Lisboa quer usar a energia do trânsito para gerar eletricidade

DR Waydip

-

A Câmara de Lisboa pretende utilizar a energia gerada pelo trânsito rodoviário para produzir e vender eletricidade e, com essas receitas, tornar a cidade mais inclusiva, anunciou hoje o presidente da autarquia, António Costa.

A capital é a única cidade portuguesa entre as 21 finalistas do concurso internacional ‘Mayor’s Challenge‘, da Bloomberg Philanthropies, fundação do presidente da Câmara de Nova Iorque, Michael Bloomberg, que visa premiar com cinco milhões de euros o projeto mais inovador para resolução de desafios e melhoria da vida urbana, com potencialidades para serem partilhadas com outras cidades.

Em parceria com investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI), a Câmara de Lisboa candidatou um projeto que procura aproveitar a energia cinética produzida pela circulação automóvel na cidade para criar eletricidade, que poderá ser reutilizada, armazenada ou vendida pelo município.

Tapete Waydip

“É colocado um tapete, por cima do pavimento, que capta a energia e é instalado um sistema, fora do pavimento, que converte essa energia, transforma-a e injeta-a na rede”, explicou um dos mentores do projeto, Francisco Duarte, na apresentação.

francisco-duarte / Linkedin

Francisco Duarte, investigador na UBI

Francisco Duarte, investigador na UBI

O investigador disse que o tapete é semelhante aos pavimentos para a redução de velocidade, aproveitando a energia que é feita pelos veículos para abrandar.

Os locais onde aplicar este sistema ainda estão a ser estudados – e vão depender do valor disponível para a aplicação -, mas uma das zonas a Avenida da República.

Os investigadores preferiram não indicar o montante que o município poderá arrecadar, afirmando que isso depende do número de sistemas, mas a autarquia, numa nota distribuída à imprensa, admite que seja possível “atingir poupanças de 145.000 euros em consumos elétricos e reduções na ordem das 337 toneladas e emissões de dióxido de carbono”.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, o prémio do ‘Mayor’s Challenge’ visa financiar o desenvolvimento do projeto, que tem um prazo de execução de dois anos: o primeiro dedicado ao desenvolvimento e investigação do projeto e o segundo para aplicação do sistema.

Mostrando-se otimista com uma possível vitória da capital, o autarca recordou que o ‘Mayor’s Challenge’ premeia ideias com praticabilidade e demonstrabilidade e não projetos finalizados.

“Seremos compradores do projeto assim que estiver desenvolvido e for implementável”, afirmou quando questionado sobre se a aplicação do sistema está dependente do primeiro lugar do concurso. Quanto ao investimento que será necessário, acrescentou isso “será negociado” depois de se saber se Lisboa vence o prémio ou não.

Para António Costa, esta é uma forma de aproveitar a energia provocada “por um grande problema de Lisboa”, o trânsito, e uma “boa oportunidade” para a cidade, nomeadamente para financiar a mobilidade na cidade.

“Se houver sucesso na implementação, poderá trazer uma receita alternativa à introdução de novas portagens urbanas”, considerou.

Por sua vez, o vereador do Espaço Público, Manuel Salgado, especificou que as receitas a alcançar por este sistema, que os investigadores afirmam ainda ser muito cedo para estimar, vão poder “permitir melhorar a acessibilidade pedonal”, tornando a cidade mais inclusiva, principalmente para idosos, e “carregar os veículos elétricos”.

Os investigadores da UBI, que estavam já a trabalhar neste projeto há três anos, desenvolveram um projeto-piloto na Covilhã.

Os finalistas têm que apresentar as candidaturas revistas até meados do verão e os vencedores serão anunciados no outono.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Luís Filipe Vieira reeleito com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do SL Benfica, com 62,59% dos votos dos sócios. Vieira está à frente do emblema da Luz desde 2003. Nem a pandemia travou os sócios …

Sporting 3-1 Gil Vicente | “Pote” de ouro na recta final

Sofrimento e alívio. O Sporting esteve a perder em casa por 1-0 com o Gil Vicente até aos 82 minutos, mas deu a volta ao marcador num curto espaço de tempo, acabando por fixar o …

Descoberto na Austrália recife de coral mais alto do que o Empire State Building

Um novo recife "maciço" de 500 metros foi descoberto na Grande Barreira de Corais da Austrália, tornando-o mais alto do que alguns dos arranha-céus mais altos do mundo. Os cientistas encontraram o recife separado - o …

Encontrados restos de ossos e madeira em pregos que terão sido usados na crucificação de Jesus

Um geólogo israelita analisou pregos supostamente associados à crucificação de Jesus Cristo e descobriu que os objetos contêm traços de osso e madeira. Em 1990, durante a escavação em Jerusalém do túmulo de Caifás, o sumo …

Oreo construiu um "Cofre do Apocalipse" para proteger as suas famosas bolachas

Depois do Svalbard Global Seed Vault, que guarda mais de um milhão de amostras de sementes num bunker, e o Arctic World Archive, que preserva os dados do mundo de hoje, a Oreo criou um "Cofre do …

"O Palmeiras sabe quem é o Abel?" - as dúvidas no Brasil, parte II

Abel Ferreira deverá ser confirmado como novo treinador do Palmeiras nesta sexta-feira. No Brasil voltam a surgir questões sobre as contratações de técnicos estrangeiros. Lembra-se de Marco de Vargas, o jornalista da FOX Brasil que não …

Guru de seita de escravas sexuais condenado a 120 anos de prisão

O guru de uma seita de escravas sexuais, conhecida como NXIVM, foi condenado a 120 anos de prisão. Foi considerado culpado de obrigar mulheres a fazer sexo com ele. Keith Raniere, guru da seita de escravas …

Jogadores do Atlético de Madrid "apanhados" a falar sobre João Félix

Saúl e Oblak elogiaram o jovem português, durante o intervalo da receção ao Salzburgo. Tom diferente teve uma conversa entre jogadores do Real Madrid. João Félix voltou às grandes noites nas competições europeias. Depois de já …

Creches "verdes" na Finlândia mudaram o sistema imunitário das crianças

Um pequeno experimento mostra que brincar numa "pequena floresta" durante apenas um mês pode ser o suficiente para mudar o sistema imunitário de uma criança. De acordo com o site Science Alert, várias creches na Finlândia …

Museus holandeses apertam a segurança após assaltos a objetos nazis

Uniformes da SS, armas de fogo e paraquedas estão entre os objetos nazis que estão a ser roubados de museus de guerra holandeses. De acordo com o jornal The Guardian, museus de guerra por todos os …