Liga dos Campeões vs. Youth League: as diferenças antes da última jornada

As classificações de todos os grupos, antes dos dias das últimas decisões. Há juniores que seguem o percurso dos mais velhos; outros nem por isso.

No dia em que arranca a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, também arranca a sexta e última jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões de juniores, a UEFA Youth League.

Como nota de curiosidade, fomos verificar as contas dos oito grupos, antes dos dois dias das últimas decisões. Há cenários semelhantes, outros nem por isso. Comecemos pelos grupos que têm equipas portuguesas.

No Grupo B, Liverpool e FC Porto ocupam os dois primeiros lugares da principal Liga dos Campeões; na Youth League é igual. Embora os ingleses tenham 15 pontos e os portugueses cinco, na competição principal, e nos juniores as duas equipas somem 10 pontos cada. AC Milan e Atlético de Madrid dividem o terceiro lugar nos seniores, mas nos juniores os italianos estão há algum tempo fora das contas de apuramento – só um ponto, contra sete dos espanhóis.

O Grupo C não engana: Ajax, Sporting, Borussia Dortmund e Beşiktaş. A sequência da classificação, do primeiro para o quarto, é assim nos dois torneios. As diferenças é que são menores: 15 pontos, nove, seis e zero na Liga dos Campeões; 10 pontos, oito, sete e três na Youth League.

Se o Grupo C não engana, o Grupo E também não…se virarmos a tabela ao contrário. O Bayern é primeiro na Liga dos Campeões (cinco jogos, cinco vitórias) e último na Youth League (cinco jogos, cinco derrotas). O Barcelona é segundo e terceiro classificado, respectivamente. O Benfica é terceiro e segundo. O Dínamo Kiev, último nos seniores, lidera o seu grupo nos juniores. Temos literalmente classificações inversas.

Agora, as contas de apuramento. Na Liga dos Campeões principal o Sporting está qualificado, o FC Porto “só” precisa de vencer e o Benfica tem de ganhar e esperar que o Barcelona não faça o mesmo. Na Youth League – onde só o vencedor se apura directamente para os oitavos-de-final – o FC Porto tem de conseguir um resultado melhor do que o Liverpool, enquanto Sporting e Benfica vão disputar “finais” com Ajax e Dínamo, respectivamente; o Benfica é a única equipa portuguesa na Youth League que já sabe que estará, no mínimo, no play-off.

Voltando às comparações, no Grupo A da Liga dos Campeões o Club Brugge está no último lugar mas lidera na Youth League. O Manchester City passa de primeiro nos seniores para terceiro (e já eliminado) nos juniores.

No Grupo D a ordem não é igual mas a hierarquia sim: Real Madrid e Inter Milão vão disputar o primeiro lugar nos dois torneios, enquanto Shakhtar Donetsk e Sheriff estão mais atrás e fora da luta pelo apuramento.

Pouco há a analisar no Grupo F: Manchester United lidera, Villarreal é segundo, Atalanta terceiro e Young Boys último. Em ambos os casos.

No Grupo G, Lille e Sevilha trocam de posições. Os franceses lideram na Liga dos Campeões e são terceiros na Youth League; os espanhóis são terceiros no primeiro torneio e lideram no segundo. Embora, aqui, haja uma grande diferença: na Liga dos Campeões este é o grupo “louco”, onde tudo pode virar, porque na última jornada todos podem ficar apurados e todos podem ficar fora da próxima fase. Na Youth League só Sevilha e Salzburgo lutam pelo primeiro lugar.

Por fim, no Grupo H, Chelsea e Juventus estão um passo à frente de Zenit e Malmö, nos dois torneios. Mas na Youth League o Chelsea não tem nem o segundo lugar assegurado; vai defrontar o Zenit na última jornada e os russos podem apurar-se para o play-off.

Nuno Teixeira, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.