Porto-Lisboa em 1h15 obriga à construção de nova ponte sobre o Douro. Deverá custar 500 milhões

Nuno Morão, Wikimedia

Estação de Campanhã, Porto

A estação de Campanhã vai ser o terminal dos comboios de alta velocidade da futura linha Porto-Lisboa, mas para que isso aconteça será necessário uma nova ponte sobre o Douro, que deverá situar-se a nascente da ponte S. João, perto da do Freixo.

A infra-estrutura deverá custar cerca de 500 milhões de euros pois a construção no local definido não deverá ser fácil, avança o Público. O rio naquele local alarga e o vão da ponte terá de ser muito comprido, uma vez que deverá ter mais de 2 km.

Os acessos à ponte são também de elevada complexidade técnica, mas esta é a melhor solução para fazer uma “entrada direta” em Campanhã da nova linha Lisboa – Porto, que prevê uma viagem de apenas 1h15.



A Rave prevê que a linha passe em túnel sob Vila Nova de Gaia, saindo diretamente para a nova travessia a construir entre a Ponte S. João e a Ponte do Freixo. É este traçado que vai permitir que os comboios de alta velocidade entrem em linha reta na estação de Campanhã.

Segundo uma fonte oficial do gabinete do Ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, “a estação de Campanhã tem interface com o Metro do Porto e terá o principal terminal rodoviário da cidade, pelo que se assume como o principal interface de transportes da cidade do Porto”.

Do lado leste de Campanhã, onde se esperava construir as plataformas para os comboios rápidos, estão agora a decorrer as obras de um terminal rodoviário. E o próprio Matadouro, um edifício um pouco mais a Norte que deveria ser demolido para construir um parque para recolher os comboios, está ocupado para ser instalado um centro empresarial.

O governo diz que “é prematuro discutir projetos em concreto, sendo certo que a estação de Campanhã tem uma reserva de capacidade substancial”. Segundo o Público, sem espaço para serem feitas manutenções e lavagens, o verdadeiro terminal operacional dessas composições será Contumil, o que significa reforçar o canal ferroviário para lá.

A futura ponte sobre o Douro e a entrada da nova linha em Campanhã foram ainda pensadas para ficarem no alinhamento do futuro túnel que fará a ligação ao aeroporto, mas devido às infra-estruturas já existentes na cidade esse processo não será fácil.

Afastada ficou a ideia de fazer a estação de alta velocidade na Boavista, como chegou a ser falado no início deste século. Este projeto implicaria também um novo tabuleiro sobre o Douro, entre, as pontes Luís I e da Arrábida a que se seguiria um túnel direto ao centro da cidade.

Essa localização está agora destinada para o Metro do Porto, que quer construir uma ponte para a linha Casa da Música–Devesas, um projeto que será financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (enquanto a ponte ferroviária será no âmbito do PNI2030).

Se tudo correr como previsto, Porto e Gaia deverão ficar com mais duas pontes a acrescentar às da Arrábida, Freixo, Luís I, Maria Pia (que se encontra desativada), do Infante e São João.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Manuscritos medievais sobre lenda do Rei Artur podem mudar interpretação da história

Em julho de 2021, uma equipa de investigadores do Reino Unido publicou um livro que aborda as descobertas de um intrigante estudo que pode dar uma nova interpretação à lenda do Rei Artur. A obra "The …

O dia que mudou o mundo. Os atentados do 11 de Setembro foram há 20 anos

Há exactamente 20 anos, um dos acontecimentos mais marcantes da história contemporânea abalou os EUA e o mundo. O ZAP recorda o 11 de Setembro e como o legado dos atentados ainda se faz sentir …

A cor azul é a mais rara na natureza. Cientistas já sabem porquê

O azul é a cor mais rara na natureza. Agora, uma equipa de cientistas descobriu que a razão por trás disso se prende com a química e a física. Tendo em conta o imenso céu azul …

Ano letivo 2019/20 teve menos alunos inscritos e menos "chumbos"

O ano letivo 2019/20 ficou marcado por menos alunos inscritos em todos os graus de ensino, pelo aumento da taxa de escolarização e pela diminuição de "chumbos" e desistências, revelam estatísticas oficiais. A Direção-Geral de Estatísticas …

Ao contrário do que se pensava, a Via Láctea não é homogénea

Astrónomos da Universidade de Genebra observaram a composição dos gases na nossa Galáxia e mostraram que, ao contrário dos modelos estabelecidos até agora, não se misturam homogeneamente. Para melhor entender a história e a evolução da …

Sporting sem trio de peso, FC Porto entre viagens. "Jogo devia ter sido adiado", dizem os treinadores

O treinador do Sporting, Rúben Amorim, revelou esta sexta-feira que não poderá contar com os futebolistas Pedro Gonçalves, Gonçalo Inácio e Tiago Tomás para a receção deste sábado ao FC Porto, mas que apesar disso …

Com a Venezuela em crise, restaurante nos EUA dá uma nova "alma" a jovens chefs

Um restaurante venezuelano nos Estados Unidos está a ajudar jovens chefs deste país sul-americano a estabelecerem-se na sua área e na famosa "terra das oportunidades". Já passaram seis anos desde que o restaurante Alma Cocina Latina …

Documentos mostram que Austrália ajudou a CIA no golpe contra Salvador Allende

Documentos desclassificados do Governo australiano revelam que o país ajudou a CIA no golpe de Estado, em 1973, contra o Presidente chileno Salvador Allende. De acordo com o jornal The Guardian, documentos desclassificados do Governo australiano …

Falsa agressão homofóbica (para esconder infidelidade) incendeia a política espanhola

A denúncia falsa de um jovem que alegou ter sido agredido, num ataque homofóbico, em Madrid, incendiou os ânimos na política espanhola, com acusações entre o Governo do PSOE e a oposição, em especial o …

Com 80% da população vacinada, Dinamarca levanta todas as restrições da covid-19

A alta taxa de vacinação da Dinamarca permitiu que o país se tornasse um dos primeiros da União Europeia (UE) a levantar todas as restrições para controlar a propagação da covid-19. Estas estiveram em vigor …