risco também se agrava pela “falta de prevenção e de fiscalização da construção e da reabilitação de edifícios que não inclui o reforço sísmico das casas, que está previsto num regulamento de 1958″, explica ao jornal.

Também Alfredo Campos Costa, chefe do Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), partilha da mesma opinião.

“Temos um parque de edifícios velhos e desocupados em Lisboa e Setúbal e algumas dessas casas estão a ser reabilitadas. Ou seja, estão a colocar pessoas a viver nessas casas o que é aumentar o risco”, considera.

Ainda para mais, lembra Mário Lopes, Lisboa “está sentada em cima de epicentros”: a região do do Vale do Tejo, Vila Franca de Xira até Santarém “é uma zona de falhas que estão no próprio leito do Tejo e são as piores que existem no continente português”.

Na Turquia, um sismo forte poderia causar 100 mil mortes e em Portugal as previsões apontam para umas trágicas 20 mil ou 30 mil mortes, aponta o perito. Por sua vez, o chefe do LNEC fala do “impacto económico brutal que teria”, cerca de 30 a 40 % do PIB.

Esta sexta-feira, para recordar à população sobre como reagir em caso de sismo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) realiza, às 10h13, o exercício nacional “A Terra Treme” para assinalar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.

O exercício, que envolve as autarquias de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro e várias escolas, vai acontecer durante um minuto, no qual as pessoas inscritas vão executar os três gestos que salvam vidas: Baixar, Proteger e Aguardar.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …

Putin estará a comandar campanha para denegrir Biden, admite CIA

Esta terça-feira foi divulgado um documento da CIA que aponta para interferência russa na degradação da imagem de Joe Biden. Vladimir Putin está "provavelmente a comandar" uma campanha para denegrir Joe Biden, candidato do Partido Democrata …

Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: Três minutos desastrosos, um sir alemão e o público que voltou a um estádio

Começou a época 2019-20. O futebol regressou aos estádios, mas o público não — excepto nos Açores. Em Alvalade, nem público, nem jogadores — alinhou a pandemia. O Benfica vingou-se do desaire europeu, o FC Porto …

Pais ajudaram a PJ a apanhar Rui Pinto na Hungria (onde desapareceram 2 sacos de provas)

A Polícia Judiciária (PJ) perseguia Rui Pinto desde 2015, mas só conseguiu apanhá-lo na Hungria em 2019, após ter seguido os seus pais. Um dado revelado em tribunal no julgamento do caso Football Leaks, onde …