UE quer limitador de velocidade automático nos carros novos

A Comissão Europeia quer impor uma série de medidas para aumentar a segurança rodoviária. Limitadores de velocidade automáticos nos novos veículos é uma das principais sugestões.

O Parlamento Europeu deverá aprovar várias medidas que obrigarão os novos carros a serem equipados com vários sistemas que melhorem a segurança rodoviária. Alguns dos veículos mais modernos já os têm, mas o objetivo é democratizar estes sistemas a todos os carros.

A Volvo já tinha anunciado que pretende implementar um limitador de velocidade de 180 quilómetros por hora. Agora, a Comissão Europeia quer seguir o exemplo da produtora sueca e implementar um limitador de velocidade a todos os veículos a partir de 2022.

Os carros recebem informações via GPS e um mapa digital informa o veículo qual é o limite de velocidade na zona em que circula, explica o MotorMais. Um conceito relativamente fácil, que pode ter efeitos importantíssimos na redução da mortalidade nas estradas.

No entanto, em certas ocasiões, o sistema pode ser “desativado” temporariamente. Se um carro estiver a ultrapassar um camião e entrar numa área com limite de velocidade menor, o motorista pode acelerar para completar a manobra.

A medida foi bem recebida pelo Conselho Europeu de Segurança nos Transportes, órgão independente que fornece assessoria a Bruxelas em questões de segurança nos transportes. No entanto, a aprovação formal desta medida pode demorar meses.

Esta não é a única ideia que deverá ser implementada no continente europeu. Outra delas, segundo a BBC, é a inclusão de travagem de emergência avançada e tecnologia de Lane-Keeping. Esta última é um sistema que permite que o carro se mantenha dentro da faixa de rodagem, mesmo quando o condutor se distrai.

A Comissão Europeia defende ainda que todos os novos carros devem ter um sistema de câmaras e sensores de ajuda à marcha-atrás — já comum em muitos veículos. O Observador fala ainda da inclusão de um dispositivo que filme tudo o que se passa a bordo e no exterior do carro, para que possa ser utilizado como prova em caso de acidente.

A Comissária da UE, Elzbieta Bienkowska, afirmou que “todos os anos 25 mil pessoas perdem a vida nas estradas” e que “a grande maioria destes acidentes é causada por erro humano”. Segundo Bienkowska, estes novos avanços tecnológicos de segurança causarão o mesmo impacto de quando o cinto de segurança foi imposto.

Estas medidas são o maior salto dado este século na segurança rodoviária“, destaca o diretor de campanhas da Brake. “Este é um dia marcante”, acrescentou.

ZAP //

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1 COMENTÁRIO

  1. o ser humano tem de evoluir e aprender ,ser ensinado a ter responsabilidade ,nao ser tratado como um adolescente ,que nao se deixa sair a rua,para nao ser atropelado

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