/

Lisboa e Porto vão abrir estações de metro e hospital para proteger sem-abrigo do frio

1

CentroApoioSemAbrigo / Facebook

-

Perante a acentuada descida das temperaturas entre terça e quarta-feira, com valores entre os zero e os quatro graus centígrados em todo o país, as câmaras do Porto e Lisboa decidiram alargar as medidas de proteção aos sem-abrigo.

A Câmara Municipal do Porto abre, esta terça-feira e até ao dia 22, as antigas instalações do Hospital Joaquim Urbano para acolher e disponibilizar refeições aos os sem-abrigo.

Segundo informação publicada na página do município, o espaço estará acessível das 20h às 09h e disponibiliza camas individuais para pessoas do sexo feminino e masculino, acesso a casas de banho, oferta de um kit de higiene e pequeno almoço.

Além da utilização do transporte disponibilizado pela autarquia, qualquer pessoa poderá dirigir-se diretamente a este espaço – situado na Rua de Câmara Pestana, junto ao cemitério do Bonfim – sendo acolhida de imediato.

A estação de metro do Bolhão também vai ficar aberta durante 24 horas por dia, entre quarta-feira e segunda-feira, para proteger os sem-abrigo das baixas temperaturas que estão a gelar o país.

Cinco estações do Metro de Lisboa abertas à noite

Cinco estações do Metropolitano de Lisboa vão estar abertas à noite, a partir desta terça-feira para acolher os sem-abrigo. Serão ainda distribuídas refeições quentes, alimentos e agasalhos no Pavilhão do Casal Vistoso.

“Enquanto se registarem estas temperaturas abaixo dos três graus, estarão abertas, durante o período da noite, a estação do Metro do Rossio, do Intendente, do Saldanha, da gare do Oriente e do Colombo [Colégio Militar/Luz]”, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil, Carlos Manuel Castro.

A decisão resulta de reuniões tidas esta segunda-feira com “vários serviços do município” e “também com a Santa Casa da Misericórdia”, indicou Carlos Manuel Castro à Lusa, acrescentando que, desses encontros, emergiu também a decisão de solicitar à administração do Metropolitano que mantenha cinco estações abertas durante a noite, quando normalmente encerram à 01:00 e abrem às 06:30.

Em causa estão as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para uma acentuada descida das temperaturas entre terça e quarta-feira, com valores entre os zero e os quatro graus centígrados em todo o país.

A autarquia de Lisboa explica que o Plano de Contingência para as Pessoas Sem-Abrigo Perante o Frio, que é ativado quando se registam, pelo menos, dois dias consecutivos com temperaturas mínimas abaixo de três graus, estará em vigor a partir do final da tarde.

Questionado sobre o tempo de vigência do plano, Carlos Manuel Castro apontou que, de acordo com as atuais previsões, “ficará ativo até sábado“.

Porém, “teremos de monitorizar as temperaturas e, portanto, a cada dia (…) faremos uma avaliação e manteremos o plano ativo o tempo que for necessário”, concluiu.

As temperaturas vão descer entre quatro e nove graus Celsius a partir de quarta-feira em Portugal continental, devido a uma massa de ar fria e seca.

ZAP // Move / Lusa

1 Comment

  1. Se há tantas casas para refugiados por que não há também para os sem abrigo que geralmente são pessoas que já descontaram para impostos e Segurança Social.
    É vergonhosa a política de reintegração de portugueses na sociedade. Nojo é o que tenho destes governantes que só se servem do povo para as eleições.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.