Ligações fluviais e ferroviárias suspensas entre Lisboa e margem sul

Marcelo Camargo / ABr

foto: ABr

foto: ABr

O tráfego fluvial no estuário do rio Tejo “está suspenso”, a circulação ferroviária na Ponte 25 de Abril está interrompida, e o trânsito no tabuleiro condicionado, disseram hoje as autoridades.

“O tráfego no rio Tejo, entre Lisboa e a margem sul, e vice-versa, está suspenso”, disse à Lusa fonte da Polícia Marítima.

“Todas as ligações fluviais, da Soflusa e Transtejo, estão suspensas sem previsão de retomar”, disse à Lusa a assessoria de imprensa da Transtejo.

O trânsito na Ponte 25 de Abril está interdito a motociclos, veículos com capota de lona e a viaturas pesadas, devido à intensidade do vento, disse à agência Lusa fonte da GNR.

O mau tempo levou também ao fecho das faixas centrais da ponte nos dois sentidos para todo o tipo de veículos, estando neste momento a funcionar apenas duas faixas, em cada uma dos sentidos, norte-sul, e sul–norte.

A circulação ferroviária na ponte está interrompida também devido aos fortes ventos, informou a Protecção Civil.

A Câmara de Almada divulgou hoje um comunicado no qual solicita, devido aos “ventos fortes”, que “não sejam colocados contentores individuais na rua”.

“Devido às condições meteorológicas adversas previstas para a noite de hoje, 9 de Fevereiro, e madrugada de segunda-feira, a Câmara Municipal de Almada solicita que não sejam colocados sacos do lixo, nem contentores individuais na via pública, principalmente em zonas mais expostas a ventos fortes, para prevenir possíveis acidentes que possam ocorrer devido ao mau tempo que se irá sentir”, lê-se no comunicado hoje divulgado.

A edilidade “pede especial atenção no reforço de mecanismos de fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas”.

Protecção Civil registou 23 cortes de estrada até às 16h30

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) registou, entre as 09:00 e as 16:30 de hoje, 23 cortes de estrada em seis distritos do país devido à neve, inundações e quedas de árvores.

De acordo com um documento do Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS), publicado na página Internet da ANPC, as vias rodoviárias cortadas situam-se nos distritos de Aveiro, Beja, Castelo Branco, Guarda, Santarém e Viseu.

Em Aveiro, no concelho de Águeda, estão cortadas as vias municipais do Túnel do Sardão e Campo de Recardães e também as ligações entre Oronhe e Espinhel, Fontinha e Almiar e Serem e Macinhata, todas devido a inundações.

Nos distritos da Guarda e Castelo Branco, na zona da Serra da Estrela, estão cortados os acessos à Torre a partir dos Piornos e Lagoa Comprida e desta localização à Portela de Arão, pela EN 338, devido à neve.

Entre outros acesso, a neve impedia ainda a circulação num percurso de seis quilómetros na EN 339 e, na mesma via, a ligação entre o Sabugueiro e a Lagoa Comprida, refere o documento.

Em Beja, na zona de Ourique, uma queda de árvore impediu a circulação no IC1 e em Viseu a neve cortou a estrada municipal 553 entre Bigorne (Lamego) e Resende, via serra do Montemuro.

Já no distrito de Santarém a Protecção Civil registava, até às 16:30, a submersão de dez caminhos e estradas municipais, uma ponte na ligação entre as localidades de Alcaides e Almajões e do parque de estacionamento em Constância.

No mesmo período, a ANPC registou um total de 302 ocorrências (quedas de árvores, inundações e limpezas de via, entre outras) em todo o país, com destaque para os distritos do litoral, que mobilizaram 994 operacionais e 408 veículos.

Coimbra era o distrito mais afectado, com 59 ocorrências, seguindo-se Lisboa e Setúbal, com 47 e 31 ocorrências, prospectivamente.

Ouvido pela Lusa, o Comandante Operacional Distrital (CODIS) de Coimbra, Carlos Luís, afirmou que os meios de socorro “têm estado atarefados” ao longo do dia, mas “sem situações de especial relevância”.

“Tivemos algumas quedas de árvores e derrocadas prontamente resolvidas pelos bombeiros”, frisou.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …