Porto-Lisboa em 1h15 obriga à construção de nova ponte sobre o Douro. Deverá custar 500 milhões

Nuno Morão, Wikimedia

Estação de Campanhã, Porto

A estação de Campanhã vai ser o terminal dos comboios de alta velocidade da futura linha Porto-Lisboa, mas para que isso aconteça será necessário uma nova ponte sobre o Douro, que deverá situar-se a nascente da ponte S. João, perto da do Freixo.

A infra-estrutura deverá custar cerca de 500 milhões de euros pois a construção no local definido não deverá ser fácil, avança o Público. O rio naquele local alarga e o vão da ponte terá de ser muito comprido, uma vez que deverá ter mais de 2 km.

Os acessos à ponte são também de elevada complexidade técnica, mas esta é a melhor solução para fazer uma “entrada direta” em Campanhã da nova linha Lisboa – Porto, que prevê uma viagem de apenas 1h15.

A Rave prevê que a linha passe em túnel sob Vila Nova de Gaia, saindo diretamente para a nova travessia a construir entre a Ponte S. João e a Ponte do Freixo. É este traçado que vai permitir que os comboios de alta velocidade entrem em linha reta na estação de Campanhã.

Segundo uma fonte oficial do gabinete do Ministro das Infra-estruturas, Pedro Nuno Santos, “a estação de Campanhã tem interface com o Metro do Porto e terá o principal terminal rodoviário da cidade, pelo que se assume como o principal interface de transportes da cidade do Porto”.

Do lado leste de Campanhã, onde se esperava construir as plataformas para os comboios rápidos, estão agora a decorrer as obras de um terminal rodoviário. E o próprio Matadouro, um edifício um pouco mais a Norte que deveria ser demolido para construir um parque para recolher os comboios, está ocupado para ser instalado um centro empresarial.

O governo diz que “é prematuro discutir projetos em concreto, sendo certo que a estação de Campanhã tem uma reserva de capacidade substancial”. Segundo o Público, sem espaço para serem feitas manutenções e lavagens, o verdadeiro terminal operacional dessas composições será Contumil, o que significa reforçar o canal ferroviário para lá.

A futura ponte sobre o Douro e a entrada da nova linha em Campanhã foram ainda pensadas para ficarem no alinhamento do futuro túnel que fará a ligação ao aeroporto, mas devido às infra-estruturas já existentes na cidade esse processo não será fácil.

Afastada ficou a ideia de fazer a estação de alta velocidade na Boavista, como chegou a ser falado no início deste século. Este projeto implicaria também um novo tabuleiro sobre o Douro, entre, as pontes Luís I e da Arrábida a que se seguiria um túnel direto ao centro da cidade.

Essa localização está agora destinada para o Metro do Porto, que quer construir uma ponte para a linha Casa da Música–Devesas, um projeto que será financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (enquanto a ponte ferroviária será no âmbito do PNI2030).

Se tudo correr como previsto, Porto e Gaia deverão ficar com mais duas pontes a acrescentar às da Arrábida, Freixo, Luís I, Maria Pia (que se encontra desativada), do Infante e São João.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …