Lisboa é a segunda cidade europeia com maior risco sísmico

A capital portuguesa fica em segundo lugar, atrás de Istambul, na lista de cidades europeias com maior risco sísmico. Esta sexta-feira, a ANPC realiza um simulacro para assinalar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.

Em declarações ao Diário de Notícias, o engenheiro sísmico Mário Lopes não tem dúvidas. Há 250 anos que Lisboa não tem um terramoto mas quando acontecer “será muito forte”.

O professor no Departamento de Engenharia Civil do Instituto Superior Técnico diz ao jornal que a capital só fica atrás de Istambul, na Turquia, como a segunda cidade europeia com maior risco sísmico.

A cidade turca “tem 12 milhões de habitantes e uma construção má” mas, em Portugal, o risco também se agrava pela “falta de prevenção e de fiscalização da construção e da reabilitação de edifícios que não inclui o reforço sísmico das casas, que está previsto num regulamento de 1958″, explica ao jornal.

Também Alfredo Campos Costa, chefe do Núcleo de Engenharia Sísmica e Dinâmica de Estruturas do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), partilha da mesma opinião.

“Temos um parque de edifícios velhos e desocupados em Lisboa e Setúbal e algumas dessas casas estão a ser reabilitadas. Ou seja, estão a colocar pessoas a viver nessas casas o que é aumentar o risco”, considera.

Ainda para mais, lembra Mário Lopes, Lisboa “está sentada em cima de epicentros”: a região do do Vale do Tejo, Vila Franca de Xira até Santarém “é uma zona de falhas que estão no próprio leito do Tejo e são as piores que existem no continente português”.

Na Turquia, um sismo forte poderia causar 100 mil mortes e em Portugal as previsões apontam para umas trágicas 20 mil ou 30 mil mortes, aponta o perito. Por sua vez, o chefe do LNEC fala do “impacto económico brutal que teria”, cerca de 30 a 40 % do PIB.

Esta sexta-feira, para recordar à população sobre como reagir em caso de sismo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) realiza, às 10h13, o exercício nacional “A Terra Treme” para assinalar o Dia Internacional para a Redução de Catástrofes.

O exercício, que envolve as autarquias de Lisboa, Porto, Coimbra e Faro e várias escolas, vai acontecer durante um minuto, no qual as pessoas inscritas vão executar os três gestos que salvam vidas: Baixar, Proteger e Aguardar.

ZAP //

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fisco está a cobrar IMI de 2013 (para surpresa de muitos contribuintes)

Os contribuintes que perderam o direito à isenção de IMI em 2013 estão a ser notificados pelas Finanças para procederem ao seu pagamento. E muitos deles estão a ser apanhados de surpresa porque não sabiam …

Lone Star já é dona do Novo Banco

O contrato de venda do Novo Banco ao fundo norte-americano Lone Star foi assinado, em Lisboa, concretizando assim a alienação do banco a privados três anos depois da resolução do BES. O contrato de venda de …

ERC não chega a consenso na compra da Media Capital pela Altice

Os membros do Conselho Regulador da ERC não reuniram consenso sobre o eventual chumbo ao negócio da venda da Media Capital à Altice. O processo de decisão segue agora para a Autoridade da Concorrência (AdC). Os …

Brasil aprova lei que facilita o trabalho escravo

O Governo brasileiro aprovou uma nova lei, no início desta semana, que pode dificultar a punição de empregadores que usam trabalho escravo, restringindo também a publicação da "lista negra" de empresas e pessoas ligadas a …

Governo de Passos investigado por suspeitas de corrupção no projecto do TGV

O Ministério Público está a investigar eventuais crimes de corrupção durante o Governo de Passos Coelho, visando em concreto o ex-secretário de Estado Sérgio Monteiro e o projecto do TGV. O Público avança que um dos …

Governo espanhol admite suspender autonomia da Catalunha

A vice-presidente do Governo espanhol confirmou, esta quarta-feira, que Madrid admite suspender totalmente ou parcialmente a autonomia da Catalunha se os dirigentes separatistas não renunciarem à declaração de independência, num prazo de 24 horas. "Carles Puigdemont …

Armamento roubado em Tancos encontrado na Chamusca

A Polícia Judiciária Militar informou, esta quarta-feira, que encontrou na zona da Chamusca, distrito de Santarém, o material de guerra roubado dos Paióis Nacionais de Tancos. Segundo o Público, a Polícia Judiciária Militar (PJM) fez uma …

Arquivos secretos sobre o assassinato de Kennedy estão nas mãos de Trump

O maior mistério no imaginário popular da história recente dos Estados Unidos é quem foi o verdadeiro culpado pelo assassinato do ex-presidente John F. Kennedy, uma incógnita com inúmeras dúvidas que podem ser esclarecidas com …

Açúcar estimula o crescimento de tumores malignos

Uma equipa de cientistas descobriu, num estudo realizado durante nove anos, que o consumo de açúcar por doentes oncológicos ativa as células do cancro e estimula o crescimento de tumores. A ligação entre o açúcar e …

Ministra da Administração Interna exigiu demissão e Costa aceitou

António Costa aceitou, esta quarta-feira, a demissão da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa. Constança Urbano de Sousa apresentou, na noite desta terça-feira, a sua demissão ao primeiro ministro António Costa que, numa nota …