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Lisboa vai “muito provavelmente” recusar voos em 2023

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Por / Flickr

Aeroporto Humberto Delgado, Lisboa

Pedro Nuno Santos admitiu que o “melhor ano de sempre” pode trazer mais problemas. Ministro também abordou os preços dos combustíveis.

O Aeroporto Humberto Delgado tem sido palco de cenas “dantescas”, devido às longas filas.

Uma “vergonha nacional”, quando há um regresso mais acentuado dos turistas, muito próximo do início do Verão.

E a afluência não vai abrandar nos próximos tempos e, no próximo ano, os problemas vão acumular-se, avisa Pedro Nuno Santos.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação admitiu que a maior probabilidade é, em 2023, o aeroporto de Lisboa recusar voos.

“Recusar voos este ano ainda não. No próximo ano, muito provavelmente, atingiremos (esperamos nós) o melhor ano de sempre, que foi antes da pandemia; e aí começaremos novamente a ter problemas de recusa de voos”, disse o ministro em conversa com os jornalistas, precisamente à margem da celebração do aniversário da TAP.

Os problemas de circulação, de fluidez, de espera no aeroporto já estão a ser sentidos desde Maio, continuou. “E ainda nem chegamos ao Verão”, lembrou.

“Se conseguirmos ocupar as boxes que temos, já não é mau”, reconheceu Pedro Nuno Santos.

O ministo vê um “problema estrutural” na origem desta situação e reforçou a ideia: é preciso um novo aeroporto “rapidamente”.

Combustíveis

Há outro “problema grave e sério” muito presente em Portugal, nos últimos tempos: os preços dos combustíveis.

As possibilidades do Governo “são limitadas”, afirmou o ministro das Infraestruturas e da Habitação, mas lembrou que “têm sido tomadas algumas medidas”.

“O Governo está atento e a estudar medidas. Mas não há milagres. Tem sido feito um grande esforço, veremos até onde podemos ir”, reforçou o responsável.

Pedro Nuno Santos disse ainda que a origem desta subida dos preços é a conjuntura internacional, agravada pela guerra na Ucrânia.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

6 Comments

  1. Uma passageira mostrou um vídeo onde se via que apenas duas cabines de verificação de passaportes estavam a funcionar quando as restantes estavam fechadas por falta de funcionários. Por isso a fila de passageiros era enorme. Para resolver isso não é preciso construir outro aeroporto, basta contratar o pessoal necessário para que este funcione.

    Acho também delicioso que o Ministro Pedro Nuno Santos fale dos problemas que estão a ocorrer numa postura de espectador como se não passasse por ele tomar algumas decissões para os resolver.

    Ou será que estes problemas estão a ser artificialmente criados, não colocando funcionários suficientes em atividade de forma a “demonstrar” que é preciso construir outro aeroporto. Se é o caso tenham a coragem política de assumir que querem construir outro aeroporto e façam-ne sem estar a submeter passageiros a estas esperas e dar uma imagem tão negativa de Portugal.

  2. E não se pode aumentar o aeroporto de Lisboa? Uns ambientalistas disseram na tv que a hipótese mais viável era aumentar o aeroporto de Lx. Se isso é possivel já deviam ter começado há 10 anos atrás, a aumentar o aeroporto. Ou então mandavam so aviões para o de Beja, que deve estar às moscas e desenvolviam os acessos a Lisboa a partir de Beja.

  3. Convém é passar a ideia de que o aeroporto não aguenta para justificar a construção de um novo para que as comissões escorram…. é tipo futebol! Contratem mais pessoal de terra e se precisam de mais pistas estão mesmo aí ao lado já construídas (Tires) ou desviem voos para Beja e deixem de desviar os voos que iam para o Porto. O que é preciso é justificar engarrafamentos vergonhosos para o País.

  4. O ministro está a tentar “tapar o sol com uma peneira” como diziam, em tempos, os comunistas do PCP.
    1 O estado de pré-calamidade no aeroporto de Lisboa deve-se à incompetência do Costa porque extinguiu um serviço sem ter implementado o seu substituto.
    2 Já várias vezes foi dito pela UE que Portugal pode construir o aeroporto que quiser, desde que o pague. O que não pode é aumentar o nível de endividamento.
    3Não é Lisboa que necessita de um aeroporto, mas sim o país. Se assim for o novo aeroporto é para servir o país todo e não somente Lisboa.

  5. Tudo isto mais que vergonhoso, só demonstra incompetência e má-fé por parte dos governantes! Anos e anos a discutir a mesma coisa sem solução à vista e pelos vistos se a houver ainda será uma solução de remedeio como se o país possa suportar daqui a alguns anos nova despesa com uma obra definitiva. Quanto à imagem do país com o serviço atual na Portela só poderá ser um poderoso incentivo para não voltar mais.

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