Ligações fluviais e ferroviárias suspensas entre Lisboa e margem sul

Marcelo Camargo / ABr

foto: ABr

foto: ABr

O tráfego fluvial no estuário do rio Tejo “está suspenso”, a circulação ferroviária na Ponte 25 de Abril está interrompida, e o trânsito no tabuleiro condicionado, disseram hoje as autoridades.

“O tráfego no rio Tejo, entre Lisboa e a margem sul, e vice-versa, está suspenso”, disse à Lusa fonte da Polícia Marítima.

“Todas as ligações fluviais, da Soflusa e Transtejo, estão suspensas sem previsão de retomar”, disse à Lusa a assessoria de imprensa da Transtejo.

O trânsito na Ponte 25 de Abril está interdito a motociclos, veículos com capota de lona e a viaturas pesadas, devido à intensidade do vento, disse à agência Lusa fonte da GNR.

O mau tempo levou também ao fecho das faixas centrais da ponte nos dois sentidos para todo o tipo de veículos, estando neste momento a funcionar apenas duas faixas, em cada uma dos sentidos, norte-sul, e sul–norte.

A circulação ferroviária na ponte está interrompida também devido aos fortes ventos, informou a Protecção Civil.

A Câmara de Almada divulgou hoje um comunicado no qual solicita, devido aos “ventos fortes”, que “não sejam colocados contentores individuais na rua”.

“Devido às condições meteorológicas adversas previstas para a noite de hoje, 9 de Fevereiro, e madrugada de segunda-feira, a Câmara Municipal de Almada solicita que não sejam colocados sacos do lixo, nem contentores individuais na via pública, principalmente em zonas mais expostas a ventos fortes, para prevenir possíveis acidentes que possam ocorrer devido ao mau tempo que se irá sentir”, lê-se no comunicado hoje divulgado.

A edilidade “pede especial atenção no reforço de mecanismos de fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas”.

Protecção Civil registou 23 cortes de estrada até às 16h30

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou, entre as 09:00 e as 16:30 de hoje, 23 cortes de estrada em seis distritos do país devido à neve, inundações e quedas de árvores.

De acordo com um documento do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), publicado na página Internet da ANPC, as vias rodoviárias cortadas situam-se nos distritos de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Guarda, Santarém e Viseu.

Em Aveiro, no concelho de Águeda, estão cortadas as vias municipais do Túnel do Sardão e Campo de Recardães e também as ligações entre Oronhe e Espinhel, Fontinha e Almiar e Serem e Macinhata, todas devido a inundações.

Nos distritos da Guarda e Castelo Branco, na zona da Serra da Estrela, estão cortados os acessos à Torre a partir dos Piornos e Lagoa Comprida e desta localização à Portela de Arão, pela EN 338, devido à neve.

Entre outros acesso, a neve impedia ainda a circulação num percurso de seis quilómetros na EN 339 e, na mesma via, a ligação entre o Sabugueiro e a Lagoa Comprida, refere o documento.

Em Beja, na zona de Ourique, uma queda de árvore impediu a circulação no IC1 e em Viseu a neve cortou a estrada municipal 553 entre Bigorne (Lamego) e Resende, via serra do Montemuro.

Já no distrito de Santarém a Protecção Civil registava, até às 16:30, a submersão de dez caminhos e estradas municipais, uma ponte na ligação entre as localidades de Alcaides e Almajões e do parque de estacionamento em Constância.

No mesmo período, a ANPC registou um total de 302 ocorrências (quedas de árvores, inundações e limpezas de via, entre outras) em todo o país, com destaque para os distritos do litoral, que mobilizaram 994 operacionais e 408 veículos.

Coimbra era o distrito mais afectado, com 59 ocorrências, seguindo-se Lisboa e Setúbal, com 47 e 31 ocorrências, prospectivamente.

Ouvido pela Lusa, o Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís, afirmou que os meios de socorro “têm estado atarefados” ao longo do dia, mas “sem situações de especial relevância”.

“Tivemos algumas quedas de árvores e derrocadas prontamente resolvidas pelos bombeiros”, frisou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …