Campeonato pode voltar em Junho (mas de forma diferente)

Hugo Delgado / Lusa

A principal Liga portuguesa de futebol pode regressar aos relvados “em Junho e Julho”, vaticina o comentador Luís Marques Mendes numa altura em que já há um documento com medidas adicionais às da Direcção Geral de Saúde para limitar ao mínimo possível o risco de contágio.

Numa altura em que a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) ainda está a analisar como vai decorrer o resto da temporada 2019/2020, depois da suspensão de todos os jogos dos campeonatos profissionais a 12 de Março devido à pandemia de Covid-19, especula-se que o futebol pode voltar aos relvados portugueses já em Junho.

Marques Mendes assegura que a LPFP está a pensar retomar o campeonato de futebol “em Junho e Julho”, para a realização dos 10 jogos que faltam.

No seu habitual espaço de comentário na SIC, o comentador refere que estes 10 jogos deverão ser feitos “à porta fechada ou com uma redução muito significativa de espectadores, de maneira a cumprir as regras de saúde e de distanciamento social”.

Quanto à próxima temporada, deverá arrancar mais tarde, “em Setembro, e não em Agosto”, prevê ainda Marques Mendes que diz que “o futebol já teve danos na ordem dos 300 a 400 milhões de euros” com a paragem.

Entretanto, o Jornal de Notícias (JN) revela um documento com linhas orientadoras para jogadores, treinadores e restante staff dos clubes, de modo a que tomem comportamentos mais seguros no regresso da bola aos relvados, reforçando aquelas que têm sido as recomendações da Direcção Geral de Saúde (DGS).

Esse documento foi “elaborado pelos médicos dos clubes participantes nas duas Ligas profissionais”, após ouvirem “diversos especialistas na área da infecciologia, pneumologia, medicina interna, saúde pública e cardiologia desportiva”, como aponta o JN. Estes profissionais aconselham várias mudanças em rotinas típicas do futebol, desde os treinos aos jogos, passando pelas deslocações e pelos estágios das equipas.

Entre estas recomendações está, nomeadamente, o fim da saudação entre equipas e árbitros no arranque dos jogos, bem das rodas de atletas que algumas equipas fazem, seja no início dos desafios ou após o apito final, como acontece com o FC Porto de Sérgio Conceição.

As crianças também não vão poder acompanhar os jogadores na entrada em campo.

As reuniões pré-jogo entre elementos das duas equipas que se defrontam deixarão de ter lugar, tal como as preparações dos detalhes de segurança com as forças de autoridade. Estes detalhes devem ser acertados por video-conferência.

Nas viagens de autocarro, devem seguir apenas jogadores e treinadores e cada elemento deve sentar-se sozinho, mesmo em bancos com dois lugares, e sempre com máscara colocada. Os veículos devem estar apetrechados com desinfectantes e devem evitar usar o ar condicionado.

Caso seja necessário viajar de avião, devem evitar sentar-se em bancos de aeroportos.

Especula-se sobre a possibilidade de haver uma espécie de torneio, em campo neutro, para disputar as 10 jornadas que faltam. Mas caso se mantenham os jogos nos moldes habituais, deve ser determinado que os estágios da equipa sejam curtos ou que sejam evitados, com as deslocações a realizarem-se no próprio dia do jogo, se possível.

As estadias devem ser feitas em quartos individuais ou, caso não seja possível, em quartos com camas separadas por uma distância mínima de 1 metro, com as refeições a realizarem-se em espaços arejados e evitando-se o contacto com funcionários dos hotéis.

Além destas orientações particulares, jogadores e demais staff dos clubes devem continuar a seguir as recomendações da DGS, nomeadamente a lavagem regular das mãos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …

Sem ganho económico e muitas mortes. O que dizem os dados da controversa estratégia sueca

A estratégia relaxada da Suécia contra a covid-19 gerou várias críticas. Os números mostram que tanto a nível sanitário como económico, o país saiu a perder. O Governo sueco não impôs um confinamento à população e, …