Lisboa e Porto vão abrir estações de metro e hospital para proteger sem-abrigo do frio

CentroApoioSemAbrigo / Facebook

-

Perante a acentuada descida das temperaturas entre terça e quarta-feira, com valores entre os zero e os quatro graus centígrados em todo o país, as câmaras do Porto e Lisboa decidiram alargar as medidas de proteção aos sem-abrigo.

A Câmara Municipal do Porto abre, esta terça-feira e até ao dia 22, as antigas instalações do Hospital Joaquim Urbano para acolher e disponibilizar refeições aos os sem-abrigo.

Segundo informação publicada na página do município, o espaço estará acessível das 20h às 09h e disponibiliza camas individuais para pessoas do sexo feminino e masculino, acesso a casas de banho, oferta de um kit de higiene e pequeno almoço.

Além da utilização do transporte disponibilizado pela autarquia, qualquer pessoa poderá dirigir-se diretamente a este espaço – situado na Rua de Câmara Pestana, junto ao cemitério do Bonfim – sendo acolhida de imediato.

A estação de metro do Bolhão também vai ficar aberta durante 24 horas por dia, entre quarta-feira e segunda-feira, para proteger os sem-abrigo das baixas temperaturas que estão a gelar o país.

Cinco estações do Metro de Lisboa abertas à noite

Cinco estações do Metropolitano de Lisboa vão estar abertas à noite, a partir desta terça-feira para acolher os sem-abrigo. Serão ainda distribuídas refeições quentes, alimentos e agasalhos no Pavilhão do Casal Vistoso.

“Enquanto se registarem estas temperaturas abaixo dos três graus, estarão abertas, durante o período da noite, a estação do Metro do Rossio, do Intendente, do Saldanha, da gare do Oriente e do Colombo [Colégio Militar/Luz]”, disse à agência Lusa o vereador da Proteção Civil, Carlos Manuel Castro.

A decisão resulta de reuniões tidas esta segunda-feira com “vários serviços do município” e “também com a Santa Casa da Misericórdia”, indicou Carlos Manuel Castro à Lusa, acrescentando que, desses encontros, emergiu também a decisão de solicitar à administração do Metropolitano que mantenha cinco estações abertas durante a noite, quando normalmente encerram à 01:00 e abrem às 06:30.

Em causa estão as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que apontam para uma acentuada descida das temperaturas entre terça e quarta-feira, com valores entre os zero e os quatro graus centígrados em todo o país.

A autarquia de Lisboa explica que o Plano de Contingência para as Pessoas Sem-Abrigo Perante o Frio, que é ativado quando se registam, pelo menos, dois dias consecutivos com temperaturas mínimas abaixo de três graus, estará em vigor a partir do final da tarde.

Questionado sobre o tempo de vigência do plano, Carlos Manuel Castro apontou que, de acordo com as atuais previsões, “ficará ativo até sábado“.

Porém, “teremos de monitorizar as temperaturas e, portanto, a cada dia (…) faremos uma avaliação e manteremos o plano ativo o tempo que for necessário”, concluiu.

As temperaturas vão descer entre quatro e nove graus Celsius a partir de quarta-feira em Portugal continental, devido a uma massa de ar fria e seca.

ZAP // Move / Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Se há tantas casas para refugiados por que não há também para os sem abrigo que geralmente são pessoas que já descontaram para impostos e Segurança Social.
    É vergonhosa a política de reintegração de portugueses na sociedade. Nojo é o que tenho destes governantes que só se servem do povo para as eleições.

RESPONDER

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …

Sue, o T-rex, terá tido uma forte dor de dentes devido a uma infeção

Sue, o T-rex cujo esqueleto é um dos mais completos já descobertos até aos dias de hoje, terá sofrido uma forte dor de dentes durante a sua existência. "Dois dentes estão realmente fundidos e um terceiro …

Câmara com IA confundiu careca do bandeirinha com a bola (e arruinou o jogo de futebol)

Os adeptos da equipa de futebol escocesa Inverness Caledonian Thistle FC experimentaram uma hilariante falha tecnológica durante um jogo no fim de semana passado. De acordo com o IFLScience, o clube escocês anunciou há algumas semanas …

"Francisco Louçã fez bullying para precipitar ruptura do Bloco com o PS"

O PS acredita que foi a postura de "bullying" de Francisco Louçã que forçou o Bloco de Esquerda a precipitar uma "ruptura com o PS", conforme avança o deputado João Paulo Correia, vice-presidente da bancada …

Remdesivir: de droga milagrosa a negócio milionário com "muito, muito mau aspeto"

Apresentado como único medicamento anti-viral eficaz no combate à covid-19, foi o primeiro medicamento aprovado pela FDA, regulador farmacêutico americano, no tratamento da doença. Agora, a sua eficácia é contestada — e os negócios milionários …