As ligas europeias de futebol estão prontas para voltar à competição à porta fechada e, dessa forma, limitar o impacto negativo da suspensão causada pela pandemia de covid-19.
Segundo o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, “há opções que permitem reatar taças e campeonatos e levá-las até ao fim”, para limitar o “impacto terrível” que causaria a suspensão definitiva da época 2019/20, a nível económico, para clubes e ligas.
Em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera, o dirigente explicou que o importante “é trazer alegria às pessoas nestes tempos difíceis e algum semblante de regresso ao normal, mesmo que os jogos só possam ser vistos na televisão” e as medidas de segurança tenham de ser respeitadas nos treinos e nos jogos.
A I Liga está suspensa desde 12 de março, quando faltavam disputar 10 jornadas, não havendo ainda datas disponíveis para o regresso à competição.
Este domingo, no seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes adiantou que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) está a pensar retomar o campeonato de futebol “em junho e julho”.
O comentador referiu que os restantes 10 jogos deverão ser feitos “à porta fechada ou com uma redução muito significativa de espetadores, de maneira a cumprir as regras de saúde e de distanciamento social”.
A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 167 mil mortos e infetou mais de 2,4 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 537 mil doentes foram considerados curados.
ZAP // Lusa
Coronavírus / Covid-19
-
20 Outubro, 2024 Descobertas mais provas de que a COVID longa é uma lesão cerebral
-
6 Outubro, 2024 A COVID-19 pode proteger-nos… da gripe