Líderes do Khmer Vermelho condenados a prisão perpétua

Extraordinary Chambers in the Courts of Cambodia / Flickr

Nuon Chea, ideólogo do regime e braço-direito do líder do Khmer Rouge, Pol Pot

O Tribunal Internacional do Cambodja condenou esta quinta-feira a prisão perpétua os dois ex-líderes do Khmer Vermelho por crimes contra a Humanidade, na primeira sentença contra o regime que provocou a morte a 1,7 milhões de pessoas entre 1975 e 1979.

Os dois condenados – os sobreviventes mais velhos entre os líderes do Khmer Rouge – são o número dois da organização comunista, Nuon Chea, de 88 anos, considerado o ideólogo do regime e braço-direito de Pol Pot, e o ex-chefe de Estado da Kampuchea Democrática, Khieu Samphan, de 83 anos, que negaram as acusações que lhes foram imputadas no processo.

O Khmer Vermelho foi responsável pela morte de cerca de 1,7 milhões de pessoas por fome, negligência médica, trabalhos forçados e execuções. “Milhões de pessoas foram vítimas do ataque global e sistemático contra a população civil”, disse o juiz Nil Nonn.

O veredito surge quase três anos depois do início do julgamento de Chea e Samphan, que entre novembro de 2011 e outubro de 2013 teve 222 sessões assistidas por mais de 100 mil pessoas. O processo de condenação de figuras ligadas ao regime comunista no Cambodja tem sido criticado pela lentidão e pelo custo – o tribunal criado para julgar os crimes gastou 204,6 milhões de dólares (cerca de 152 milhões de euros) entre 2006 e o final do ano passado.

O julgamento foi dividido em duas partes, de forma a poder-se obter um veredito antes da morte dos dois acusados.

No primeiro “miniprocesso”, que durou dois anos, a acusação centrou-se nos crimes contra a Humanidade representado pelos deslocamentos forçados da população durante a evacuação das cidades. O veredito conhecido hoje diz respeito a esse processo.

O segundo processo, que começou na semana passada na presença de Khieu Samphan – mas na ausência de Nuon Chea por razões médicas -, diz respeito às acusações de genocídio, aos massacres de vietnamitas e da minoria étnica dos sham, de confissão muçulmana.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Nokia vai criar para a NASA a primeira rede móvel operacional na Lua

O grupo finlandês Nokia vai fabricar para a NASA aquela que será a primeira rede móvel móvel na Lua, como parte de um projeto de base humana permanente da agência espacial norte-americana, foi esta segunda-feira …

Sarkozy acusado de "associação criminosa". Investigação sobre ligações à Líbia continua

Nicolas Sarkozy, o antigo Presidente francês, está a ser acusado de "associação criminosa" como parte de uma investigação sobre o financiamento da sua campanha presidencial de 2007, particularmente acerca dos seus alegados vínculos com o …

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em três milénios

A última década foi a mais quente do Oceano Atlântico em quase três milénios, aponta uma nova investigação da Universidade de Massachusetts em Amherst, nos Estados Unidos, e da Universidade de Quebec, no Canadá. As …

NASA apresenta rover "transformer" que vai explorar os penhascos íngremes de Marte

A NASA acaba de apresentar um rover de quatro rodas, denominado DuAxel, que se pode dividir em dois rovers de duas rodas separados. O robô foi projetado para, um dia, explorar alguns dos terrenos mais …

Veneno de vespa pode ter muito "potencial" na composição de antibióticos

Com o passar dos anos, a população começa a ficar mais resistente a certos medicamentos e estes deixam de fazer efeito. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu novas moléculas anti-microbianas a partir do veneno de …

"Ou és infetado ou morres de fome". Trabalhadores da Amazon nas Filipinas denunciam condições precárias

Trabalhadores contratados pela empresa de segurança Ring da Amazon que trabalham em call centers nas Filipinas denunciam condições de trabalho que dizem ser precárias, mostrando-se ainda mais preocupados com a situação por causa da pandemia …

"Momento muito duro". André Almeida sofreu rotura de ligamentos e arrisca paragem longa

O futebolista internacional português André Almeida sofreu uma entorse do joelho direito, que resultou numa “rotura do ligamento cruzado anterior e do ligamento lateral interno”, informou esta segunda-feira o Benfica. O lateral dos encarnados saiu aos …

Apoio à retoma. Empresas com perdas de 25% podem reduzir horário até 33% já esta terça-feira

Empregadores com quebra de faturação igual ou superior a 25% vão poder reduzir até 33% o horário dos trabalhadores, entre outubro e dezembro, segundo a alteração ao regime de retoma progressiva de empresas em crise. O …

Chega quer tornar voto obrigatório e sanções para quem não cumprir

O deputado único do Chega entregou uma nova proposta no âmbito do projeto de revisão constitucional do partido para tornar o voto obrigatório para todos os cidadãos que o possam exercer e sanções para quem …

A Alemanha quer tornar o teletrabalho um direito legal

O Governo alemão prepara-se para publicar um projeto de lei que dará aos trabalhadores do país o direito legar de trabalhar a partir de casa. A medida aplicar-se-á a todos as atividades laborais que possam …