Líder jihadista argelino Mokhtar Belmokhtar morre em ataque dos EUA na Líbia

O líder jihadista argelino Mokhtar Belmokhtar, ligado à organização terrorista Al-Qaida, foi morto num ataque aéreo norte-americano na Líbia, anunciou este domingo o Governo líbio instalado na cidade de Tobruk, e reconhecido pela comunidade internacional.

A investida aérea, que matou Mokhtar Belmokhtar e um grupo de líbios pertencentes a uma organização terrorista, no leste da Líbia, ocorreu “após consulta ao Governo líbio de transição”, refere este num comunicado divulgado na rede social Facebook.

O governo disputa o controlo do país com um grupo instalado em Trípoli, apoiado pela coligação de milícias Fajr Libya (Alvorada Líbia).

“Aviões americanos realizaram uma operação que resultou na morte de Mokhtar Belmokhtar e de outros combatentes líbios, que pertenciam a uma organização terrorista no leste da Líbia”, anunciou Tobruk, em nota divulgada em sua página no Facebook.

Algumas horas antes, em Washington, o Pentágono tinha revelado que o Exército norte-americano conduzira uma operação, na noite de sábado para domingo, contra uma célula “terrorista ligada à Al-Qaida” na Líbia.

“Estamos a avaliar os resultados da operação e daremos informações adicionais quando for o momento”, afirmou na altura o porta-voz do Pentágono, coronel Steve Warren.

Ex-chefe da Al-Qaeda no Magreb Islâmico, Belmokhtar liderava o grupo jihadista Al-Murabitun.

Leal à Al-Qaeda, a Al-Murabitun nasceu em 2013, tendo resultado da fusão de vários movimentos jihadistas no norte do Mali.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Este é o primeiro aeroporto 5 estrelas do mundo devido aos seus protocolos contra covid-19

A Skytrax, órgão que examina e classifica aeroportos em todo o mundo, costuma chamar a atenção do setor pelo menos uma vez por ano, durante a sua cerimónia de prémios. Este ano, o World Airline Awards, …

Há alguma ligação entre stress, insónias e sistema imunitário? Estudo americano sugere que sim

Um estudo realizado por neuro-cientistas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, sugere que poderá existir uma relação entre o stress, as insónias e um fraco sistema imunitário. Investigadores do laboratório Cold Spring Harbor e da …

Governador das Filipinas diz que cantores de karaoke prejudicam combate à pandemia

Um governador de uma província das Filipinas voltou a sua atenção para um grupo de pessoas que, segundo ele, estão a prejudicar a luta contra a pandemia: cantores de karaoke. Numa publicação no Facebook na madrugada …

Histórico: Filipe Albuquerque vence 24 Horas de Le Mans e sagra-se campeão mundial de LMP2

O português Filipe Albuquerque, da United Autosports, venceu este domingo as 24 Horas de Le Mans em automobilismo, na categoria LMP2, a segunda mais importante, e sagrou-se campeão mundial de resistência a uma corrida do …

Convenção do Chega chumba (duas vezes) lista de André Ventura para a direção nacional

A proposta do presidente do Chega, André Ventura, para a direção nacional do partido foi hoje chumbada na convenção que decorre em Évora, ao não conseguir reunir os dois terços dos votos dos cerca de …

Portugal com mais 13 mortos e 552 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal contabiliza hoje mais 13 mortos relacionados com a covid-19 e 552 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo os dados a DGS, a região …

TikTok anuncia acordo com Oracle e Walmart e adia proibição nos EUA

A aplicação TikTok, detida pela sociedade chinesa ByteDance e ameaçada de ser proibida nos Estados Unidos, anunciou este domingo um acordo de princípio com a Oracle, como parceiro tecnológico, e com a Walmart, em termos …

As gaivotas são inoportunas? Saiba que as suas fezes podem valer mil milhões de dólares

Afinal, as gaivotas podem ser animais bem mais interessantes do que aquilo que a maioria das pessoas pensa. É que as suas fezes são muito valiosas e os seus nutrientes fertilizam campos agrícolas e recifes …

Super-vulcão Yellowstone registou 91 terramotos em apenas 24 horas

Os vulcanólogos têm andado atentos ao super-vulcão localizado no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) relatou recentemente a ocorrência de 91 terremotos em apenas 24 horas. Estes …

Cartoonista alemão Frank Hoppmann é o vencedor do 15.º World Press Cartoon

O 'cartoonista' alemão Frank Hoppmann, com a caricatura do primeiro-ministro britânico Boris Johnson, é o vencedor da 15.ª edição do World Press Cartoon, foi hoje anunciado nas Caldas da Rainha, na cerimónia de entrega de …