Ligações fluviais e ferroviárias suspensas entre Lisboa e margem sul

Marcelo Camargo / ABr

foto: ABr

foto: ABr

O tráfego fluvial no estuário do rio Tejo “está suspenso”, a circulação ferroviária na Ponte 25 de Abril está interrompida, e o trânsito no tabuleiro condicionado, disseram hoje as autoridades.

“O tráfego no rio Tejo, entre Lisboa e a margem sul, e vice-versa, está suspenso”, disse à Lusa fonte da Polícia Marítima.

“Todas as ligações fluviais, da Soflusa e Transtejo, estão suspensas sem previsão de retomar”, disse à Lusa a assessoria de imprensa da Transtejo.

O trânsito na Ponte 25 de Abril está interdito a motociclos, veículos com capota de lona e a viaturas pesadas, devido à intensidade do vento, disse à agência Lusa fonte da GNR.

O mau tempo levou também ao fecho das faixas centrais da ponte nos dois sentidos para todo o tipo de veículos, estando neste momento a funcionar apenas duas faixas, em cada uma dos sentidos, norte-sul, e sul–norte.

A circulação ferroviária na ponte está interrompida também devido aos fortes ventos, informou a Protecção Civil.

A Câmara de Almada divulgou hoje um comunicado no qual solicita, devido aos “ventos fortes”, que “não sejam colocados contentores individuais na rua”.

“Devido às condições meteorológicas adversas previstas para a noite de hoje, 9 de Fevereiro, e madrugada de segunda-feira, a Câmara Municipal de Almada solicita que não sejam colocados sacos do lixo, nem contentores individuais na via pública, principalmente em zonas mais expostas a ventos fortes, para prevenir possíveis acidentes que possam ocorrer devido ao mau tempo que se irá sentir”, lê-se no comunicado hoje divulgado.

A edilidade “pede especial atenção no reforço de mecanismos de fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas”.

Protecção Civil registou 23 cortes de estrada até às 16h30

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou, entre as 09:00 e as 16:30 de hoje, 23 cortes de estrada em seis distritos do país devido à neve, inundações e quedas de árvores.

De acordo com um documento do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), publicado na página Internet da ANPC, as vias rodoviárias cortadas situam-se nos distritos de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Guarda, Santarém e Viseu.

Em Aveiro, no concelho de Águeda, estão cortadas as vias municipais do Túnel do Sardão e Campo de Recardães e também as ligações entre Oronhe e Espinhel, Fontinha e Almiar e Serem e Macinhata, todas devido a inundações.

Nos distritos da Guarda e Castelo Branco, na zona da Serra da Estrela, estão cortados os acessos à Torre a partir dos Piornos e Lagoa Comprida e desta localização à Portela de Arão, pela EN 338, devido à neve.

Entre outros acesso, a neve impedia ainda a circulação num percurso de seis quilómetros na EN 339 e, na mesma via, a ligação entre o Sabugueiro e a Lagoa Comprida, refere o documento.

Em Beja, na zona de Ourique, uma queda de árvore impediu a circulação no IC1 e em Viseu a neve cortou a estrada municipal 553 entre Bigorne (Lamego) e Resende, via serra do Montemuro.

Já no distrito de Santarém a Protecção Civil registava, até às 16:30, a submersão de dez caminhos e estradas municipais, uma ponte na ligação entre as localidades de Alcaides e Almajões e do parque de estacionamento em Constância.

No mesmo período, a ANPC registou um total de 302 ocorrências (quedas de árvores, inundações e limpezas de via, entre outras) em todo o país, com destaque para os distritos do litoral, que mobilizaram 994 operacionais e 408 veículos.

Coimbra era o distrito mais afectado, com 59 ocorrências, seguindo-se Lisboa e Setúbal, com 47 e 31 ocorrências, prospectivamente.

Ouvido pela Lusa, o Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís, afirmou que os meios de socorro “têm estado atarefados” ao longo do dia, mas “sem situações de especial relevância”.

“Tivemos algumas quedas de árvores e derrocadas prontamente resolvidas pelos bombeiros”, frisou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …

Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os …