/

Líder da oposição da Rússia detido durante mega-manifestação contra a corrupção

O opositor russo Alexeï Navalny foi hoje detido pela polícia durante a manifestação contra a corrupção que reuniu milhares de pessoas no centro de Moscovo, anunciou a sua porta-voz.

O líder oposicionista Alexeï Navalny “foi detido na praça Maïakovskaïa”, que fica no itinerário da marcha, proibida pelas autoridades, escreve a porta-voz Kira Iarmych no Twitter.

“Tudo está bem comigo”, escreveu entretanto o próprio Navalny na sua conta do Twiter.

Através da mesma rede social, o grupo OVD Info disse que mais de 130 pessoas foram detidas em Moscovo, onde no centro da cidade a polícia usou gás pimenta para dispersar a multidão.

Milhares de pessoas participam hoje na Rússia em manifestações contra a corrupção, protestos que têm sido conduzidos por Alexeï Navalny.

As manifestações têm decorrido em várias cidades e as agências de notícias internacionais reportam pelo menos uma dezena de detidos em Vladivostok.

A oposição convocou o protesto depois de ter sido divulgado um relatório em que o primeiro-ministro Dmitri Medvedev é acusado de controlar um império imobiliário através de uma rede oculta de uma organização não governamental.

Alexeï Navalny colocou no Youtube um vídeo de 50 minutos no qual descreve as táticas a que acusa o primeiro-ministro de ter recorrido, um documento que teve mais de 11 milhões de visualizações.

De acordo com Navalny, as manifestações estavam previstas para 99 cidades, mas em 72 delas as autoridades opuseram-se à sua realização, invocando razões como operações de limpeza, concertos ou eventos organizados por movimentos favoráveis ao Kremlin.

UE apela à Rússia para libertar “imediatamente” manifestantes detidos

A União Europeia já apelou à Rússia para libertar “imediatamente” as centenas de “manifestantes pacíficos” presos durante protestos contra a corrupção.

“As operações policiais na Federação Russa, que tentaram dispersar manifestações e prenderam centenas de cidadãos, incluindo o líder da oposição Alexeï Navalny, impediram-nos de exercer as suas liberdades fundamentais, incluindo liberdade de expressão, de associação e de reunião pacífica, que estão consagradas na Constituição russa”, disse um porta-voz da UE em comunicado.

“Instamos as autoridades russas a respeitarem os compromissos internacionais (…) a respeitar estes direitos e a libertar sem demora os manifestantes pacíficos que foram detidos”, acrescentou.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.